domingo, 31 de dezembro de 2023

Demora para instalação da (CPI) do Hospital Padre Zé é apontada como manobra do líder do governo na ALPB

Repercute em toda Paraíba, o protocolo da (CPI) do Hospital Padre Zé, na ALPB, assinado por 12 dos 36 deputados estaduais, sobretudo, após o protocolo da referida comissão, o GAECO desencadeou uma grande operação no caso, realizando mandatos de busca e apreensão em fornecedores de alimentos do Programa do Governo do Estado: “Prato Cheio”, que era coordenado pelo Padre Egídio, que está preso, suspeito de desvios de aproximadamente R$ 140 milhões de reais e o programa “Tá na Mesa”, que fazem parte da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano da Paraíba.

Muito se comenta nos bastidores, das investidas para barrar essa (CPI) do Padre Zé. Mas, a vaidade seria o ego ferido e interesses pessoais de alguns “líderes” políticos, que modificou esse cenário, por outro lado, a oposição na ALPB vibra com a instalação da referida Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Comenta-se que, a disputa por espaço na cidade de Cajazeiras, que elegeu três deputados da base do governador é grande. Onde figura de um lado, o líder do governo, o deputado estadual Chico Mendes, que demonstra interesse na Prefeitura da Terra do Padre Rolim e, de outro lado, Dra. Paula e Júnior Araújo.

A união dos grupos dos deputados: Júnior Araújo com Dra. Paula e do prefeito Zé Aldemir, desagradou o deputado Chico Mendes, que magoado e de ego ferido vem investido para que o governador tome posição, ao seu favor em detrimento aos demais deputados da base. Por sua vez, o governador Joao Azevedo, atendendo aos desejos pessoais do seu líder na Assembleia Legislativa, tem feito declarações à imprensa em apoio a Chico Mendes.

Uma pergunta paira no ar: como fica o deputado Júnior Araújo e Dra. Paula, também da base do governo?

Vale salientar, que faltava uma única assinatura para protocolar a (CPI) do Hospital Padre Zé, que foi preenchida com assinatura da deputada sertaneja Dra. Paula, contribuindo, para que seja elucidado esse grande escândalo de desvios de recursos, que envolve e beneficiou muita gente “grande” e, prejudicou muitas pessoas necessitadas.

Cabe à sociedade civil e, às instituições fiscalizadoras acompanhar de perto esse processo, cobrar ações efetivas e contribuir para a construção de um ambiente político mais ético e comprometido com o bem comum.


Fonte: Araponga Notícias

Debilitado: Zé Aldemir resume algumas ações que desenvolveu como prefeito de Cajazeiras e esqueceu de citar promessas de campanha

Na manhã da última sexta-feira (29/12/2023), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, o prefeito Zé Aldemir (PP) fez um balanço de suas obras e ações desenvolvidas ao longo dos últimos sete anos.

"Foram ações importantes que contribuíram para o desenvolvimento de nossa terra", disse o gestor cajazeirense, destacando as obras de pavimentação asfáltica, os investimentos na saúde, na educação, na ação social, agricultura, cultura e esporte.

Zé Aldemir voltou a enaltecer a conquista do Centro de Diagnóstico por Imagem - "que representa um grande avanço para a saúde dos cajazeirenses e sertanejos”.

Ele também anunciou novos investimentos para 2024, principalmente na área de infraestrutura urbana e habitação, através de convênios com o Governo Federal e governo estadual.


Com Ascom

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

MPE/GO dá parecer contrário à pré-candidatura de Gustavo Mendanha: caso é idêntico ao de Chico Mendes em Cajazeiras/PB

A consulta vai passar pelo relator do caso no TSE. O ministro Ramos Tavares, deverá se pronunciar em breve, indo ao crivo do Plenário da Corte.

O MPE (Ministério Público Eleitoral) se manifestou contrário à possibilidade do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) disputar a eleição ao cargo de prefeito na Capital do Estado, Goiânia/GO, nas eleições de 2024 por configuração, segundo o órgão, de terceiro mandato.

Na avaliação do vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, uma nova candidatura do ex-prefeito reeleito, que renunciou antes da metade do segundo mandato, para disputar o cargo de governador, mesmo que em município distinto, ofende a Constituição Federal, que permite apenas uma reeleição. Decidiu.

O pré-candidato a prefeito de Goiânia/GO, já havia recebido um parecer jurídico negativo do Tribunal Superior Eleitoral na mesma linha, mas continua realizando consultas, aos órgãos eleitorais, na tentativa de uma diferença de entendimento.

A consulta vai passar agora pelo relator do caso no TSE, o ministro Ramos Tavares, que deverá se pronunciar em breve, indo ainda, ao crivo do Plenário da Corte.

O caso de Gustavo Mendanha é idêntico ao do ex-prefeito de São José de Piranhas, e pré-candidato à Prefeitura de Cajazeiras, Chico Mendes (PSB), que foi reeleito em 2020 e, renunciou ao cargo para disputar a eleição de deputado estadual em 2022, sendo o mesmo, eleito.

Qualquer decisão definitiva a favor, ou contra Gustavo Mendanha, por parte do TSE sobre o caso, irá virar jurisprudência, e deverá ser aplicada nas eleições em todo país. Portanto, tomando como exemplo, Chico Mendes terá um caminho espinhoso, podendo o mesmo, utilizar-se de uma possível substituição da "cabeça" de chapa, dias antes do pleito. 


Com informações de Eutim Rodrigues/Painel Político

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

A quem interessa o rompimento de Dr. Pablo Leitão com Zé Aldemir?

