segunda-feira, 30 de abril de 2012

“Só fiz arrancar a cabeça dele e botar na estaca, depois fui pra casa dormir” afirma menor assassino


Inspirado em filmes de Fred Krueger menor comete crime bárbaro em Alagoas
Um crime bárbaro que chocou a região da Zona da Mata de Alagoas. O EMERGENCIA190 viajou 54 quilômetros até o município onde aconteceu o episódio para acompanhar de perto o caso.

O assassinato do cortador de cana José Roberto da Silva, 22, morto com requintes de crueldade, na periferia da cidade de Murici, chamou a atenção até dos mais experientes policiais. A vítima saiu da casa do pai, o aposentado José Maria, 69 anos, na noite da última quarta-feira (25/04), sem falar para onde ia. 

As horas se passaram e José Roberto não retornava.

Mas a demora não era motivo de preocupação, pois o filho era acostumado a sair de casa e voltar dias depois. Por volta das 6h00 da manhã da última quinta-feira (26) um vizinho de José Maria chegou a sua casa trazendo a trágica notícia. José Roberto estava morto. Continue lendo...

domingo, 29 de abril de 2012

PPL tem encontro estadual em João Pessoa e Comissão de Cajazeiras comparece para tirar dúvidas


Fora realizada na tarde de ontem, sábado (28), na Sede do SINPEP na Capital paraibana um Encontro Estadual do Partido Pátria Livre (PPL) que na oportunidade estiveram presentes os presidentes das Comissões Provisórias de Sumé, João Pessoa, Campina Grande, Caaporã, Bayeux, Jacaraú, Curral de Cima, São Miguel de Taipú, Patos e Cajazeiras, com maior número de representantes.

Em pauta: Discussões de alianças e assuntos abordados pelos participantes.

Para dar inicio aos trabalhos, o presidente estadual do PPL – Eugênio de Souza Falcão agradeceu a presença de todos e chamou os membros da Comissão Estadual para compor à Mesa, após suas primeiras palavras, Eugênio trouxe a importância das discussões e alianças, bem como a avaliação da Direção Nacional nas conjunturas municipais; “Uma aliança não se encerra apenas nos municípios, mas sim ás necessidades do diretório estadual também”. Continue lendo...

Diretora afastada solicita por meio e oficio retirada de matéria sobre envolvimento com policiais militares e detentas



A diretora afastada interinamente - Maria das Graças Abreu Medeiros, da Cadeia Pública Feminina de Cajazeiras, solicitou por meio de oficio à nossa redação, na tarde dessa segunda-feira (30), que fosse retirada do ar matéria veiculada neste site. 

Abaixo, conteúdo do afastamento no DOE:

Portaria nº 377/GS/SEAP/12 Em 27 de abril de 2012
O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 28, do Decreto nº. 12.836, de 09 de dezembro de 1988, RESOLVE afastar a servidora MARIA DAS GRAÇAS DE ABREU MEDEIROS, matrícula nº. 140.034-7, da função de Diretora da Cadeia Pública de Cajazeiras, símbolo CSP-5, até que se conclua a apuração dos graves fatos denunciados na Gerência Executiva do Sistema Penitenciário.
Publique-se
Cumpra-se

Portaria nº 378/GS/SEAP/12 Em 27 de abril de 2012
O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 28, do Decreto nº. 12.836, de 09 de dezembro de 1988, RESOLVE designar o servidor DENISE DE BRITO SILVA, Agente de Segurança Penitenciária, matrícula nº. 168.176-1, lotada nesta Pasta, para, em caráter excepcional e temporário, responder interinamente pela Direção da Cadeia Pública de Cajazeiras, até ulterior deliberação.
Publique-se
Cumpra-se

O GERENTE EXECUTIVO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO
DA PARAIBA, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE designar Comissão Sindicatória, composta por Marilyn Sousa Santos, mat. 517.283-7, Marcelo Augusto Mitoso Belota, mat. 163.173-0 e Bruno Brito Vieira, mat. 163.202-7, Agentes de Segurança Penitenciária, Membros, para sob a presidência da primeira, apurar em toda a sua extensão, os fatos relatados no ofício nº 106/2011, oriundo da Direção da Cadeia Pública de Cajazeiras-PB.
CUMPRA-SE
Publicada no DOE de 21/04/201


Da redação
Com texto do DOE e informações de Graça Abreu – Mat: 140.034-7

sexta-feira, 27 de abril de 2012

6º BPM desobstrui PB-366 em São José de Piranhas durante protesto


No último dia 25/04 (quinta), dezenas de manifestantes interditaram a Rodovia Estadual PB-366, que liga São José de Piranhas ao distrito de Boa Vista e ao vizinho Estado do Ceará, no Alto Sertão da Paraíba. Os manifestantes cobravam a recuperação asfáltica da via no trecho próximo ao distrito de Boa Vista.


De imediato, o Comandante do 6º Batalhão da PM, Tenente-Coronel José Ronildo se deslocou de Cajazeiras ao local da manifestação a fim de proceder o gerenciamento da crise, fazendo-se acompanhar do Diretor da Residência Rodoviária de Cajazeiras do DER, Valcir Henrique de Araújo, o engenheiro da Empresa Construcap (responsável na região pela transposição do Rio São Francisco) e representante da Prefeitura Municipal de São José de Piranhas-PB.

