quarta-feira, 14 de maio de 2014

HRC realiza segunda noite do I Simpósio de Enfermagem e Serviço Social no auditório da Faculdade Santa Maria

Desde o inicio na última noite do dia (12/05), a abertura do I Simpósio de Enfermagem e Serviço Social do hospital Regional de Cajazeiras em parceria com a Faculdade Santa Maria. A abertura do evento contou com a presença de várias autoridades e representantes de órgão de saúde a exemplo da ABEN (Associação Brasileira de Enfermagem), COREN (Conselho Regional de Enfermagem) e CRESS (Conselho Regional de Serviço Social). O inicio dos trabalhos aconteceu no auditório da FAFIC ( Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras), já o segundo dia do Simpósio foi realizado no auditório da Faculdade Santa Maria, na ocasião foi realizado uma Mesa Redonda onde o tema em discussão foi “O direito a cidade e as manifestações urbanas”. 

Participou da mesa o palestrante Professor Xisto, ele que é Bacharel e mestre em Geografia pela (UFPE) e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço Geográfico, atores sociais, violência urbana e trabalho de campo. Também participou da mesa o Assistente Social Laerge Thadeu, ele que possui graduação em Serviço Social pela UFPB. Mestrando do programa de Pós-Graduação em Serviço Social, (UFPB). Atualmente gerente técnico de integração e articulação da agencia estadual de vigilância sanitária da Paraíba, tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase nas politicas de saúde, Assistência Social, criança e adolescente em gestão de saúde. 

Na manhã da quarta feira (14) dando continuidade aos trabalhos formou-se mais uma Mesa Redonda, onde o tema discutido foi “Clinica ampliada e novas práticas assistenciais”. Os palestrantes foram Marcelane de lira, especialista em politicas e Gestão do cuidado em saúde; Docente da Faculdade Santa Maria, a segunda palestrante foi Sofia Dionísio, Professora da Universidade Federal de Campina Grande. 

No horário da tarde serão realizados os mini-cursos, a exemplo de Interpretação de exames laboratoriais, anatomia clinica do sistema cardiovascular aplicada a enfermagem, atualização em manejo clinico da dengue, saúde do trabalhador, intervenção da enfermagem na assistência ao processo do parto humanizado e assistência de enfermagem ao politraumatizado. 

O I Simpósio de Enfermagem e Serviço Social do Hospital Regional de Cajazeiras se estende até quinta-feira (15), data esta que se comemora o dia do Assistente Social.




(Fotos: Wgleyson de Souza)

Assessoria do HRC