quinta-feira, 1 de abril de 2010

Viaturas da Polícia estão paradas e PM faz exigências ao Governo

POLÍCIA: 01/04/2010 - Apesar do Diário Oficial publicar na edição desta quinta-feira (1), a medida provisória  que estabelece melhorias na gratificação da Polícia Militar a partir de 2010, boa parte da categoria não ficou satisfeita e paralisou as atividades. O Movimento faz parte do Polícia Legal que prevê melhoria de equipamentos de trabalho e equiparação salarial com a Polícia Civil.

De acordo com os policiais, cerca de 100 viaturas estão paradas e os motoristas se recusam a trabalhar até que cursos específicos para formação dos PMs sejam oferecidos pelo Governo.

O deputado Major Fábio (DEM) que defende os interesses dos PMs diz que “os condutores da viatura não possuem uma especialização para dirigir esse tipo de veículo e a infração por esse delito é gravíssima”, explicou. Ele disse também que os policiais estão indo trabalhar sim, mas que não vão dirigir enquanto não tiverem a devida formação.

O capitão Lábis da 4ª CIA confirmou que muitos carros estão parados, mas afirmou que a segurança será garantida, segundo ele a cavalaria foi acionada e os policiais vão fazer a segurança também a pé e com motos.

A categoria alega ainda que os policiais são vão sair para trabalhar com os equipamentos adequados. “Os coletes estão vencidos e as munições também estão ruins. Desta forma colocamos nossa vida em perigo”, lamentou.


De acordo com a medida provisória assinada pelo governador José Maranhão (PMDB), os militares convocados para algum plantão extraordinário será remunerado na proporção de 2/30 do salário do servidor, por 24 horas extras ou proporcionais trabalhadas. As gratificações e soldos são referentes a dezembro deste ano.

Denúncia 

A categoria também quer a saída do secretário de segurança do Estado, Gustavo Gominho. Segundo eles o secretário estaria desvalorizando o trabalho da PM. “A Polícia Militar prendeu um membro da Polícia Federal, mas ele não ficou detido", contou.

Ainda de acordo com eles, o soldado Joelton Ribeiro Carneiro, baleado na última terça (30), durante um sequestro na do Cabo Branco, teria sido atingido porque a arma falhou por usar munições ruins. Pb1