O aparente panorama de tranquilidade político, na terra do Padre Rolim tem perdido espaço para o fogo amigo dentro das hostes da gestão do prefeito Zé Aldemir, para o clima de insegurança e, revoltas internas.

Nos bastidores, as últimas informações dão conta, que muitos aliados do prefeito, tem dito abertamente, que irão romper – caso o candidato à Prefeitura de Cajazeiras, em 2024, não seja a indicação de Pablo de Almeida Leitão.

Ao apagar das luzes e, finalizando o ano de 2023, os agentes políticos e lideranças políticas locais, têm se articulado para atrair novos apoios, tanto do lado oposicionista, quanto do lado situacionista.

Mas perguntar não ofende: a quem interessa o rompimento político de Zé Aldemir com o médico e pré-candidato à Prefeitura de Cajazeiras, Dr. Pablo Leitão?

É de conhecimento público, que ao passar dos anos, o próprio prefeito Zé Aldemir não construiu um nome para sucedê-lo, porém, acordos e possivelmente, novas alianças tenham direcionado o gestor e seus comandados, à tomarem direções opostas. Tanto é, que nos últimos dias, o grupo político de Zé Aldemir está subdividido em dezenas de frações.

Pablo recebeu o apoio dos ex-prefeitos: Antônio Vituriano de Abreu e, seu filho Léo Abreu. Acompanhado de um secretário da gestão, detentor de inúmeras inimizades e dono de apenas um voto, o dele.

Anchieta pode ser considerado o traidor do grupo de Zé Aldemir, pois, não esconde de ninguém que é o articulador intelectual e por aproximar secretários, vereadores, lideranças de bairro, suplentes de vereadores e simpatizantes, para o grupo liderado pelo médico Pablo Leitão, que inclusive, pedirá desfiliação do (PP), partido do chefe do executivo cajazeirense. 

(matéria atualizada em 29/12/2023, as 08:12)


Redação 

Creche Jesus Menino recebe doações da campanha “Box Solidário - Natalino”

A diretora da Creche Jesus Menino, Jonalyn Tabaosares, recebeu, nesta quarta-feira (27), as doações da Campanha “Box Solidário - Natalino”, realizada pela própria instituição em parceria com a empresa de coworking e self-storage Cabe Mais, que reservou um local exclusivo para armazenamento das arrecadações. Entre os itens doados, estão: roupas, lençóis, alimentos e brinquedos.

“Essas doações são muito importantes pra creche, que é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Atendemos, atualmente, 108 crianças de 3 a 5 anos de idade, em Lucena-PB, local onde fica a unidade. Esses itens serão um grande presente para as crianças”, declarou a diretora da creche. “Agradecemos demais a todos que ajudaram e participaram da campanha”, complementou.

“O ‘Box Solidário’ se transformou em uma iniciativa surpreendente pra gente. Aproveitamos o momento do ano em que as pessoas, tradicionalmente, ficam mais solidárias e buscamos promover, de alguma forma, o bem estar para aqueles que mais precisam”, declarou Daniel Freitas, um dos organizadores da campanha. “Já tínhamos o pensamento de fazer doações para o Natal, mas resolvemos ampliar a ideia criando uma campanha junto com a Creche Jesus Menino”, complementou Francisco Leocádio Freitas, irmão de Daniel e outro organizador da iniciativa.

“Em virtude do sucesso da campanha, decidimos continuar com a ideia solidária. Vamos manter o box de caráter social e desenvolver outras campanhas”, revelou Daniel.


Positiva Comunicação

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Ebserh lança edital de processo seletivo para vaga de médico especialista em cancerologia pediátrica no HUAC-UFCG

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou edital para provimento de uma vaga para o cargo de médico- cancerologia pediátrica. O profissional selecionado atuará no Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG/Ebserh), vinculado à estatal. O salário-base é de R$ 10.463,79 para carga horária semanal de 24h.

As inscrições deverão ser feitas via internet no endereço eletrônico www.ebserh.gov.br – Seção Concursos e Seleções, no período de 19/12/2023 até as 23h59 do dia 07/01/2024. O candidato precisa, obrigatoriamente, preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição e anexar currículo, diploma e documentação comprobatória dos títulos e da experiência profissional a serem pontuados.

O processo Seletivo Público Simplificado – PSS N° 104/2023– EBSERH/HUAC-UFCG visa atender à necessidade de serviços essenciais do hospital por tempo determinado.

Confira os detalhes por aqui

Sobre a Ebserh

O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Assessoria

VÍDEO: presidente estadual do PSB detona estratégia de Romero para valorizar o ‘passe’ nas disputas eleitorais e manda recado: “Espero que ele fique lá”

O deputado federal e presidente estadual do (PSB) da Paraíba, Gervásio Maia, detonou, durante entrevista neste último domingo (24), o que classificou como ‘estratégia manjada’ adotada pelo deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), ex-prefeito de Campina Grande, de tentar valorizar o passe, encenando indecisão, diante das disputas eleitorais que se aproximam.

“Esse movimento de Romero é manjado. Ele faz isso sempre para se valorizar dentro do grupo dele. Houve um evento do seu grupo recentemente, e ele não compareceu. Ele continua com essas movimentações, para lá na frente ver o que ele vai fazer, ver onde é que tá melhor e a política não deveria ser tratada assim, porque na política não tem espaço para humorista Deve-se agir com transparência e não deixando na cabeça do eleitor uma dúvida. Eu nunca confiei nesse comportamento de Romero. E, sinceramente, quando se tem uma figura proeminente como Jhony, é preciso apostar em membros de confiança. E eu continuarei apostando em Jhony e esse tema de Romero nem discuto. Não aposto, nunca apostei e espero que ele fique lá” ressaltou o deputado.

