No dia mundial de conscientização da importância da adesão à prática, o HUJB-UFCG reforçou iniciativa junto aos colaboradores
Em alusão ao "Dia Mundial de Higienização das Mãos" comemorado no dia 05 de maio, o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Ebserh/MEC promoveu a Capacitação de Biossegurança nos dias 04 e 05 de maio, no período diurno e noturno.
Com o objetivo de alcançar maior número de participantes, o evento trouxe momentos lúdicos e práticos como rodas de conversação para ampliar as boas práticas dos colaboradores na assistência ao paciente e promover também a saúde do trabalhador.
O tempo médio de lavagem varia de 20 a 40 segundos, dependendo do produto utilizado. É importante friccionar ambas as mãos e lembrar de lavar entre os dedos também. Veja aqui o passo a passo.
Quando lavar minhas mãos?
A higienização correta das mãos é uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar infecções e ajudar a salvar vidas. Confira os cinco momentos:
1-Antes do contato com o paciente;
2- Depois do contato com o paciente
3- Antes da realização de um procedimento;
4- Após a exposição a fluidos corporais do paciente;
5- Depois do contato com áreas próximas ao paciente.
As ações tiveram apoio do Setor de Gestão da Qualidade e da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do HUJB.
Sobre a Ebserh - O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elthon Ribeiro - Coordenadoria de Comunicação Social