A mediação do Comando do 6º BPM surtiu efeito e os manifestantes desobstruíram a via pacificamente. As técnicas de gerenciamento de crises ministradas nos cursos do 6º Batalhão da PM visam fazer prevalecer o diálogo como uso diferenciado da força para preservação da paz social.

Ascom/6º BPM 

Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras emite nota de solidariedade pelo falecimento do Padre Levi


NOTA DE PESAR

Algumas pessoas fazem história por grandes realizações, outras pelas boas ações que realizam no decorrer da vida. O Padre Levi Rodrigues é um exemplo claro dos dois casos, pois dedicou sua vida na busca constante pelo bem dos seus irmãos, carregando consigo um coração nobre e uma alma generosa, e assim se tornou parte da história e da vida dos Cajazeirenses ainda em vida.

A Câmara Municipal de Cajazeiras, através dos seus Vereadores, se sensibiliza com o falecimento do Padre Levi Rodrigues de Oliveira, e registra a sua sincera solidariedade aos familiares e amigos, expressando grande pesar por tão dolorosa perda.


Marcos Barros de Souza
      Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras – PB
Presidente da Associação de Vereadores do Alto Sertão Paraibano – AVASP 

Por medo de não retornar à Câmara Municipal vereador Chico Bianor diz não aceitar Neto da Vila Nova em coligação


O vereador Chico de Bianor (PP) vem afirmando em conversas de bastidores, que não aceita Neto da Vila Nova (PPL), numa possível coligação onde o seu partido figura, pois com o eleitorado reduzido, o referido parlamentar vem “engolindo corda”, do vereador Deuzinho (PSD), que também está com medo de não retornar à Câmara.

De acordo com informações do próprio vereador Deuzinho, o líder comunitário Neto da Vila Nova tem trabalhado muito pelo povo daquela comunidade, além de está presente em diversas comunidades da Zona Rural de Cajazeiras, sempre atuante.

Ao contrário do vereador Chico Bianor (PP), que perdeu vários líderes comunitários e vê seu mandato chegar ao fim. “Chico perdeu lideranças importantes no trecho dele como e em outras áreas da cidade: Cida Pé no Chão, Marinês, Joaquim da Cagepa, Fátima, Padre do Cristo e outros, são muitos”, afirma uma fonte.

Da redação

Júnior Delfino tem contas de 2007 aprovadas quando era superintendente da SCTRANS


Extrato de Decisão

Ato: Acordão AC2-TC 00608/12 Sessão: 2625 - 17/04/2012 Processo: 02222/08 Jurisdicionado: Superintendência Cajazeirense de Transporte e Transito Subcategoria: PCA - Prestação de Contas Anuais Exercício: 2007 Interessados: FRANCISCO DE ASSIS DELFINO JUNIOR, Ex-Gestor(a); JOSE DIENER MARQUES, Ex-Gestor(a); JOSE GILMAR DE LIRA, Contador(a); LILIAN TATIANA BANDEIRA CRISPIM E OUTROS, Advogado(a); PAULO SABINO DE SANTANA, Advogado(a). Decisão: Vistos, relatados e discutidos os autos da PRESTACAO DE CONTAS DE GESTAO DOS ORDENADORES DE DESPESAS DA SUPERINTENDENCIA CAJAZEIRENSE DE TRANSPORTE E TRANSITO - SCTRANS, SRS. FRANCISCO DE ASSIS DELFINO JUNIOR (período janeiro a setembro) e JOSE DIENER MARQUES (período outubro a dezembro), relativas ao exercício financeiro de 2007, acordam, por unanimidade, os Conselheiros integrantes da 2ª CAMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAIBA, por unanimidade, em sessão realizada nesta data, em: 1. JULGAR REGULAR COM RESSALVA as referidas contas; 2. FAZER RECOMENDACOES a atual administração da SCTRANS no sentido de manter sua contabilidade em consonância com as normas legais pertinentes, sob pena de repercussão negativa em prestações de contas futuras. 


Total de Publicações: 1

Chapa vencedora na eleição da ACI tomará posse sábado (27), no Cajazeiras Tênis Club


A chapa vencedora nas eleições da Associação Cajazeirense de Imprensa (ACI), que foi eleita no último sábado (14/04) tomará posse amanhã, sábado (28) no Cajazeiras Tênis Club. A referida associação tem à frente Wilson Furtado como presidente e Olivan Pereira “Big Boy”, vice-presidente.

Com 21 membros a nova diretoria será empossada na festa dos “Melhores do Ano”, ainda de acordo com Wilson Furtado uma grande reunião está sendo agendada, para desincompatibilizar sócios sem militância na imprensa e novas filiações à referida entidade, além de propostas de renovação serão apresentadas.