Assista no link abaixo ou no anexo:



quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Ministério da Justiça destaca articulação de Veneziano que garantiu nova unidade da PRF na Paraíba: “Padrinho da obra”

O Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Diego Galdino, elogiou nesta quinta-feira (21) o poder de articulação do Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), para possibilitar a implantação da uma nova unidade da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba. Foi durante a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da obra.

O número 2 do Ministério das Justiça participou da solenidade representando o Ministro Flávio Dino, ao lado de Veneziano e do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba (PRF-PB), Pedro Ivo; do Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), e de outras autoridades.

A assinatura e visita técnica ocorreram no local onde será instalada a nova unidade da PRF, na Comunidade Farinha, próximo à Praça do Meio do Mundo, onde hoje existe um posto da PRF em condições precárias, que não atende mais as necessidades do órgão e dos usuários. A articulação de Veneziano junto ao Ministério da Justiça permitiu a liberação de R$ 4 milhões para a construção da nova unidade.

Segundo Veneziano, a construção da nova unidade irá garantir uma atuação mais eficaz da PRF na região, com o controle efetivo do tráfego e a segurança dos motoristas. "A Paraíba agradece ao Ministro Flávio Dino essa excelente notícia. Teremos, então, uma nova e moderna estrutura, para combinar com a duplicação da BR 230, que também conquistamos e que já é uma realidade para todos nós. Essa unidade, que custará R$ 4 milhões, trará mais segurança para a equipe e a população e tem previsão de entrega em 2025", afirmou. Veja mais detalhes: https://www.instagram.com/reel/C1HhGLbOQF5/?igsh=NmJiYWZiY2E0Mg%3D%3D

O Secretário Executivo do MJSP enalteceu o trabalho do Senador para a concretização da obra. “Posso falar que o padrinho dessa obra é o Senador Veneziano. Ele, que esteve junto conosco recentemente, com o Superintendente Pedro Ivo (da PRF), em Brasília, ao lado do ministro Flávio Dino, conseguiu destravar os recursos necessários para que hoje estivéssemos aqui assinando essa ordem de serviço”, disse Diego.

Para Pedro Ivo, a obra é de fundamental importância e simboliza o trabalho conjunto e a sensibilidade do Senador e do MJSP. “Obrigado, Senador. É muito bom saber que a nossa PRF tem um parceiro em Brasília. Essa conquista é fruto de um trabalho árduo e vai beneficiar toda a população da região”, disse.

O Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, também enalteceu a iniciativa do Senador junto ao Ministério da Justiça. “Simboliza para nós muito mais do que uma ação de mobilidade urbana e humana, mas uma salvaguarda da vida”, disse Bruno. Também participaram da solenidade o Superintendente do DNIT na Paraíba, Arnaldo Monteiro; o delegado seccional da 15ª DSPC, Paulo Ênio Rabelo, e os prefeitos de Boa Vista, André Gomes; e de Soledade, Geraldo Moura Ramos.


Assessoria de Imprensa

Governo da Paraíba recebe helicóptero do Ministério da Justiça e entrega equipamentos para as forças de segurança

governador João Azevêdo e representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública entregaram, nesta última quarta-feira (20), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, veículos e equipamentos para o fortalecimento da segurança pública no Estado, que representam investimentos superiores a R$ 7,2 milhões. Na solenidade, a  Polícia Rodoviária Federal (PRF) formalizou a doação de um helicóptero ao Governo da Paraíba, resultado de um pleito apresentado pelo chefe do Executivo estadual ao Ministério da Justiça.

Entre os equipamentos entregues à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social estão veículos, armamentos, drones, fardas, coletes e munições. Para a Secretaria da Administração Penitenciária, foram destinados caminhonetas, caminhão baú, detectores de metais, scanners de bagagens, dentre outros itens.

Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou que os novos equipamentos entregues à Segurança Pública ampliam as ações de combate à violência no estado. “Nós temos a melhor segurança pública do Norte/Nordeste e a terceira melhor do país de acordo com o CLP e a chegada de mais um helicóptero irá fortalecer nossas ações em Campina Grande e região para fazermos uma Paraíba cada vez melhor e mais segura. Nós temos feito grandes investimentos em tecnologia, em equipamentos e, principalmente, no nosso efetivo, e com essa relação de parceria entre o governo federal e o governo estadual, celebramos esse novo momento que permite mais uma ação do Ministério da Justiça no nosso estado”, frisou.

O secretário executivo adjunto do Ministério da Justiça, Diego Galdino, destacou a importância do trabalho conjunto da Segurança para proporcionar mais tranquilidade à população. “O governador João é um grande parceiro do Ministério da Justiça, solicitou o helicóptero e estamos fazendo essa entrega porque temos uma sinergia entre Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Polícia Estadual. A Paraíba é referência para nós nesse trabalho de combate ao crime e vamos continuar com essa parceria para reduzir ainda mais os indicadores de violência no estado”, declarou.

O diretor geral da PRF, Antônio Fernando Souza, celebrou a parceria firmada com a Paraíba. “O ato de hoje é um resultado prático para a população, pois segurança se faz com integração e garante o que a população espera da gente no estado e no Brasil”, comentou.

