terça-feira, 27 de abril de 2010

Vital Filho solicita e governador inclui acessos a municípios em programa de pavimentação e restauração de estradas

PARAÍBA: 27/04/2010 - Por solicitação do deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB) o governador José Maranhão incluiu a pavimentação de trechos de estradas estaduais em vários municípios paraibanos no plano de pavimentação cujo contrato de empréstimo, no valor de US$ 100 milhões, foi assinado na tarde desta segunda-feira (26) em João Pessoa. Os recursos são destinados à pavimentação e restauração de 1.018 quilômetros de estradas em todas as regiões da Paraíba beneficiando diretamente cerca de 100 municípios.

A solicitação de Vital Filho foi feita durante audiência com o engenheiro Solon Alves Diniz, Diretor Superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba – DER. Dentre os trechos estão o acesso da BR 104 à entrada da cidade de Barra de Santana, o acesso ao município de Gado Bravo e a entrada de Cabaceiras.

Segundo Vital Filho, o Governo do Estado pretende pavimentar aproximadamente mil quilômetros de trechos rodoviários, através de um convênio junto à Coorporação Andina de Fomento – CAF, para a contratação de obras de infra-estrutura.

Campina - Catolé de Boa Vista – Vital também incluiu no programa a pavimentação da estrada PB 138, que liga Campina Grande ao distrito de Catolé de Boa Vista. Para esta ação, ele colocou emenda ao Orçamento Geral da União – OGU, no valor de R$ 3 milhões, como forma de garantir o início das obras.

A obra será executada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, este com recursos da emenda de Vital Filho. “Será mais uma ação em conjunto, da Prefeitura, com o operante governo de José Maranhão e a participação sempre presente e fundamental do Governo Federal, que vai ser possível através de uma emenda de nossa autoria”, disse Vital Filho.

“Esta pavimentação é uma reivindicação de mais de 50 anos, da comunidade local e vai beneficiar 25 mil pessoas, diretamente. São 20 km de estrada, por onde transitam moradores de Catolé de Boa Vista, Jardim Verdejante, Queimadas da Ema, Estreito, São Joãozinho, Aragão, Lucas I, II e III, dentre outras”, lembrou Vital Filho.

Ele disse que o projeto contempla características próprias da PB 138. “A comunidade espera há mais de 50 anos por esta ação. Existe um Ante-Projeto propondo a instalação, no setor, de outro Distrito Industrial. Mais: a estrada, pavimentada, fará o escoamento da produção mineral da região de Boa Vista, com o tráfego de caminhões pesados”.

Ele lembrou que a pavimentação da PB 138 trará um incremento natural na economia da região, beneficiando também a vizinha Boa Vista. “Com a estrada específica para o tráfego de caminhões pesados, escoando o minério de Boa Vista, as empresas reduzirão significativamente os custos, gerando mais investimentos e mais empregos”, disse. ASCOM