Após dois anos desrespeitando a lei municipal 1.233/99, que
regulamenta o tempo de atendimento nas filas bancárias, a agência do
Banco do Brasil de Cajazeiras, na Paraíba, teve suas portas fechadas
pelo Procon Estadual, nesta terça-feira . A interdição vai durar 48
horas e a instituição só poderá ser reaberta mediante a apresentação de
um relatório que aponte soluções para o problema. Na semana passada, um
idoso ficou mais de uma hora na fila e acabou morrendo após sofrer um
infarto.
De acordo com a secretária executiva do órgão, Klébia Ludgério, o
Procon-PB já havia notificado e até multado várias vezes o banco, por
causa do longo tempo que os clientes esperavam nas filas.
- Com a morte de um idoso, na semana passada, na fila do banco a população queria justiça - disse.
O tempo de espera regulamentado pela lei municipal é de 20
minutos em dias normais e de 30 minutos em dias de pagamento e feriado.
Mas, de acordo com o Procon-PB, os clientes esperavam uma hora em dias
sem grande movimento na agência, e até duas horas em dias de pagamento.
Segundo Klébia Ludgério, caso o banco não apresente um relatório
com as soluções para o problema nas filas, o tempo de interdição será
prolongado e o órgão poderá aplicar multa de até R$ 3 milhões.
A coordenadora disse ainda que as ações devem se estender para outras agências bancárias de João Pessoa.
Fonte: O Globo