O secretário de estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que o segmento tem recebido o maior aporte de recursos de sua história. “O Governo do Estado tem investido muito em tecnologia e em infraestrutura. Apenas nos Centros Integrados de Comando e Controle de João Pessoa, Campina Grande e Patos foram investidos mais de R$ 140 milhões, temos feito concursos e essa parceria com o Ministério da Justiça reforça o nosso trabalho, permitindo que possamos alinhar melhor as nossas ações em toda a Paraíba”, falou.

O secretário de estado da Administração Penitenciária, João Alves, evidenciou a importância dos investimentos para fortalecer a atuação da Polícia Penal. “Nós recebemos um quantitativo de equipamentos com uma soma de valores bastante significativa, o que ajuda no deslocamento e nas condições de trabalho dos policiais penais que trabalham também com foco nas políticas públicas de ressocialização”, disse. 

Prestigiaram a solenidade o vice-governador Lucas Ribeiro; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; o deputado estadual Chico Mendes; a assessora do secretário nacional de Políticas Penais, Adriana Santos; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Roberto Paulino (secretário chefe de Governo), João Paulo Freire (secretário executivo da Articulação Política), Eduardo Dantas (secretário executivo do Desenvolvimento e da Articulação Municipal), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador), Cristiana Almeida (secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana), Sérgio Fonseca (comandante geral da Polícia Militar), Marcelo Araújo (comandante geral do Corpo de Bombeiros), André Rabelo (delegado geral da Polícia Civil) e Isaías Gualberto (superintendente do Detran).

Secom - PB

Estratégias para espaços verdes urbanos integrados

Em um cenário urbano em constante evolução, a integração de espaços verdes urbanos integrados desponta como uma resposta inovadora para a busca incessante por equilíbrio entre o concreto e a natureza. Explore conosco estratégias transformadoras que moldam cidades mais sustentáveis e harmoniosas. 

Conectando o Concreto à Natureza

Ao abordar a integração de espaços verdes urbanos, a palavra-chave é equilíbrio. Transformar cidades exige soluções inteligentes e acessíveis, harmonizando o concreto com a natureza em cada rua e praça.

Sustentabilidade em Foco

O primeiro passo para criar espaços verdes urbanos integrados é adotar abordagens sustentáveis. Incentive a vegetação nativa, promovendo a biodiversidade e reduzindo a pegada ecológica das áreas urbanas.

Design Funcional e Estético

Misturar funcionalidade e estética é crucial na construção de espaços verdes urbanos integrados. Arquitetos paisagistas podem criar ambientes visualmente atraentes que servem como oásis de tranquilidade em meio à agitação urbana.

Comunidade Engajada

Incluir a comunidade no processo de transformação é essencial para o sucesso de espaços verdes urbanos integrados. Oficinas e projetos colaborativos garantem que as necessidades locais sejam atendidas de forma eficaz.

Tecnologia a Favor da Natureza

A tecnologia desempenha um papel vital na criação de espaços verdes urbanos integrados. Sistemas de irrigação inteligentes e soluções de energia sustentável garantem a manutenção eficiente desses locais, promovendo a durabilidade.

A Revolução Verde nas Cidades

Dentro da visão futurista de espaços verdes urbanos integrados, a revolução verde está em pleno vapor. A implementação de telhados verdes e fachadas vivas transforma edifícios em ecossistemas verticais, contribuindo para a qualidade do ar e proporcionando beleza estonteante.

Bem-Estar em Foco

A incorporação de espaços verdes urbanos não é apenas uma questão estética, mas uma busca pelo bem-estar. A presença de parques e jardins em áreas urbanas melhora a saúde mental, promovendo uma vida equilibrada.

Construção Civil Sustentável

Na Prospectar Obras, a busca por práticas sustentáveis é imperativa ao criar espaços verdes urbanos integrados. Materiais ecológico e métodos inovadores estão moldando o futuro das cidades, promovendo uma coexistência sustentável.

A transformação de espaços verdes urbanos é uma jornada emocionante e essencial para o futuro das cidades. Ao adotar estratégias inovadoras, podemos construir ambientes urbanos vibrantes, saudáveis e em harmonia com a natureza.


Assessoria

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

TCE reprova contas da secretaria de Desenvolvimento Humano e imputa débito de R$ 4 milhões a ex-gestor

Carlos Tibério Limeira Santos Fernandes
Reunido em sessão ordinária híbrida, na manhã desta quarta-feira (20), o Pleno do Tribunal de Contas do Estado reprovou a prestação de contas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, relativas ao exercício de 2021, sob a responsabilidade do então gestor, Carlos Tibério Limeira Santos Fernandes, a quem foi imputada a quantia de R$ 4.195.975,00, referente a despesas não comprovadas com benefícios sociais do programa Cartão Alimentação, em razão de pessoas falecidas, oriundas de estados vizinhos e outras portadoras de CPFs não identificados.

O voto do relator, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo, foi acompanhado, à maioria, pelos demais membros da Corte. Na decisão, o Tribunal fixou um prazo de 60 dias para o ressarcimento do valor imputado, mais multa proporcional ao débito, no montante de R$ 13.320,52. Consta ainda recomendações à atual secretária Yasnaia Pòllyana Werton Dutra, para que promova uma ampla revisão cadastral dos beneficiários do Programa Cartão Alimentação.

