quarta-feira, 21 de maio de 2014

Luiz Couto volta a denunciar ingerência de atravessadores no Fies da Paraíba

O deputado Luiz Couto (PT-PB) voltou a ocupar a tribuna da Câmara Federal para tratar de supostas irregularidades que estariam acontecendo no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) da Paraíba, programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de pessoas matriculadas em instituições não gratuitas.

Couto, que no início de abril havia abordado esse assunto, disse que estudantes de Direito da FIP (Faculdades Integradas de Patos) e de medicina, da região, enviaram graves denúncias dando conta de que atravessadores estariam agindo nos programas sem limites e cobrando altos salários para adequarem os jovens no Fies.

Relatou que alunos de Patos efetuaram pesquisas inerentes ao sistema SisFIES e constataram, através de várias simulações, que a dificuldade para viabilizar o benefício é grande e que por meio de atravessadores é possível conseguir na FIP e no curso de medicina da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras, onde se tem notícia que é cobrado R$ 10 mil.

"Um absurdo!", bradou o parlamentar, acrescentando que se encontra à disposição da juventude paraibana e dos pais que foram caluniados por atravessadores. "As portas do meu escritório em João Pessoa e do gabinete em Brasília estão abertas para recebê-los quando quiserem".

"Peço, ainda, aos jovens e aos pais que foram enganados ou extorquidos por esses criminosos que colaborem com os trabalhos da polícia. Apelo também aos jovens que se encontram desiludidos por essas atrocidades que tenham esperança e fé, pois estamos na luta para que isso seja resolvido o quanto antes", complementou.

Luiz Couto informou que já enviou ofícios à Presidência da Republica, Ministério da Educação, Ministério Publico Federal da Paraíba e à Polícia Federal pedindo que investiguem e identifiquem as pessoas que estavam delimitando o Fies.


Ascom do dep. Luiz Couto