Da redação

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vereador envia Moção de Aplauso à Mesa, parabenizando o PPL pelos três anos de sua fundação


Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cajazeiras, realizada na última terça-feira (24), o Vereador Severino Dantas Fernandes (PT), solicitou que fosse requerido à Mesa, Moção de Aplauso, ao Partido Pátria Livre (PPL), pelos seus três anos de fundação, comemorado em 21 de abril do ano em curso.

Abaixo, conteúdo do Requerimento do parlamentar-mirim:

Requerimento S/N de 2012

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores;

Na forma regimental, requeiro à Mesa que após ouvir o Plenário, seja enviado uma Moção de Aplauso parabenizando ao Partido Pátria Livre (PPL) pelos seus três anos de fundação que transcorreu no dia 21 de abril de 2012. O PPL surgiu com uma plataforma de esquerda, propondo uma ampla aliança para transformar o País. O PPL tem se destacado na defesa do governo popular e democrático da Presidenta Dilma Rousseff. Seu programa antiperialista faz do PPL um partido com perspectiva de crescimento e de fortalecimento das forças democráticas e populares com um programa socialista. No manifesto de fundação declara a sua doutrina às ideias de Marx e Lenin, assim como em defesa das ideias de Ernesto Che Guevara.


Plenário Edmilson Feitosa Cavalcante, 24 de abril de 2012.

Severino Dantas Fernandes
Vereador

Seca sem fim: Sertanejos do Vale do Piancó pedem socorro


Quem mora no Sertão, pode dizer em alto e bom som, que a seca está com uma fúria, jamais vista. Andando pela zona rural, tenho constatado essa real situação. A coisa está feia!


Ontem, quarta (25) pela manhã, ouvia de muitos agricultores, seus clamores, suas lamentações. Com olhos lacrimejados, alguns diziam que não sabiam mais o que fazer, tudo estava perdido. Só Deus.

Este é o cenário desolador sertanejo: sem água, sem colheita, fome, miséria, sem pasto para os animais, sem esperança e um calor fora do normal.

Muitas pessoas da zona rural estão deixando o Sertão em busca de subemprego nas grandes cidades do Sudeste e Centro-Oeste, deixando para trás, esposas e filhos. Está voltando o tempo das viúvas da seca.

Diante desse quadro desolador, clamo, pungentemente, como cidadão e pastor, às autoridades municipais, estaduais e federais, que possa agir o quanto antes, buscando amenizar esse drama, na vida do povo sertanejo, com ações governamentais.

DANDO MINHA HUMILDE CONTRIBUIÇÃO CIDADÃ, SURGIRO AS SEGUINTES AÇÕES GOVERNAMENTAIS:

1-Construção de cacimbões e poços artesianos atrelados ao processo de dessalinização, em todas as comunidades rurais;

2-Perdão das dívidas dos agricultores junto ao Banco do Nordeste;

3-Cestas básicas semanais, além do bolsa estiagem do governo federal;

4-Reforçar a merenda escolar nas escolas da zona rural;

5-Doações de filtros e ventiladores para as famílias carentes da zona rural;

6-Pressionar o governo federal para dar agilidade às obras da transposição, incluindo o Rio Piancó no referido projeto.

Que o Ministério Público Eleitoral, a Justiça Eleitoral e a Sociedade Civil Organizada, não permitam que, em ano eleitoral, algumas lideranças políticas, usando da má-fé, se aproveitem dessa triste situação, como trampolim para chegar ao poder: indústria da seca.


Pedra Branca-PB, 26 de abril de 2012
Padre Djacy Brasileiro, no Alto Sertão paraibano.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Tesoureiro do IPAM afirma em Sessão da Câmara Municipal, que Prefeitura deve mais de R$ 14 milhões


Em Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras, entre a tarde e noite de hoje, segunda-feira (23), o tesoureiro da IPAM – Wanderson Bandeira de Souza, afirmou que a dívida da Prefeitura Municipal ultrapassa os R$ 14.000.000,00 (quatorze milhões de reais) e, chegou ao ponto de ser impossível sua quitação perante o referido órgão.
Com o reparcelamento atrasado desde agosto do ano passado, a Prefeitura está perdendo o controle da dívida. O IPAM tem uma folha de pagamento com estimativa em torno de R$ 400.000,00 (quatro centos mil reais) mensais.
Segundo afirmações do professor Das Neves, que estava presente na referida sessão, o problema do IPAM poderá aumentar mais ainda, quando forem iniciados os pagamentos dos professores como Piso Nacional, pois até os inativos, aposentados a partir do ano de 2003 terão direito de receber o equivalente ao Piso Nacional do Magistério, ocasionando grande impacto na folha.

O vereador Severino Dantas (PT), sugeriu que o presidente do IPAM – o Senhor Jocieldo Quirino de Sousa (ausente na sessão), fosse mais transparente com o órgão, chegando a pedir que fossem enviados balancetes para os parlamentares, no momento em que o IPAM remetesse todo balanço à Câmara.
Ao final o presidente do Poder Legislativo cajazeirense – Vereador Marcos Barros de Souza solicitou que fosse enviado para cada um dos seus pares dados detalhando sobre os problemas enfrentados pelo órgão de previdência municipal.