Cópias dos autos e da decisão serão encaminhadas ao governador do Estado, João Azevedo Lins Filho, a respeito das conclusões do processo, bem como à Procuradoria Geral do Estado, ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado - Gaeco-PB e à Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba, determinando, independentemente do trânsito em julgado, traslado de cópia desta deliberação para os autos do processo de acompanhamento da gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humana – SEDH, exercício financeiro de 2024.

Organização Social – Provido foi o recurso de reconsideração interposto pela ex-secretária de Saúde, Roberta Batista Abath, visando afastar a multa que lhe foi aplicada, em face de decisão contrária sobre as contas da Organização Social Cruz Vermelha – filial do Rio Grande do Sul, contratada pela Secretaria de Estado da Saúde, para administrar o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena de João Pessoa (proc. nº 14476/18), conforme o voto do relator, conselheiro substituto, Oscar Mamede Santiago Melo.

No mesmo processo foram providos também os recursos manuseados pelos ex-diretores da OS, Sabrina Grasielle de Castro e Sidney da Silva Schmid, que foram excluídos da responsabilização solidária, referente aos valores imputados ao diretor superintendente, Milton Pacífico José Araújo, que era o ordenador de despesas.

Pesar – O Pleno do Tribunal de Contas aprovou “Voto de Pesar” em razão do recente falecimento do professor doutor, Manoel Alexandre Cavalcanti Belo. A propositura, aprovada à unanimidade, foi feita pelo procurador geral, Marcílio Toscano da Franca. O docente foi diretor do Departamento de Direito Público e do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, com Mestrado e Doutorado pela Université Des Sciences Sociales de Toulouse, França.

Sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho, o Pleno do TCE realizou sua 2429ª sessão ordinária. Estiveram presentes os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Fernando Rodrigues Catão, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também dos conselheiros substitutos Oscar Mamede Santiago Melo (No exercício da titularidade) e Renato Sérgio Santiago Melo. Pelo Ministério Público de Contas atuou o procurador geral Marcílio Toscano da Franca.


Assessoria de Comunicação-TCE/PB

Deputado Júnior Araújo teria feito consulta ao (PSB) nacional para ser candidato a prefeito de Cajazeiras. Entenda!

Após diversas pesquisas, especulações, reuniões e conversas sobre alianças e aproximações políticas, alguns nomes dentro do grupo do prefeito Zé Aldemir (PP), ainda não teriam decolado, motivo para o gestor não entregar de bandeja à Prefeitura de Cajazeiras.

Tanto é, que – com a aproximação do deputado estadual Júnior Araújo (PSB) e, parte do seu grupo político, a aliança com Zé Aldemir seria imbatível, à princípio.

Porém, com o passar dos dias e acontecimentos, os números dizem, que pouco, ou muito pouco, teria acrescido, a referida aliança.

Informações de bastidores apontam, que o próprio deputado estadual Júnior Araújo – teria buscado, junto a dirigentes do (PSB) nacional, garantias, para que ele pudesse sair da legenda de maneira amigável, sem perder o mandato de deputado estadual e, concorrer à Prefeitura de Cajazeiras, em 2024.


Redação

Eriberto da CAGEPA vai “gastar” mais R$ 324.765,19 para segunda etapa de construção do novo prédio da Câmara Municipal de Cajazeiras

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, Eriberto de Souza Maciel, "Eriberto da CAGEPA (PP), que pretende inaugurar ainda em 2023, o novo prédio da Câmara, assinou um aditivo para gastar mais de R$ 300 mil reais, na construção, que está orçada em mais de R$ 2,6 milhões de reais.
 
A edição nº 18.004, do Diário Oficial do Estado da Paraíba, desta última terça-feira (19/12/2023), trouxe um extrato aditivo, com o objetivo de contratação de empresa do ramo de engenharia, para execução dos serviços de construção da sede da Câmara Municipal de Cajazeiras.

Projeto (novo prédio da Câmara Municipal de Cajazeiras)
Na argumentação, o referido aditivo traz como fundamento legal, a segunda etapa da construção do prédio da Câmara Municipal de Cajazeiras, e por esta razão, se faz necessário realizar um “ajuste”, no quantitativo numerário de R$ 324.765,19, para adequação do projeto.

Vale ressaltar, que vultuosas quantias de recursos públicos, já foram alocados para dar inicio à construção em epígrafe, porém, a obra passa despercebida a olho nú da população cajazeirense.



Redação com DOE

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Caixa Preta: veja quem e quanto ganham os meios de comunicação nas verbas milionárias do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa

Muitas vezes os ouvintes das rádios, os telespectadores das Tv´s, ou internautas dos blogs e portais, não conseguem levar suas demandas públicas aos meios de comunicação na Paraíba e ficam sem saber os motivos de tal cerceamento. 

Com intuito de deixar claro os processos de destinação das verbas públicas dos dois maiores orçamentos públicos na Paraíba, leia-se o Governo do Estado, via Secretária de Comunicação e Prefeitura de João Pessoa, também por meio da sua SECOM, foram abertas a partir de dados do Sagres PB e Portal da Transparência da Paraíba a Caixa Preta, dos recursos públicos destinados aos meios de comunicação.

Ao começar pelo maior orçamento, o Governador João Azevêdo tem desde 2021, sua verba de comunicação, via Secretária de Comunicação, que só em 2023, tem orçamento de mais de R$ 40 milhões, comercializada por meio dessas quatro agências de publicidade: (1°) MART PET COMUNICAÇÃO LTDA (CNPJ: 01.141.495/0001-31); (2°) ART & C COMUNICAÇÃO INTEGRADA LTDA (CNPJ: 02.692.183/0001-89); (3°) MÁXIMA TRÊS COMUNICAÇÃO LTDA (CNPJ: 01.757.448/0001-17) e, (4°) SALA 10 COMUNICAÇÃO LTDA (CNPJ: 17670503000177), sozinhas elas gerenciam dezenas de milhões de reais, como podem ver nas tabelas do Portal da Transparência.

