quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vereadores devem pedir plebiscito para decidir mudança em Santarém

CIDADES: 29/04/2010 - Santarém que já foi Pedoca, Outro Lado e Várzea de Cacimba na época em que era povoado, poderá mais uma vez mudar de nome. Agora cidade poderá ser chamada de "Joca Claudino", fato que divide a opinião dos moradores.


Vereador Flávio Batista
Autor do Projeto

Os nove vereadores locais asseguraram que têm o apoio dos moradores, inclusive, já aprovaram um projeto de lei que prevê a mudança, feita para homenagear o empresário João Claudino (Joca), já falecido, pai do megaempresário João Claudino Fernandes e avô do senador João Vicente Claudino, ambos radicados no Estado do Piauí.
 
Com a aprovação do projeto, por unanimidade pela Câmara, os parlamentares vão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que seja realizado um plebiscito no município para saber se a população aprova a mudança.

De autoria do vereador Flávio Batista, o projeto tem como justificativa o fato de Joca Claudino ter contribuído para o desenvolvimento econômico da região. "A família Claudino tinha uma fazenda que era responsável por dar emprego a vários moradores da cidade de Santarém", disse o vereador Expedito Leite.

A prefeita de Santarém, Lucrécia Adriana, informou que é também a favor. Dentre os motivos alegados para a mudança no nome da cidade estão as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município "que apenas com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não consegue fazer maiores investimentos em obras para estruturação da cidade".

A prefeita e os parlamentares acreditam que o empresário João Claudino Fernandes, filho do homenageado, passaria a investir recursos na cidade como já faz em outros municípios do Sertão, com abertura de empresas e fundações.

"O Grupo Claudino já investe em várias cidades da região e, se a proposta realmente for aprovada, o empresário se comprometeu a investir na infraestrutura local, criando um campo esportivo, reformando a praça pública e trazendo outros investimentos para fortalecer nossa cidade", disse o vereador Expedito.

Os Claudino integram um consolidado grupo empresarial, tendo o Estado do Piauí como base; mas tem negócios em vários Estados do país. Dentre as empresas, estão o conhecido Armazém Paraíba, Onix Jeans e o Frigotil.

A cidade está dividida e a questão deverá somente ser resolvida após a consulta popular. As pessoas contra alegam que a história está sendo "jogada na lata do lixo", levando em conta que o nome Santarém vem desde 1912, quando o então fazendeiro Pedro Anacleto de Andrade, resolveu dar o nome ao então povoado. O ex-prefeito Valceny Hermínio de Andrade, segundo informações, é um dos que são contrários à mudança; no entanto, procurado pela reportagem, preferiu não tecer comentários a respeito.

De acordo com o IBGE, a população de Santarém tem aproximadamente 2.800 habitantes, abrigados numa área territorial de 74 quilômetros quadrados. A cidade está situada a 481 km da capital do estado e possui como municípios limítrofes Triunfo e Bernardino Batista a Oeste; Poço de José de Moura ao Sul; Uiraúna ao Leste; e, Poço Dantas, ao Norte. 


Fonte: Diário de Pernambuco