Da redação

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Secretaria de Cidadania e Promoção Social some com convenio de R$ 100 mil para criação de galinha caipira em Cajazeiras

A nossa reportagem foi procurada por populares que reclamaram de um projeto da Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Cajazeiras, sobre o desaparecimento de um convenio de R$ 100.000,00 (cem mil reais) oriundo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, do governo federal destinado a criação de galinha caipira no Parque de Exposição Antônio Cartaxo Rolim, em Cajazeiras, mas que nunca se desenvolveu o referido projeto naquele local.

De acordo com o Senhor João, que é zelador do parque há 35 anos, apenas “o povo da secretaria apareceu por lá, mas nunca viu sequer uma galinha chegar ali”. Para a sitiante Dona Lucia, que reside nas imediações do parque, apenas ouviu falar da criação de galinhas caipira, mas também afirmou que só ficou em conversas e nada mais.

Avaliando o Portal da Transparência do governo federal observamos que os R$ 100.000,00 (cem mil reais), foram alocados e liberados conforme o “print screen” abaixo:


Mensagem - Implantação de unidade produtiva de criação de galinha caipira no Parque de Exposição de Animais Cajazeiras/PB, visando garantir geração de trabalho e renda para beneficiários do Programa Bolsa Família no Município, atendendo a finalidade descrita na Ação 4963 da Promoção de Inclusão Produtiva, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

Em visita ao Parque de Exposição Antônio Cartaxo observamos ainda, que apenas alguns poucos currais estão sendo ocupados por gado bovino e em outros jumentos, porém galinhas nem pintadas. Conforme imagens abaixo:


Da redação

Acidente na PB-393 envolve dois veículo e seis pessoas com ferimentos graves


A 5ª Cia. de Trânsito do 6º BPM de Cajazeiras registrou na noite de ontem, domingo (22), por volta das 19hs30, na PB-393, rodovia que liga Cajazeiras a São João do Rio do Peixe, nas proximidades do rancho dos ciganos, um grave acidente automobilístico envolvendo dois veículos; um VW Saveiro, cor branca, placas: KAA-3963/PB, que era conduzido pelo jovem Luiz Alves de Araújo Filho, 29 anos, já o segundo veículo, um GM Celta, cor preta, placas: NQK-1590/PB era conduzido pelo Senhor Francisco Roberto Evangelista de Assis, 42 anos, ambos seguiam sentido Cajazeiras, quando ocorreu o choque.

Segundo informações de testemunhas, os dois veículos trafegavam de São João para Cajazeiras e nas proximidades do racho dos ciganos, o Celta bateu violentamente na traseira do Saveiro, vindo os dois a perderem o controle e capotar várias vezes.

Os ocupantes; Marcley Luiz da Silva, 29 anos, Maria de Fátima Alves Cardoso, anos 52, R. M. A de Assis, anos 12 e Amanda Geordania Alves Queiroga, de 34 anos, além dos condutores dos veículos foram socorridos para o HRC pelo SAMU. Viaturas da CPTRAN estiveram no local efetivaram os procedimentos de praxe, os dois veículos foram conduzidos ao pátio do 6ºBPM.


Da redação

Boletim hospitalar com registros do fim de semana no HRC


(Atendimentos do fim de semana, dias 21 e 22 de Abril de 2012)

Durante o sábado e o domingo, dias 21 e 22, foram atendidas 299 pessoas no Hospital Regional de Cajazeiras, entre urgências (casos clínicos) e emergências, destacando 03 acidentes de moto, 02 acidentes de carro e 01 agressão física.

Casos de destaque:

Sábado

16h42│S. C. S. deu entrada vítima de agressão física, apresentando sintomas de embriaguez e corte no rosto causado por uma paulada. Após ser atendido, ele foi encaminhado para o eixo amarelo.

17h45│R. A. A. e C. F. C., ambos residentes em Joca Claudino, deram entrada vítimas de acidente de moto, apresentando escoriações pelo corpo. Após serem atendidos, eles ficaram em observação no eixo amarelo.

22h20│M. F. N. de 18 anos, residente em Monte Horebe, deu entrada vítima de capotagem de carro, queixando-se de dores na coluna. Após ser atendida, ela ficou em observação.

00h40│M. M. S. de 32 anos, residente em Cajazeiras, deu entrada vítima de acidente de moto, com lesões no rosto e no olho direito. Após receber sutura ele ficou em observação.

02h02│R. V. S. de 19 anos, residente no distrito de Engenheiro Ávidos, deu entrada vítima de acidente de moto, com fratura exposta na perna esquerda. Após passar por exame de Raio-X ele foi encaminhado para o centro cirúrgico.

O menor L. F. N. de 13 anos, vítima do mesmo acidente, deu entrada com fratura exposta também na perna esquerda. Após passar por exame de Raio-X ele foi encaminhado para cirurgia.

Domingo

20h15│O SAMU levou ao HRC 05 vítimas de uma colisão entre carros, seguida de capotagem. Todos foram avaliados e encaminhados para observação. A vítima A. G. que está gestante sofreu um corte no rosto e após receber curativo e sutura, foi avaliada pelo obstetra. O batimento cardíaco do bebê foi detectado a paciente seguiu internada sob monitoração cardíaca aguardando ultrassonografia nesta segunda.