Um detalhe que merece atenção é que essas quatro agências se revezam no controle das verbas milionárias da SECOM a cada três e meses e contratam e pagam os portais, blogs, rádios e tv´s, só que DETALHE nenhuma prestação dessas autorizações de pagamento a tais meios de comunicação são divulgados no Sagres-PB ou no Portal de Transparência do Governo do Estado, como pode ser visto nos anexos abaixo ou no link: https://transparencia.pb.gov.br/despesas/autorizacoes-de-pagamento

Só o que consta nesses portais de fiscalização são os pagamentos as quatro agências e nada dos pagamento e valores DAS SUBCONTRATAÇÕES AO PORTAL A, PORTAL B! Dessa atual forma de proceder do Governo do Estado, se esconde os valores pagos a portais aliados do governador, portais, rádios e tvs. Uma dúvida que fica é se o recurso é público deveria ser transparente seus pagamentos e a quais meios.

PAGAMENTOS - Somente no ano de 2023, a SALA 10 COMUNICAÇÃO LTDA, (CNPJ: 17670503000177), que tem como sócio o jornalista Victor Paiva, ganhou exatos: R$ 5.928.000,00; a°) MART PET COMUNICAÇÃO LTDA (CNPJ: 01.141.495/0001-31) faturou da Secom exatos: R$ 5.297.022,36; a ART & C COMUNICAÇÃO INTEGRADA LTDA (CNPJ: 02.692.183/0001-89) ganhou R$ 5.431.888,24 e a MÁXIMA TRÊS COMUNICAÇÃO LTDA (CNPJ: 01.757.448/0001-17) R$ 6.348.7.

Teste básico: Ao colocar um dos quatro CNPJ das quatro agências publicitarias no Portal da Transparência, no setor Autorizações de Pagamentos, e clicar em exigir relatório se nota as transferências, mas se colocar o CNPJ de qualquer portal tanto no Portal da Transparência, como no Sagres nada aparece. Em resumo, o Governo do Estado esconde a CAIXA PRETA DOS PAGAMENTOS AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA – No segundo maior orçamento público do estado, a gestão do prefeito Cícero Lucena gastou com publicidade somente neste ano de 2023, que ainda não acabou exatos: R$ 13.227.756,29, conforme pode ser visto na tabela em anexo ou no link abaixo acessando o ícone gastos com publicidade: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/despesas/gastos-publicidade

Vale ressaltar que diferente do modo de agir do Governo do Estado, no sistema de transparência da prefeitura da capital, é fornecido a relação dos fornecedores, no qual se nota pelo menos duas das agências publicitarias que prestam serviços ao governo estadual também constam na relação, são elas a Sala 10 e a ART & C COMUNICAÇÃO INTEGRADA.







Redação com SAGRES/PB

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Danos Morais: Bar do Cuscuz paga 100 cestas básicas e implementa política para evitar casos de LGBTfobia

Entidades de defesa da população LGBTQIAPNB+ de João Pessoa receberam, nesta segunda-feira (18/12), 100 cestas básicas. A ação é resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado pelo Ministério Público da Paraíba com o Bar do Cuscuz, na Capital, em reparação a danos morais coletivos referentes a um caso de homofobia ocorrido no estabelecimento, em 2022. Além disso, a empresa implementou uma política de treinamento dos funcionários para atendimento ao público LGBTQIA+, além da contratação de pessoas trans.

A 46ª promotora de Justiça de João Pessoa, Fabiana Lobo, informou que foi instaurado um inquérito civil na época do fato para apurar o caso no âmbito cível. Conforme a denúncia, duas irmãs foram acuadas por um funcionário ao afirmar que estavam constrangendo os clientes em momento de carinho mútuo. Posteriormente, o MPPB e o estabelecimento firmaram o TAC como forma de reparação no qual a empresa se comprometeu a doar 100 cestas básicas a entidades de defesa da população LGBTQIAPNB. As entidades contempladas foram a ONG Iguais, a Associação de Pessoas Travestis e Trans (ASPTTrans) e o Movimento do Espírito Lilás (MEL). 

A promotora Fabiana Lobo falou sobre a importância do TAC: “É de extrema importância, não só em razão das cestas básicas, que a gente sabe que existe uma grande parcela da população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, mas também pelo efeito educativo. É uma empresa que fez esse acordo, que veio para essa audiência de entrega, que mostrou as mudanças ocorridas após o fato, inclusive com a contratação de pessoas trans e do público LGBTQIA+. Então é uma ação educativa, então eu vejo com bastante positiva para a empresa, para o público LGBTQIA+, que teve seu direito definido e para toda a sociedade.”

O representante do Bar do Cuscuz, Erivaldo Andriola, também falou sobre a postura da empresa. “Nós trabalhamos sempre no sentido de não haver nenhuma distinção de cor, raça ou sexualidade. Fizemos vários treinamentos com alguns órgãos, até a ONG Iguais fez algum treinamento lá conosco, sempre para poder estar sempre atendendo da melhor forma. Além disso, temos diversos funcionários LGBTQIA+ e estamos contratando pessoas trans. Nós já tínhamos uma mulher trans no quadro, antes do fato, e agora temos três trans”, explicou.

