A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva do Ensino Médio eEducação Profissional(Geemep), realiza desta quarta-feira (16) até sexta-feira (18), em Cajazeiras, no Sertão, o II Encontro do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), com o tema “Currículos, Projeto Político Pedagógico e Juventude”. A abertura será às 18h, no La Fiesta Recepções, com o lançamento de um livro contendo as melhores práticas em escolas de Ensino Médio Integral/Proemi do Estado. Na ocasião, serão distribuídos 350 exemplares entre os participantes.
O objetivo do encontro é o fortalecimento do redesenho curricular proposto pelo Proemi, fundamentado nas interrelações entre os eixos do Trabalho, da Ciência, da Tecnologia e da Cultura estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Aproximadamente 400 pessoas, entre professores, gestores e chefes dos núcleos pedagógicos das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), além da equipe da SEE vão participar do seminário.
De acordo com a gerente executiva da Geemep, Ana Célia Lisboa, 48 escolas da rede estadual oferecem o Proemi, atendendo a aproximadamente 26 mil alunos. “Este é um momento de discussão do currículo e dos sujeitos que estão no Ensino Médio, que são os nossos jovens. Outro momento importante é a troca de experiências por meio da apresentação dos relatos do que é produzido na escola, então são duas coisas que estão relacionadas e que vão provocar as mudanças no currículo. Uma palavra que define muito bem esse momento é mudança. A mudança implica numa tomada de postura diferente, e o foco, o objetivo maior de tudo isso, é melhorar a qualidade da educação ofertada ao jovem no Estado”, salientou a gerente.
Na quinta-feira (17), será discutido o Projeto Político Pedagógico, Currículo e Juventudes, com palestra da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, e do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Orineves Monteiro Castro.
Também serão apresentados, até a sexta-feira (18), todos os projetos exitosos das escolas que ofertam o Proemi descritos no livro, divididos em macrocampos como o da participação estudantil, acompanhamento pedagógico, iniciação científica e pesquisa, comunicação, cultura digital e uso de mídias, entre outros.
Proemi – O Programa Ensino Médio Inovador é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e daSecretaria de Educação Básica. Foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos.
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação estaduais e Distrital. As escolas recebem apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
Secom