*Nos demais casos os pacientes foram atendidos e liberados.


Assessoria de Comunicação HRC: 9664 6478 / 8861 5217

domingo, 22 de abril de 2012

Acidente envolvendo carro e moto deixa radialista ferido em Pombal, no Sertão paraibano


Um acidente foi registrado por volta das 21hs00 de ontem, sábado (21), no perímetro urbano da BR-427, envolvendo um carro e uma motocicleta e deixou ferido o radialista pombalense Jailson Lima.

O comunicador seguia de moto do centro da cidade de Pombal, com direção à saída para Paulista, quando foi atingido por um veiculo VW Gol, pertencente a uma empresa e seu condutor seguia na conta mão da referida rodovia em direção ao centro, provocando assim uma colisão frontal.

Com o impacto, Jailson, foi arremessado para cima do Gol chocando-se contra o para-brisas que ficou rachado parcialmente danificado. O SAMU foi acionado e prestou socorro ao radialista, que foi liberado ainda no local, pois como o mesmo usava capacete sofreu apenas escoriações leves Continue lendo...

UBAM repudia bloqueio e exige que ministro libere os recursos do FPM


O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, classificou a ação do Tesouro Nacional de nociva e arbitrária e disse que vai exigir do ministro Guido Mantega imediata retratação com os prefeitos paraibanos. Ele garantiu que esse tipo de relação é anti-federalista, quando a União desrespeita a autonomia dos pequenos, porém os mais importantes entes da federação, que são os Municípios.

A Secretaria do Tesouro Nacional bloqueou o Fundo de Participação dos Municípios de 27 prefeituras da Paraíba. A suspensão do repasse, segundo o órgão, foi motivada por uma dívida das gestões com Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O Pasep para o setor público é calculado em 1% com base nas receitas mensais, se o município através da Prefeitura recolhe o valor do Pasep. O Tesouro não revelou o débito de cada município. O programa foi criado pela Lei Complementar Federal 8, de 03/12/70 e tem o objetivo de propiciar aos funcionários e servidores públicos civis e militares participação na receita dos órgãos e entidades integrantes da administração pública direta e indireta, nos âmbitos federal, estadual e municipal e das fundações.

Leonardo Santana defendeu a apresentação de um projeto de lei que proíba a interrupção das transferências constitucionais, sob qualquer alegação, tendo em vista o perigo da continuidade administrativa, considerando também que, embora as prefeituras tenham suas pendências, a situação não é nada boa, principalmente por causa do governo da União, que faz o que bem quer com o sistema tributário do país, com renúncias fiscais que só têm comprometido os municípios.

Os municípios que tiveram o FPM bloqueado são Araçagi, Assunção, Cabaceiras, Casserengue, Condado, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Fagundes, Gurinhém, Juarez Távora, Juripiranga, Livramento, Malta, Nova Palmeira, Olho D’Água, Pedras de Fogo, Piancó, Pilões, Piloezinhos, Pirpirituba, Pocinhos, Santa Rita, Santo André, São Bento e Solânea.

“Não aceitamos o bloqueio. Vamos dizer isso ao ministro Guido Mantega. E, para evitar arbitrariedades como essa, vamos apresentar no Congresso Nacional um projeto de lei que nunca mais permitirá que setores do governo federal ou qualquer setor, ponham as mãos nos cofres das prefeituras, sob qualquer hipótese. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma transferência de direito constitucional e não pode deixar de ser repassada.”

O presidente da UBAM lamentou a inércia do congresso nacional que, segundo ele, assiste todo tipo de ação contra os municípios, sem uma defesa a altura, pois o mínimo que se deveria fazer é desengavetar o 

Projeto da Reforma Tributária, com emendas que reformule o tão desrespeitado pacto federativo.

Ascom

sábado, 21 de abril de 2012

Hoje, 21 de abril de 2012 o Partido Pátria Livre (PPL) comemora três anos de sua fundação



Partido Pátria Livre (PPL) é um partido político brasileiro. Fundado em 21 abril de 2009 por militantes do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8),[2] defende o socialismo científico.[3] Seu símbolo é uma bandeira verde e amarela com uma estrela vermelha e a inscrição “Pátria Livre” e seu código eleitoral é o 54.
O PPL foi fundado essencialmente por integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), que se uniram a líderes sindicais (ligados à Central Geral dos Trabalhadores do Brasil)[5] e ativistas dos movimentos estudantil e feminista.[3] O MR-8 surgiu em 1964 a partir de uma cisão do Partido Comunista Brasileiro (PCB),[3] com o nome de Dissidência do Rio de Janeiro (DI-RJ).[6] De orientação marxista-leninista, promoveu a luta armada contra a ditadura militar e defendia a instalação de um regime comunista no país.[3] Mais tarde, o grupo mudou de nome para fazer um tributo ao dia em que Che Guevara foi capturado pela CIA na Bolívia – 8 de outubro de 1967.[3] Sua ação mais notável naquele período foi o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick.[2]
Desde o início do processo de redemocratização do país, o MR-8 participou partidariamente dentro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sendo o braço do quercismo nos movimentos sociais.[3] Em 2008, após cogitar se fundir com o Partido dos Trabalhadores (PT), os membros do movimento decidiram criar um novo partido político.[3] O ato de fundação do PPL ocorreu em 21 de abril de 2009 e foi prestigiado por centenas de filiados do PMDB, além de vários representantes de partidos de esquerda, como PT, PCdoB,PSBPDT, PCB e Partido Comunista da Bolívia.[3]
No dia 3 de outubro de 2011, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram o pedido de criação do PPL por unanimidade.[3] Tornou-se, assim, o 29° partido político do Brasil.[3]