Entidades - O vice-coordenador do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Filipe Santos, destacou  o cunho pedagógico do TAC firmado pelo MPPB. “Primeiro, acho que é uma ação muito pedagógica, de forma propositiva, do ponto de vista de reparar danos a uma população que é estigmatizada e vem contribuindo para que a empresa adote política de ações afirmativas e de reparação. Segundo, do ponto de vista da empregabilidade, pois a população está extremamente vulnerável, não tem acesso ao emprego. A gente não gostaria apenas que fosse uma questão punitiva, mas que exerça uma função pedagógica, e que a empresa adote uma política mais afirmativa, de empregabilidade, que a população LGBT possa também entrar nesse espaço, não só como consumidores, mas também como empregados e empregadas. Espero que com essa ação os empresários possam adotar uma política mais inclusiva e menos estigmatizada da população LGBTQIAPNB+”.

A secretária da ASPTTrans, Jade Vacari, agradeceu ao MPPB. “Nós representamos uma população que vive, em geral, em situação de vulnerabilidade. Então, nesse momento, agradecemos à promotoria, por essa parceria, por tudo aquilo que tem facilitado para nós. E essas cestas básicas vão ajudar muito. Essa função social da empresa é muito importante, e que esperamos que possamos, enfim, a cada dia sanar a vulnerabilidade social tão grande com relação à nossa população. Então agradecemos e reconhecemos a importância de ações como essa”.

A representante da ONG Iguais, Elaine Pontes, também realçou o aspecto pedagógico do TAC. “É muito importante porque é uma forma de educar e combater um preconceito que já vem arraigado na sociedade. É uma forma de demonstrar que as instituições estão aqui juntamente com o MP para educar as pessoas e combater esse tipo de conduta para que exista um maior respeito. Ninguém está querendo impor nada a ninguém, apenas está querendo o respeito. A empresa que está aqui já passou por uma formação, inclusive com a nossa instituição, em que treinamos o pessoal a como lidar com o público LGBT.  Outro ponto importante foi a contratação de pessoas trans, LGBTs, e isso surte efeitos porque você insere num ambiente que não existia, e quem tem esse preconceito passa a ver com outros olhos, então, é importantíssimo”.


Assessoria de Comunicação - MPPB

Atuação conjunta de Veneziano e Bruno permitiu a Campina 100% de cobertura da Atenção Primária, enaltece diretor do Ministério da Saúde

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou na manhã desta segunda-feira (18), ao lado do Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil); e do Secretário Adjunto e Diretor de Programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, do lançamento do Programa ‘Campina Atende Mais’, que vai ampliar a cobertura da Atenção Primária à Saúde para 100% da população da cidade.

A ampliação havia sido confirmada na última terça-feira (12) pelo próprio Diretor, durante visita ao gabinete do Senador, em Brasília. Segundo Proenço, a ampliação começou com uma articulação de Veneziano junto à Ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Obrigado Senador, acho que é um novo momento para a saúde de Campina Grande, pois essa expansão torna a cidade um exemplo para o restante do Estado e do Brasil, exatamente pelo atendimento e sensibilidade que o Senador teve da importância que ele teve com esse projeto que alcançou uma cobertura de 100%, o que representa muito mais acesso e muito mais qualidade de atendimento para a população. Nós sabíamos o quanto estava difícil nesses últimos anos, por falta de apoio do Governo Federal, e a nossa gestão, a gestão do Presidente Lula e da Ministra Nísia, estamos chegando a uma nova etapa, que garante mais atendimento e destaca a importância da Atenção Primária e a disposição que o Ministério da Saúde tem para seguir avançando. Muito obrigado Senador”, disse Felipe Proença.

“Esse Programa vai assegurar cobertura de 100% da Atenção Básica no município. Um projeto de ampliação que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, sob os cuidados da Ministra Nísia Trindade, espalhando por todo país”, disse o Veneziano, ao lembrar que a ampliação da rede de atenção primária teve, também na sua gestão como Prefeito de Campina, uma elevada quantidade de unidades criadas e ampliadas. Confira o depoimento de ambos: https://www.instagram.com/reel/C0_1c_Puv5rC/

Ao agradecer a articulação do Senador junto ao Ministério da Saúde, o Prefeito Bruno destacou a importância social do ‘Campina Atende Mais’. “A atenção primária de saúde é onde as estratégias preventivas são muitos mais efetivas e é exatamente nesse ponto onde, por meio de uma ampliação nestes serviços, que se consegue salvar mais vidas, prevenindo doenças na população e, consequentemente, reduzindo casos graves atendidos por serviços de alta complexidade. Eu agradeço a Filipe e ao Senador Veneziano, que tem tido uma atenção enorme e isso resulta nos bons números que trouxemos hoje, com 120 equipes do Programa Saúde da Família e, com essa inciativa, vamos passar para 207 equipes atendendo, fora a ampliação de 64 unidades de Saúde Bucal”, comentou o Prefeito.

O Secretário de Saúde, Carlos Dunga, também agradeceu ao Senador: “O gabinete de veneziano parece uma secretária nossa. Eu agradeço demais ao senador. Estamos juntos. Gratidão aqui tem de sobra”, disse.

Participaram ainda da solenidade a Executiva da Saúde, Carol Gomes; a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Joelma Greicy; a Primeira Dama do Município, Juliana Ferreira; a Esposa de Veneziano, Ana Cláudia Vital do Rêgo e outras autoridades.

