quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Destaque; a coluna do jornalista Wilson Furtado

Falando tudo - O deputado estadual e líder da oposição na Assembléia Legislativa, André Gadelha, do PMDB, em entrevista ao Polêmica Paraíba, criticou o descaso do governo Ricardo Coutinho junto às Várzeas de Sousa; disse que o município possui diversas riquezas, inclusive, a maior bacia leiteira do estado que precisa de incentivo para crescer e gerar empregos. Criticando a onda de demissões promovidas pelo governo estadual, o deputado, afirmou temer que elas possam ser usadas como moeda de troca em período eleitoral. Segundo ele, pessoas podem estar sendo demitidas agora para serem recontratadas em período eleitoral e alavancar campanhas de aliados do Governo do Estado. Sobre eleições, o deputado disse que não impõe o próprio nome como pré-candidato à prefeitura de Sousa; mas, defende que acima de tudo o grupo disponha do melhor nome para a cidade, mesmo que o escolhido oficialmente não seja o dele ou mesmo de um Gadelha.

Fechamento - O redirecionamento implantado nas escolas do estado sob argumento de reorganizar o ensino oferecido pelas regionais de educação, trará o fechamento de algumas escolas tradicionais da região.Uma delas é a escola Lica Dantas localizada no centro de Cajazeiras.

Fechamento II - Com o fechamento, o prédio da escola deverá ser aproveitado para abrigar o Ensino Supletivo hoje localizado na Avenida Comandante Vital Rolim, na Zona Leste. Já o atual prédio do supletivo, deverá abrigar a 9ª Regional de Educação, comandada pela professora Socorro Delfino que deixará o prédio localizado na Avenida Padre Rolim pertencente a diocese de Cajazeiras.

Renovação - O prefeito Carlos Rafael revelou a nossa coluna nesta semana que não fará nenhuma reforma de secretariado no início de 2012. O chefe do executivo cajazeirense disse que a renovação deverá acontecer apenas em março quando do encerramento do prazo para os pré-candidatos se afastarem dos cargos para disputar o pleito eleitoral.

Niver - O jornalista, colunista e advogado Wilson Furtado comemora amanhã, sexta (6), mais um ano de vida recebendo os cumprimentos e o carinho da família e dos amigos. Parabéns!

Cultura - Damísio Mangueira, fase de lançamento do livro ‘Os Labirintos do Triunfo’.

Zona Azul - O projeto Zona Azul que disciplinará o estacionamento de carros e motos no centro de Cajazeiras está pronto desde o mês de março de 2011 para ser colocado em prática, restando apenas ser enviado ao poder legislativo para apreciação. É o que garante o superintendente de trânsito do município Marcos Túlio.

Blitz - O Comandante da 5ª Companhia de Trânsito de Cajazeiras, recém promovido capitão Bruno Silva, em entrevista a imprensa local, disse que a realização das blitzen serão intensificadas em 2012 para prevenir acidentes de trânsito na região. Capitão Bruno, lembrou que as blitzen acontecerão em todas as cidades de cobertura do batalhão, sendo exigido capacete, cinto de segurança, habilitação e documentação dos veículos.

Novidade - A Praça Coração de Jesus, recentemente inaugurada no centro comercial de Cajazeiras com presença de populares e banda marcial.

Futebol - Time do Paraíba comemora a reeleição dos seus dirigentes em pleito recente.

Surpresa - O vereador José Gonçalves, o Delzinho, do PSD, surpreendeu a todos e anunciou esta semana que não vai disputar a reeleiçãoem Cajazeiras. Oparlamentar afirmou que teve muitas decepções na política, mas o motivo do afastamento da vida pública é de cunho pessoal e familiar. ‘Aqueles por quem a gente mais faz são os que menos reconhecem’, desabafou. Delzinho afirmou que mesmo não saindo candidato a nenhum cargo eletivo, vai apoiar a candidatura de Carlos Antonio (DEM) a prefeito da cidade.

Calçadas - O Ministério Público juntamente com a SCTRANS e a Secretaria de Planejamento de Cajazeiras darão continuidade ao plano de disciplinamento do uso das calçadas da cidade por parte de comerciantes. A partir de agora, os comerciantes estarão sendo visitados e orientados sobre a lei da acessibilidade e receberão uma cartilha explicativa.

Calçadas II - O promotor e curador do meio ambiente, Túlio César, explicou que os comerciantes podem até utilizar as calçadas para colocar algo, mas desde que respeitem um espaço de 1,50cm livre para o tráfego dos pedestres. Também serão fixados nos comércios, cartazes explicativos que contem o símbolo do Ministério Público, onde os pedestres terão informações sobre a lei.

Calçadas III - Em recente reunião que aconteceu no Ministério Público de Cajazeiras, ficou decidido que, após a visita, os comerciantes terão um prazo de 30 dias para se adaptarem a determinação do Ministério Público Estadual e, após esse prazo, será iniciada a fiscalização que punirá com multas quem desobedecer à Lei.

Aquele beijo - As redes sociais divulgaram nesta semana uma fotografia que vai animar muitos corações solitários. Trata-se da conhecida figura folclórica cajazeirense ‘Babalu’ aos beijos com um rapaz durante a festa de réveillon na passagem do ano. No micro-blog ‘Twitter’, no Face book e Orkut, os usuários comentam que essa é apenas uma prévia do que vai acontecer no Carnaval 2012 em Cajazeiras. ‘Se até Babalu se deu bem, imagina você?’, dizem.

Por Wilson Furtado