Ideologia

O projeto político do PPL é aprofundar as conquistas através de investimentos na nação e no povo.[3] para tal, elenca cinco pontos básicos: o fortalecimento do mercado interno, para geração de mais emprego; a redução da taxa básica de juros; o desenvolvimento tecnológico do país; a conquista da economia plena; e a garantia da saúde e da educação de qualidade para todos.[3] Segundo informações divulgadas pela imprensa, o partido pretende fazer parte da base de apoio à presidente Dilma Rousseff.[5]

Fonte: Wikipédia

Serviço de Inteligência da PM de Cajazeiras e São João recuperam motocicleta roubada

Na madrugada do último dia 15/04 (domingo) uma motocicleta CG 125 Titan, de cor roxa, foi roubada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB, área da 2ª Companhia do 6º Batalhão da PM, o qual tem sede em Cajazeiras. O veículo pertence ao Soldado Albuquerque, que reside naquela cidade e foi tomado por dois homens armados de revólver quando estava sendo conduzido por um cidadão de nome Alexandre, a quem o militar o emprestara.

Ao tomar conhecimento do caso, o Serviço de Inteligência da 1ª Cia (Cajazeiras) e o da 2ª Cia. iniciaram diligências e ao final da tarde do dia 17/04 (terça), através de denúncia anônima, foram informados de que o veículo estava sendo conduzido para o vizinho Estado do Ceará, onde seria praticado o desmonte.

De pronto, policiais da 1ª e da 2ª Cias; instalaram uma barreira policial próximo ao Sítio Araçá, em São João do Rio do Peixe e momentos depois, aproximaram-se dois homens em uma moto, os quais, ao avistarem os militares, efetuaram disparos contra as guarnições, que revidaram dentro dos princípios ético-letais de uso progressivo da força. Vendo que seria impossível fugirem com a moto, os infratores abandonaram o veículo e se embrenharam no mato que fica no leito da via.

A moto foi restituída ao proprietário após os trâmites legais e os Serviços de Inteligência continuam buscando indícios que levem aos autores do delito.

Ascom/6º BPM

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vereador solicita por meio de oficio explicações da Prefeitura sobre licitação secreta


Requerimento SN/2012 de autoria do Vereador Antônio Moacir Leite de Menezes Filho (DEM)



Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

Na forma regimental requeiro à Mesa que após ouvir o Plenário, seja enviado oficio ao Setor de Licitação da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, solicitando cópias do Processo Licitatório de Nº. 0001/2012, modalidade: Dispensa por outros motivos, homologado em 09/01/2012.

PLENÁRIO EDMILSON FEITOSA CAVALCANTE, EM 17 DE ABRIL DE 2012.

Antônio Moacir Leite de Menezes Filho
Vereador

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cajazeirense e cajazeirados desembarcam em Brasília para III encontro na Capital federal


Desembarcaram no Aeroporto Internacional JK, na manhã de hoje, quinta-feira (19), os cajazeirenses-cajazeirados:
Prefeito de Cajazeiras – Carlos Rafael e esposa Gabriela, (Cajazeiras) Tereza Cristina (de Londres) , Josias Farias, Mário Cartaxo (Fortaleza), Poeta Linaldo Guedes e esposa Elisa, Cabo Waldir de Hosana (João Pessoa), vereadores Nilsinho e Marcos Barros, Olivan Big-Boy. As 16hs00 chegou mais convidados de diversas partes do Brasil.

Os visitantes foram recepcionados pelo presidente da AC2B, Eduardo Pereira, diretores, Bira de Assis, Lavoisier e amigos da AC2B, Juanduir e Antônio de Hosana, ao som do sax de Robson.

Abaixo, toda programação do evento:

Uma vasta programação está sendo preparada para marcar os 3 anos de fundação da Ac2b – Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados em Brasília, e que vai proporcionar um Grande Encontro de filhos e adotados da Terra do Pe. Rolim, que se confraternizarão na capital federal nos dias 20 e 21 de abril.Continue lendo...

