A visita começou no 36° Salão de Artesanato Paraibano, que neste ano tem como tema "Tudo Vira Arte na Feira de Campina". A estimativa para o evento é de que 85 mil pessoas circulem pelos estandes, movimentando mais de R$ 1 milhão em vendas diretas e encomendas até o fim do período, dia 02/07. Em uma entrevista para o nosso portal, a secretária de estado do turismo e desenvolvimento econômico, Rosália Lucas, destacou a importância da iniciativa.
https://www.youtube.com/watch?v=cjwISXmDRTk&ab_channel=BrennoCardoso
Nosso próximo destino foi a Vila Sítio São João, que tem como tema, em 2023, "Celebre nossa cultura: Nordestine-se". O lugar deve receber mais de 150 mil pessoas ao longo do mês de junho, com mais de 70 atrações musicais confirmadas em três palcos que funcionam simultaneamente. O espaço é muito bem dividido em três hectares e ilustra o antigo Nordeste com apresentações culturais e muita comida regional em restaurantes com o “Seu Manoel”, um dos mais antigos e tradicionais de Campina Grande. Há 62 anos em atividade, o empreendimento mantém os mesmos fornecedores associados ao turismo e produção familiar, incentivando o mercado e o agricultor local.
De lá, seguimos para o principal ponto de visitação do Maior São João do Mundo: o Parque do Povo. O lugar é conhecido por apresentar diversos espaços turísticos: vila cenográfica, uma pirâmide para apresentação cultural, área gastronômica, zonas reservadas para ambulantes, camarotes, além de palcos destinados a shows. São 26 mil metros quadrados de extensão temática repleta de homenagens à Rainha da Borborema. O Parque é o berço que celebra a grande festa de São João há 40 anos e, como sempre, foi tematizado com réplicas de ícones da arquitetura histórica da cidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Catedral, Cassino Eldorado e o Beco da Pororoca. Destaque, também, para a representação das tradicionais fogueiras juninas.
No dia 10/06, o Parque do Povo atingiu, mais uma vez, a sua lotação máxima de cerca de 57 mil pessoas. “O intuito da Fampress foi divulgar esses três locais, destinos turísticos na Rainha da Borborema, que experimenta 30 dias de uma celebração festiva com 40 anos de tradição”, destacou o presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena. Importante ressaltar que, neste ano, as festas juninas foram reconhecidas como manifestação da cultura nacional, após a publicação da Lei nº 14.555/2023.
Com Positiva Comunicação
Imagens: Brenno Cardoso