Assessoria de Imprensa

Pré-candidato a vereador do grupo de Zé Aldemir se reúne com lideranças da Rede Sustentabilidade em Sousa

O ex-candidato a deputado federal Felipe Anderson Fernandes, conhecido popularmente por “Boca” (REDE), se reuniu na cidade de Sousa, na última sexta-feira (15), acompanhado de aliados do prefeito Zé Aldemir (PP), na presença da presidente estadual da legenda, Cristiana Almeida, secretária-executiva da mulher no governo João Azevedo (PSB) e, da presidente nacional da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Heloísa Helena.

De acordo com informações chegadas a nossa reportagem, Boca pretende regularizar o partido e, concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Cajazeiras.

Como candidato a deputado federal em 2022, Boca obteve 347 votos, no estado. Há quem diga, que a legenda permaneça na base do governador, inclusive em Cajazeiras.


Redação

domingo, 17 de dezembro de 2023

TCE-PB reúne imprensa para o 3º Café com Dados e lança "Observatório Sagres"

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz Filho, reúne, nesta segunda-feira (18), às 8h30, no hall do Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE,  profissionais de comunicação para o “3º Café com Dados”. Na oportunidade, serão apresentadas as novas ferramentas digitais de acompanhamento da gestão pública, com destaque para o lançamento do ‘Observatório Sagres’.

O encontro, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação do Tribunal (Ascom), é destinado a profissionais de imprensa com atuação em todo estado. No encontro, o presidente Nominando Diniz vai falar das ações desenvolvidas em 2023.  

SERVIÇO:

EVENTO: 3º Café com Dados

HORA: 8h30

PUBLICO ALVO: Profissionais da imprensa paraibana

LOCAL: Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE-PB

 


Assessoria de Comunicação – ascom@tce.pb.gov.br

 


Ascom/TCE-PB

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Empresários de João Pessoa se unem em campanha solidária para salvar o Hospital Padre Zé

Na manhã desta sexta-feira (15), 22 empresários de João Pessoa, liderados pelo empresário Roberto Santiago, realizaram um café da manhã especial no LS Hotel, no bairro de Manaíra, para lançar uma campanha visando salvar o Hospital Padre Zé, que enfrenta desafios financeiros significativos, incluindo dívidas de R$3 milhões e empréstimos totalizando R$13 milhões.

Durante o evento, anunciaram ações para arrecadar fundos, como a venda das "Velas do Padre Zé" nos shoppings Manaíra, Mangabeira e Tambiá a partir de sábado (16). O dinheiro arrecadado contribuirá para aliviar a situação financeira do hospital.

O padre George Batista, gestor atual do hospital, expressou sua confiança de que a campanha destacará a importância do Padre Zé e agradeceu aos empresários. Uma missa em prol do hospital está marcada para domingo (17), às 18h30, na comunidade Filhos da Misericórdia, no bairro dos Ipês.

O desembargador Fred Coutinho, representante da família do Padre Zé, agradeceu aos empresários e compartilhou a notável trajetória do padre, um homem dedicado a ajudar os menos favorecidos.

O evento foi encerrado com o padre George fazendo a oração do Pai Nosso, abençoando a campanha e os presentes.

  • As doações também podem ser feitas pelo PIX:
    CNPJ - 08 667 206 0001 81

Empresários que estão contribuindo com a campanha:

Roberto Santiago (Manaira e Mangabeira Shopping)
Leonel Freire (São Braz)
Clodoaldo Soares de Oliveira (Grupo Soares de Oliveira)
Eduardo Soares de Oliveira (Açucar Alegre)
Odilon Amorim (Construtora Galvão Amorim)
Lavanerio e Sérgio Duarte (LS Hotel)
George Crispin (Construtora GHC)
Serafin Ribeiro (Control Construções)
Eduardo Carlos (Sistema Paraíba de Comunicação
Roberto Cavalcanti e Beatriz Ribeiro (Sistema Correio)
Hugo Ximenes (Construtora Mashia)
Rodrigo Borba (Frutas Doce Mel)
Roberto Rodrigues Amorim (LDF)
André Ferreira Costa (Ferreira Costa)
Henrique Lara (Projecta Mat construção)
Baruck Amorin (Shopping TAMBIÁ)
Júnior Evangelista (Oceana Hotel)
Haroldo Marinho (Motorola)
Walter Wlysses (Cartório
Hermes Brandão)
Leneida Tavares (Grupo Mangai
Waldomiro Ribeiro (Camar).


Assessoria

TCE emite alerta contra Prefeitura de Cajazeiras por ausência de controle de frequência médica

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, nos termos do art. 71 da CF/88 e do §1º do art. 59 da LC 101/2000, e na conformidade do entendimento técnico contido no Relatório de Acompanhamento da Gestão, no intuito de prevenir fatos que comprometam resultados na gestão orçamentária, financeira e patrimonial, resolve:

Emitir

ALERTA ao jurisdicionado Prefeitura Municipal de Cajazeiras, sob a responsabilidade do(a) interessado(a) Sr(a).

José Aldemir Meireles de Almeida, no sentido de que adote medidas de prevenção ou correção, conforme o caso, relativamente aos seguintes fatos:

Conforme relatório de fls. 580/589:

1. Existência de 1 unidade de saúde com ausência de médico no momento da inspeção;

2. Existência de 1 unidade de saúde sem controle de frequência dos médicos.

ALERTA - 01646/23

TRAMITA - Sistema de Tramitação de Processos e Documentos

Emitido em 15/12/2023


Fonte: TCE/PB