Líder comunitário acusa ex-presidente de associação de invadir terreno para construir mercado na Zona Norte de Cajazeiras


O presidente da Associação Comunitária de Moradores do Conjunto Ronaldo Cunha Lima – José Cavalcante Junior “Cavalcante fotógrafo”, usou uma sessão itinerante realizada na última segunda (16) e um programa de rádio nesta quarta (18), para denunciar que o ex-presidente da Associação Comunitária do Pio X, o Senhor Joaquim Dantas da Silva, “Joaquim da CAGEPA”, havia requerido uma área da Prefeitura, para construir sedes de associações e, há época a “sua” associação também, mas os tempos mudaram e o ex-presidente quer construir agora um supermercado.
Indignado, “Cavalcante fotógrafo” resolveu denunciar, porém “Joaquim da CAGEPA”, resolveu por conta própria não mais dividir o terreno com outras associações, como havia sido tratado anteriormente.




Da redação
Com informações de Cavalcante Jr.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nota; Câmara Municipal de Cajazeiras – Casa Otacílio Jurema


NOTA OFICIAL


O Poder Legislativo de Cajazeiras está sempre trabalhando em prol de ações que promovam o bem-estar da população, seja na fiscalização geral como na criação de leis. Assim, para que tais ações sejam possíveis, necessário se faz, à priori, conhecer as fragilidade e necessidades deste povo, e é neste sentido que a Câmara Municipal de Cajazeiras realiza sessões itinerantes, levando ao povo o trabalho legislativo, a exemplo das sessões realizadas no Distrito de Engenheiro Ávidos e Divinópolis.

Seguindo este princípio é que realizamos na tarde e noite de ontem, dia 16 de abril de 2012, sessão itinerante na Escola Manoel Mangueira, com vistas a conhecer, in loco, as necessidades da população residente na Zona Norte, em consonância a propositura do Vereador Francisco Bernardo, e contanto com a presença do Prefeito Municipal, o Sr. Carlos Rafael e de todo o seu secretariado, bem como dos líderes comunitários, diretora da escola, e sociedade civil.

Importante ainda destacar que este tipo sessão é pública e aberta a participação popular, cabendo aos membros do Poder Legislativo apenas a mediação das discussões, sem, entretanto, limitar a participação da comunidade, desde que não venham a tumultuar ou utilizar de tal espaço para fins opostos aos objetivos propostos.

Deste modo, prevaleço-me desta comunicação para informar sobre os acontecimentos observados na referida sessão e disseminados na imprensa regional, onde, o popular Francisco Hernandez utilizou do espaço concedido para realizar pronunciamento puramente político e visando a autopromoção como pré-candidato a Vereador, utilizando sua fala para atingir os vereadores presentes, colocando-se contra os trabalhos realizados em uma tentativa de formar opiniões incoerentes. Em suma, o Sr. Francisco Hernandez fez duras críticas aos vereadores presentes, e a partir disso, o Vereador Nilson Lopes, tendo o direito de resposta defendeu-se de forma a honrar o trabalho que os vereadores realizam com tanto afinco no município.

Como presidente da Câmara Municipal, buscando acalmar a sessão e mudar o foco das discussões para o objetivo principal, a palavra foi concedida a um popular presente que foi impedido de falar pelo Sr. Hernandez, insistindo em discorrer novamente e provocar mais tumulto. Assim, ao ser contrariado pelo impedimento ao uso da palavra, o Sr. Hernandez subiu na mesa, desrespeitando a sessão, ameaçando e agredindo verbalmente os vereadores presentes, sendo contido fisicamente pelo vereador Delzinho, que, conforme mostram as imagens gravadas no local e publicadas em toda a imprensa, apenas conteve o Sr. Hernandes para que este não mais tumultuasse o ambiente, soltando-o logo em seguida, em uma atitude de defesa, atitude bem diferente das informações deturpadas que estão sendo divulgadas.

Minutos após o ocorrido, atendendo a uma solicitação do Prefeito Municipal, que só utilizaria da fala com a presença da Polícia Militar, agentes fizeram-se presentes intimidando outras ações do Sr. Hernandez, que mesmo depois de tumultuar a sessão e causar pânico e revolta aos presentes, continuou no recinto até o término, e diante da impossibilidade de inferir novamente, retirou-se por conta própria.

Apesar do ocorrido, os objetivos propostos com a realização da sessão itinerante foram alcançados, haja vista que todas as demandas solicitadas pela população presente foram acatadas pelo Prefeito Municipal, que garantiu a viabilização destas, possibilitando melhores condições de vida para os moradores da Zona Norte.

Deixo claro que a Câmara Municipal de Cajazeiras deve realizar outras sessões itinerantes com a participação popular, seguindo puramente o objetivo de levar o trabalho legislativo ao povo, entretanto não pode prever atitudes como a ocorrida na referida sessão, não sendo possível impedir que a população se manifeste de forma incoerente, como aconteceu, cabendo apenas aos mediadores caçar o direito de fala quando na ocasião de desrespeito ou mudança de foco do objetivo proposto.

Esperamos com isso, diante da descrição do ocorrido, que as discussões a este respeito encerrem-se diante da veracidade com que o relato é exposto, em se tratando apenas de um mal-entendido gerado por um popular, que desconhecedor dos seus deveres como cidadão, utilizou de um espaço concedido para, de forma premeditada, autopromover-se e causar tumulto.
Pedimos sinceras desculpas a população que presenciou o fato, e comprometemo-nos a seguir nosso trabalho de forma coerente e concisa aos objetivos deste Poder Legislativo, na busca constante por assegurar os direitos dos cidadãos cajazeirenses, como sempre o fazemos.


