segunda-feira, 26 de abril de 2010

Por que o Diário da Borborema não divulga a pesquisa Data Vox?

NOTÍCIAS: 26/04/2010 - O jornal Diário da Borborema, com circulação em Campina Grande, pagou R$ 10 mil ao Instituto Data Vox, com sede na mesma cidade, para realização de pesquisa eleitoral em toda Paraíba.
Devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo 5922/2010, a pesquisa foi realizada com 1.117 eleitores entre os dias 14 e 17 de março deste ano, conforme informações disponíveis no TSE.
Além dos profissionais do Data Vox, a pesquisa foi supervisionada por um representante dos Diários Associados, do qual faz parte o Diário da Borborema, e devidamente entregue ao jornal, em cumprimento ao contrato do veículo com o instituto.
Pois bem. Pergunta-se: Por que o Diário da Borborema não publicou os números do Data Vox?
Sabe-se, caro leitor, que a decisão de não publicar a pesquisa, entregue ao Diário da Borborema no dia 4 de abril, foi tomada após conversa gravada de três representantes dos Diários Associados com a secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães.
Conversa essa que, segundo a própria comunicação do governo, se tratava de um pedido de desculpas dos Diários à secretária Lena Guimarães.
Hoje, a referida pesquisa encontra-se sobre a seguinte situação no TSE: “arquivada”.  E indisponível para consulta pública.
O que havia nas respostas às perguntas do Data Vox que o Diário da Borborema, que tem contrato publicitário com o governo do Estado, preferiu “arquivar”?
De minha parte, continuo achando estranho que um veículo de comunicação vá se desculpar com a Secretaria Institucional do Governo do Estado por ter contratado para fazer pesquisa eleitoral um instituto que foi desacreditado pelo governo.
E que pague uma pesquisa para arquivá-la.
Como tem dito um amigo: "Queremos mais pesquisas!".
Por Luis Torres
P.S: Clique aqui e veja o registro do Data Vox no Tribunal Superior Eleitoral.