Edital já foi lançado e contemplará mais de 35 iniciativas culturais com investimento inédito
Este ano, serão investidos mais de R$ 130 mil nos blocos de ruas do Carnaval Tradição da cidade, além do investimento nas demais festividades de momo na cidade.
Mais de 35 iniciativas culturais deverão ser contempladas com o incentivo da gestão atual, dentre elas blocos, agremiações tradicionais de bairro, batucadas, ala ursas, orquestras de frevo e grupos de samba e pagode.
Todas as atrações musicais e a programação completa do carnaval será divulgada no início de fevereiro, e promete movimentar a cidade com atrações locais e nacionais, além de toda a animação, organização e irreverência dos blocos de rua.
O incentivo oferecido pela gestão atual é o maior já realizado desde a concepção do carnaval tradição na cidade portuária e vai beneficiar diretamente centenas de artistas, produtores, agentes culturais e fazedores de cultura, além de movimentar o turismo e a economia local durante o período carnavalesco.
"Estamos com a cidade lotada de turistas e vamos montar uma programação bacana e bem diversificada. E a nossa premissa para planejar o carnaval desse ano era garantir que a gente tivesse, pelo menos, a mesma estrutura do ano passado. E graças às políticas públicas que nós implantamos desde a gestão passada, foi inspiração para que a atual ampliasse o investimento, o que já é uma grande vitória. Continuaremos com o nosso propósito de profissionalizar o carnaval, fortalecendo a identidade local, fazendo da cultura carnavalesca uma referência para todos aqueles que gostam da folia", afirmou o secretário Igobergh Bernardo.
Durante o encontro, Igobergh confirmou os investimentos anunciados e previstos no edital, a estruturação do Corredor da Folia; o apoio ao bloco mais antigo da cidade - Donzelas da Beira do Cais, que recentemente foi reconhecido como patrimônio imaterial do município e que ganhará um novo formato neste ano.
Carnavalescos em festa - Os representantes de agremiações carnavalescas saíram da reunião satisfeitos e comprometidos em promoverem um carnaval animado e descontraído para os foliões de Cabedelo.
"Só temos de agradecer todo apoio que vem sendo dado ao carnaval tradição de Cabedelo, em especial às Donzelas da Beira do Cais, que já tem 39 anos de existência. E parabenizar a gestão pela valorização das nossas raízes culturais e carnavalescas, dando todo suporte nessa nova fase do nosso bloco", agradeceu Nielyson Oliveira, representante do bloco Donzelas da Beira do Cais, que desfilará sozinho no sábado de carnaval na avenida principal da cidade.
"A reunião foi muito proveitosa, desde já, quero parabenizar a Secult pela iniciativa e pelo progresso que o carnaval de Cabedelo vem obtendo a cada ano! Isso é fruto do que foi plantado lá atrás e incorporado pela Secretaria e pelas gestões municipais. Temos a certeza de que o Carnaval 2025 vai superar todos os anteriores. Estamos juntos e os nosso blocos estarão na avenida com toda alegria e organização, colaborando com este grande evento da cidade", concluiu Heriberto Freitas, diretor-presidente do Bloco FreVasco, que desfila no corredor da folia no domingo de carnaval.
Edital – As inscrições para participação no edital são gratuitas e seguem até o dia 30 de janeiro, de forma online, através do link de formulário disponível no site oficial da PMC.
Assessoria de Comunicação