segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Secretaria de Participação Popular vai ouvir população sobre prioridades para Cajazeiras

Uma das grandes novidades na gestão Corrinha Delfino à frente da Prefeitura de Cajazeiras é a criação da Secretaria Municipal de Participação Popular. A pasta, cuja criação já foi aprovada na Câmara Municipal, será comandada pelo ex-vereador Rivelino Martins, que terá como secretário adjunto Wanderley Figueiredo.

A Secretaria tem como objetivo organizar a execução das atividades do Orçamento Popular, mecanismo governamental de democracia popular que permite diretamente aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos.

Também de incentivar e realizar juntamente com a sociedade civil o orçamento de investimentos do Município, definindo suas prioridades, através de processos da participação da comunidade, ouvindo diretamente a população.

Cabe também à secretaria a conscientização da população, organização das plenárias e divisão das atribuições sobre a importância da participação social efetiva, de modo livre e universal nas assembleias e fóruns de discussão para a tomada de decisão orçamentária, para que haja êxito na elaboração das propostas, execução e controle do orçamento popular.

A Secretaria pretende percorrer todas as comunidades do município, promovendo  plenárias populares onde todos os cidadãos de Cajazeiras — que estudam, trabalham, vivem, constroem e têm sonhos, ideias e ideais para a cidade — poderão votar e indicar propostas de obras e serviços que consideram prioritários para seu bairro, distrito ou comunidade rural, a serem incluídos no orçamento público de Cajazeiras.

Com essa política, a população cajazeirense terá o poder de intervir nas decisões do nosso governo, tornando-se co-gestora da administração municipal. O orçamento público, que geralmente é elaborado por técnicos das gestões e às vezes alterado por meio de emendas parlamentares, passará a contar com a participação direta do povo em Cajazeiras.

Entre as atividades previstas da pasta, estão:

– Encontro com os secretários municipais

– Realização de aproximadamente 30 reuniões preparatórias das plenárias

– Roda de conversas populares

– Ciclo de plenárias temáticas e setoriais da Secretaria de Participação Popular

– Plenárias setoriais nos distritos e zonas da cidade, garantindo ampla participação popular

– Estratégias de mídia e divulgação

– Audiência pública para debater a democracia participativa e o controle social da gestão municipal

– Integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável

– Atividade de formação dos conselheiros municipais

– Avaliação do ciclo atual e planejamento do próximo ciclo de plenárias


Assessoria