terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Pesquisa de satisfação destaca excelência dos serviços prestados pelo HUJB

Os dados são da Pesquisa de satisfação dos Usuários (PSU) 2024

Campina Grande (PB)“O serviço está fazendo jus àquilo que queremos ofertar à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Essas palavras são de Idelane Silva, chefe da Ouvidoria do Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG/Ebserh), em comemoração aos resultados da Pesquisa de satisfação dos Usuários (PSU) 2024. Os dados apontam excelente desempenho do HUJB em áreas, como estrutura, atendimento da recepção e equipe médica, entre outros.

A pesquisa, realizada durante todo o ano de 2024, tem como objetivo avaliar o índice de satisfação dos usuários dos serviços prestados pelo hospital, além de realizar um autodiagnóstico para identificar áreas que necessitam de melhorias. Dessa forma, busca-se contribuir para a elevação da qualidade dos serviços oferecidos à população que utiliza o SUS, bem como incentivar a participação social desses usuários.

“Através da PSU a gente aprimora, a gente melhora. Então é muito importante, muito significativo”, destaca Idelane Silva que informa que os dados serão formalmente apresentados nesta quinta-feira (9) no HUJB. “Nós batemos muito na tecla da humanização no atendimento. Entretanto, verificar a percepção do usuário é extremamente rico”, completa a ouvidora do HUJB, em referência ao grau de satisfação dos usuários.

A pesquisa contou com a participação de 1576 pessoas, sendo 1180 usuários e 396 acompanhantes. 72,65% dos respondentes disseram estar muito satisfeitos com a utilização do serviço do hospital. 23,41% disseram estar satisfeitos.

O percentual de participantes que indicam o HUJB foi de 98,35%. No quesito estrutura, a nota média no domínio foi 9,16, ranqueando com percentuais de “muito satisfeito” por parte dos usuários no que diz respeito a conforto nas áreas de recepção (69,02%); conservação do ambiente em geral (67,63%); estrutura dos banheiros (66,38%); sinalização do local de atendimento (65,18%); temperatura e ventilação dos ambientes (70,52%), entre outros.

O atendimento na internação recebeu a nota 9,77 seguido do atendimento no ambulatório, 9,38, mostrando que 73,50% dos usuários estiveram “muito satisfeitos” com o atendimento da equipe médica em 2024, seguido por atendimento da recepção e portaria (75,09%); atendimento dos demais profissionais de saúde (73,01%); estrutura das áreas do ambulatório (71,97%); orientações para realização de procedimentos e tratamentos (70,78%).

“Foram vários seguimentos avaliados e o resultado foi muito significativo para a instituição porque aponta que nós estamos no caminho certo”, comemora Idelane Silva.

Confira a pesquisa completa aqui.

Capacitação - A ouvidoria do HUJB também promoveu uma capacitação aos recepcionistas do hospital universitário para oferecer um atendimento acolhedor e humanizado aos usuários que procuram o serviço, além de auxiliar a Ouvidoria na aplicação da Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU), considerando que os recepcionistas são o primeiro ponto de contato do usuário com a instituição. A capacitação foi realizada em dois encontros, permitindo a participação de todos os recepcionistas sem comprometer suas escalas de trabalho.

 “Os recepcionistas são treinados primeiramente sobre o atendimento, como receber esse usuário, falar para o usuário que é importante ele responder a pesquisa, porque isso ajuda na melhoria do serviço a ser prestado”, finaliza Idelane.

Sobre a EbserhO HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Redação e Revisão: Elizabeth Souza

Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh