Estiveram presentes na solenidade, promotores e procuradores de Justiça. Para a cerimônia, a mesa foi composta pelo ex-presidente, Márcio Gondim; o procurador-geral de Justiça e presidente de honra da APMP, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho; o 1° vice-presidente da Conamp, Tarcísio José Sousa Bonfim; o secretário-geral da Conamp e presidente da Associação Sul-Matogrossense do Ministério Público, Romão Ávila Milhan Júnior; o diretor da Conamp da Região Sudeste e presidente da Associação Espírito Santense do Ministério Público, Pedro Ivo de Sousa; o representante do Conselho Nacional Do Ministério Público (CNMP), o conselheiro Osvaldo D’albuquerque Lima Neto; a 1ª vice-presidente da APMP – Soraya Soares da Nóbrega; e o novo presidente, Leonardo Quintans Coutinho.
Em seu discurso de posse, o novo presidente expressou a sua alegria, honra e gratidão em representar os membros do Ministério Público da Paraíba. “Ser Ministério Público é ter a possibilidade de, munido de poderes do Estado, lutar por uma sociedade mais justa. Sempre digo que o maior gesto cristão e de amor ao próximo que um membro do Ministério Público pode fazer, é exercer com afinco suas atribuições. Não precisamos ir longe para ajudar o semelhante, por isso, sou apaixonado pela instituição e a vivo intensamente” declarou.
Leonardo Quintans agradeceu a sua família, aos professores que se tornariam futuros colegas de Ministério Público, aos ex-presidentes da APMP Amadeu Lopes, Francisco Seráphico, Bergson Formiga e Márcio Gondim com quem pode partilhar momentos de aprendizado na APMP e no MPPB e também ao promotor de Justiça Antônio Hortêncio pela parceria na administração da atua gestão do Ministério Público.
Por fim, Quintans destacou suas pretensões para a gestão nos próximos dois anos: “Diálogo e União: por um Ministério Público Forte! O nome da nossa chapa revela características pessoais e de valores que tenho, que aprendi ao longo desses anos, e foram postos em prática na construção de nossa diretoria. Com o exercício prático dessas premissas, conseguimos reunir vários segmentos e pensamentos vivos de nossas instituição, em torno de uma unidade que somente benefícios vem trazendo à classe, ao Ministério Público e à sociedade”.
O ex-presidente Márcio Gondim se despediu e falou sobre os obstáculos que surgiram durante a sua gestão, abordou os ataques sofridos pelo MP e destacou as vitórias conquistadas em âmbito interno, como a modificação do Estatuto relacionada ao benefício do pecúlio, e em âmbito nacional em parceria com a Conamp. Por fim, desejou uma boa jornada para o novo presidente.
“Tenho certeza, amigo Leonardo, que obstáculos surgiram e surgirão. Mas com fé, com dedicação, com o seu esmero, com a sua vontade de trabalhar, inquieto como você é, a Associação não será um fardo, mas sim, fruto de alegria, conquistas e de mais vitória na vida de cada promotora e promotor de Justiça”, finalizou.
O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico, parabenizou a nova diretoria e Conselho Fiscal da APMP e afirmou vislumbrar a competência e a capacidade da nova gestão de solidificar e ampliar as conquistas e, ao mesmo tempo, sobrepor os novos desafios associativos.
“Nesta noite iniciamos um novo ciclo associativo. Uma nova diretoria assume esse comando, com a responsabilidade histórica de atravessar nossos mares com coragem e coerência, contribuindo para o fortalecimento do nosso Ministério Público e a defesa permanente dos associados. Uma diretoria que tem à frente o grande e combativo promotor de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho”, afirmou o PGJ, e acrescentou: “Pude presenciar e compartilhar o processo de construção da sua candidatura ao cargo de presidente da nossa Associação. Vossa Excelencia formou uma chapa única após vários debates, conseguindo unir todos, homens e mulheres, em prol de um objetivo comum, o que demonstra que a APMP pode ser e é de todos, ampliando os espaços políticos”.
O 1º vice-presidente da Conamp, Tarcísio Bonfim, também discursou durante a solenidade. Ele elogiou o trabalho realizado por Márcio Gondim durante a sua gestão em prol da defesa das prerrogativas do Ministério Público brasileiro e do Estado democrático de direito, e entregou ao ex-presidente uma placa em nome da Conamp, em reconhecimento pelos serviços prestados à frente da APMP. Tarcísio Bomfim também expressou confiança pelo mandato que se iniciou nessa quinta-feira.
“Algumas ocasiões importantes exigem de nós a quebra de protocolo para sob domínio da emoção e da gratidão prestar homenagem a um líder que no cumprimento de suas missões e responsabilidades travou o bom combate e guardou a fé. Sim, estou me referindo ao Dr, Márcio Gondim. Para aqueles que o mandato se inicia, sob a liderança de Leonardo Quintans e com a capacidade e o compromisso de cada uma das senhoras e dos senhores, fica nosso abraço, desejo de muito sucesso na caminhada e a certeza de que o trabalho feito será de excelência”, afirmou.
A chapa Diálogo e União foi eleita no dia 14 de dezembro do ano passado e recebeu 219 votos dos associados.
Confira:
Diretoria
Conselho Fiscal
Fonte: APMP