Cajazeiras, 17 de abril de 2012.
Marcos Barros de Souza
Presidente

terça-feira, 17 de abril de 2012

Com muitas cobranças Sessão Especial Itinerante foi realizada no Colégio Manoel Mangueira nesta segunda (16) em Cajazeiras


Numa propositura do Vereador Francisco Bernardo da Silva “Chico Bianor” (PP), à Câmara Municipal de Cajazeiras realizou entre a tarde e noite de ontem, segunda-feira (16), no pátio do Colégio Estadual Prof. Manoel Mangueira Lima – Bairro Pôr do Sol – Sessão Especial Itinerante, para abordar temas e, ouvir da comunidade da Zona Norte, quais os seus maiores anseios.
Na oportunidade, alguns presidentes e representantes de associações comunitárias dos bairros adjacentes, diversos secretários e assessores da Edilidade cajazeirense se faziam presentes para anotar as reivindicações do povo e afirmações das autoridades. Já no avançar do tempo o Senhor prefeito Carlos Rafael (PTB), compareceu à sessão, onde prometeu realizar uma verdadeira operação de resolução de problemas daquela comunidade – sem esquecer as demais áreas da cidade.

Muito bem representada, a sociedade da Zona Norte de Cajazeiras, ouvia atentamente a leitura do material de expediente, ao qual o Vereador Marcos Barros de Souza, baixou às comissões; Projeto de Diretrizes Orçamentárias – LDO (Ano 2013), Projeto de Lei Nº 12/2012, de 12 de abril de 2012, que altera a redação do §1° do artigo da Municipal nº 1.948, de 03 de março de 2011, que solicita a regularização das atividades de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias.

Foram aprovados:

- Projeto de Lei nº 09/2012, que denomina de Rua Querubina Feitosa Guedes a Rua Projetada I, do Loteamento Vale das Palmeiras; Continue lendo...

Campanha antecipada; Prefeito Carlos Rafael usa Sessão Itinerante como palanque eleitoral

O prefeito Carlos Rafael (PTB), participou de uma Sessão Itinerante, realizada entre a tarde e noite de hoje, segunda (16), para dizer que irá pavimentar e asfaltar todas as ruas da cidade até o final do seu governo.

“Dificuldades nós iremos encontrar, os obstáculos são grandes, mas estamos trabalhando incansavelmente para diminuir essa demanda, pois em menos de um ano, já resolvemos muito, em sessenta dias realizaremos frentes de trabalhos emergentes para diminuir a problemática, vamos calçar e pavimentar todas as ruas de Cajazeiras”, afirmou o chefe do executivo.

Da redação

segunda-feira, 16 de abril de 2012

“O Cordel Vai à Feira”; Projeto trás de volta cultura popular às ruas da cidade de Sousa


Uma multidão parou para vê de perto um dos programas mais antigos das feiras nordestinas.

O repente, a cantoria de feira-livre havia sido esquecida nos últimos anos, mas a cidade de Sousa, no Sertão paraibano vem resgatando sua história com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil.

O bairro da Estação recebeu no sábado (14), o projeto de incentivo cultural “O Cordel Vai à Feira”, com a poesia dos artistas; Antônio Sarinho (de Boqueirão), os repentistas Chico Xavier, Edízio Calixto e Zé Morais.

Da redação

domingo, 15 de abril de 2012

Cajazeiras; Nego Rosa e Vanessa ganha eleição para presidir Associação Comunitária do Bairro São José


Eleição realizada durante este domingo (15), para eleger a nova diretoria que presidirá a Associação Comunitária do Bairro São José – Zona Norte de Cajazeiras trouxe como resultado a vitória da Chapa 02, com “Nego Rosa” presidente e Vanessa vice-presidente.


“Nego Rosa” sufragou 194 votos, equivalente a 58,2%; Antônio de Beata e Damião sufragaram 139 votos, que equivale a 41,7%. Ainda foram contabilizados dois (2) votos brancos e dois (2) nulos.

Presidiu a Comissão Eleitoral, Francisco Hernandes, secretária a Senhora Eliene com auxilio de mesários e fiscais de ambos os candidatos.

Da redação

sábado, 14 de abril de 2012

Por dez votos; Wilson Furtado e Olivan Pereira ganham eleição da Associação Cajazeirense de Imprensa (ACI)


Eleição realizada neste sábado (14), na Câmara Municipal de Cajazeiras, para eleger a nova diretoria da Associação Cajazeirense de Imprensa (ACI), trouxe como resultado a derrota da Chapa 02 encabeçada por J. França e Eutim Rodrigues, que obtiveram quarenta e um votos (41).

A Chapa 01 encabeçada por Wilson Furtado e Olivan Pereira, obteve cinquenta e um votos (51).

Resultado oficial:

- Chapa 01, cinquenta e um votos (51) ganhadora;
- Chapa 02, quarenta e um votos (41) perdedora. Foram contabilizados noventa e quatro votos (94), Continue lendo...