O procedimento que utiliza técnica microinvasiva traz inúmeras vantagens no tratamento de tumores malignos, quando bem indicado
O HUAC será o único hospital do interior do Nordeste a participar do mutirão, que incluirá, também, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Universidade de São Paulo (USP), a Escola Paulista de Medicina, o Hospital do Amor de Barretos, entre outros.
Na ocasião, serão realizados dois casos inéditos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Campina Grande.
O médico radiologista intervencionista do HUAC, Felipe Diniz, responsável pelo procedimento, explica um pouco sobre a técnica. “Este procedimento, consiste em uma técnica microinvasiva guiada por ultrassonografia e/ou tomografia, na qual o médico radiologista intervencionista punciona uma área tumoral (idealmente tumores até 3 cm) em algum órgão sólido (ex: fígado, rim, pulmão, osso, etc) com objetivo de tratamento curativo do tumor”.
A literatura médica mundial mostra resultados satisfatórios curativos da ablação percutânea comparados a cirurgias de ressecção. O mutirão tem por objetivo reforçar a importância da inclusão deste tipo de procedimento, e de forma mais abrangente, no SUS, para que todos os brasileiros possam ter acesso à esta tecnologia quando bem indicada, complementou Felipe.
ABLAÇÕES
As ablações percutâneas são indicadas para tratamento de tumores em órgãos como fígado, pulmão, rim e até lesões ósseas.
Como é realizada – Por meio da aplicação controlada de diferentes tipos de tecnologia que promovem resfriamento ou aquecimento através de uma agulha. O intervencionista é o médico habilitado para utilizar esses métodos de imagem para guiar o posicionamento correto da agulha através de pequeno orifício na pele (percutâneo).
Sobre o HUAC - A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Sobre a Ebserh - O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Assessoria