domingo, 28 de julho de 2019

Carlos Filho visita Antônio Gobira e pede apoio político nas eleições municipais em 2020

O jovem médico, filho dos ex-prefeitos Dr. Carlos Antônio (DEM) e Drª. Denise Albuquerque (PSB) – Carlos Filho também filiado ao (DEM) fez uma visita de cortesia ao líder político Antônio Gobira (REDE). O referido encontro aconteceu na noite do último sábado (27), na residência do sapateiro.

Em contato com Gobira, o mesmo revelou que a visita foi de cortesia e que Dr. Carlos Filho é um jovem talentoso e tem demonstrado maturidade e que o mesmo pediu seu apoio para às eleições municipais de Cajazeiras, no próximo ano de 2020.

Perguntado sobre sair às ruas de Cajazeiras e comunidades, vestir a camisa de apoio a Carlos Filho, Gobira – foi enfático: “Eu sou filiado à Rede Sustentabilidade e meu partido tem o desejo que eu me candidate a prefeito da minha cidade, Cajazeiras”.

Na sequência o sapateiro Antônio Gobira deixou evidente, que não é e sem será um entrave, tudo vai depender de uma conversa aberta – entre seus apoiadores e as demais lideranças. “Caso não haja entendimento de apoio a outro candidato eu serei candidato a prefeito de Cajazeiras, sou filiado a um partido e esse partido me respalda nesse projeto”.

Sobre políticos e pessoas visitarem sua casa, Gobira ressaltou: “Minha residência está sempre de portas abertas, quem quiser me visitar pode vir”. finalizou Gobira.


Redação – fmrural.com.br

sexta-feira, 26 de julho de 2019

“De lapada”. Carlos Filho ganha enquete realizada nesta sexta-feira (26) por emissora de rádio de Cajazeiras


Desde o início desta semana, o site fmrural.com.br postou em sua capa uma enquete com (dez) nomes, que vem sendo lembrados pela população de Cajazeiras, sempre que o assunto transcorre em torno de “eleições 2020”. A partir desta pesquisa sem valor eleitoral, toda imprensa local foi pautada pelo assunto.

Pelas redes sociais, grupos de WhatsApp e demais meios de comunicação, o assunto mais comentado nos últimos dias tem sido os possíveis nomes que comporão chapas, para uma disputa eleitoral.

Em enquete realizada no final da manhã e, início da tarde desta sexta-feira (26), por uma emissora de rádio local, os apresentadores perguntavam aos seus ouvintes: Se as eleições para prefeito em Cajazeiras, fossem hoje, em quem você votaria?

Com aparência espontânea, a enquete não apresentou nomes dos candidatos. Os próprios ouvintes responderam o questionamento e em quem pretendiam votar.

Nomes lembrados e resultado:

– Carlos Filho: filho dos ex-prefeitos Dr. Carlos Antônio e Denise Albuquerque, deu de lavada e obteve (49) votos;

– José Aldemir: ex-deputado federal e ex-deputado estadual e atual prefeito de Cajazeiras, obteve apenas (10) votos;

– Vereador Neguinho do Mondrian: empresário e parlamentar-mirim por duas legislaturas seguidas em Cajazeiras, obteve (07) votos;

– Vereador Jucinério Félix: ex-secretário municipal, ator, produtor cultural e vereador por duas legislaturas, obteve (04) votos;

– Drª. Denise Albuquerque: ex-prefeita de Cajazeiras e atual secretária adjunta de estado, obteve (02) votos;

– Dr. Carlos Antônio: ex-prefeito de Cajazeiras por duas oportunidades e ex-secretário de estado, obteve (02) votos;

– Chico Mendes: empresário, primo do deputado Jeová Campos e atual prefeito de São José de Piranhas, foi lembrado por (01) ouvinte;

– Marquinhos Campos: empresário e ex-vice-prefeito de São José de Piranhas, ele é irmão do deputado estadual Jeová Campos, obteve (01) voto.

Em ano pré-eleitoral, as enquetes servem para um rápido e breve levantamento espontâneo e mede principalmente a lembrança que o eleitor tem de um político e o grau de interesse nas eleições. Como foi o caso desta de hoje, realizada na Terra do Padre Rolim.

Redação – fmrural.com.br

quarta-feira, 24 de julho de 2019

TJPB lavra Acórdão com decretação de prisão de acusado de estuprar adolescente na Câmara de Vereadores de Cajazeiras


A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo Excelentíssimo Senhor Desembargador Ricardo Vital de Almeida, em sessão ordinária do último dia (18) de julho, de 2019, seguiu à unanimidade, o entendimento do relator da apelação criminal Nº 0000983-83.2012.815.0131, Desembargador Arnóbio Alves Teodósio, autor da lavra, julgou incabível, igualmente, como requer o embargante, o diferimento da Execução de Pena – cuja determinação consta no Acórdão, abaixo.


O Vereador Marcos Barros de Souza (PSB) foi condenado há (oito anos e seis meses) de prisão por estupro de vulnerável, em fato comprovado nos autos, onde o acusado, abusou sexualmente de uma menina há época com (doze) anos de idade. O estupro aconteceu em seu gabinete, no interior da Câmara Municipal de Cajazeiras, quando o parlamentar era o presidente do Poder Legislativo cajazeirense.

Marcos Barros poderá ser preso a qualquer momento, cabendo-lhe pedido de liminar em Habeas Corpus ao Supremo Tribunal de Justiça, podendo ser aguardada já em cumprimento da lei, ou seja, em reclusão no Presídio Regional de Cajazeiras. O Processo se arrastava desde 2012.


Com informações do TJPB

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Popular Ernesto da Peixada tira a própria vida por meio de enforcamento dentro de bar em Cajazeiras

Foi na tarde desta segunda-feira (22), que populares que passavam pelas imediações da Praça José Guimarães – “Praça do Pirulito”, no Centro comercial de Cajazeiras, quando se depararam com o popular Ernesto Nascimento Albuquerque pendurado no pescoço por uma corda.

“Ernesto da Peixada” era bastante conhecido e tido como brincalhão e divertido, porém, não é sabido o tresloucado gesto.

De acordo com informações de transeuntes que passavam na calçada do local, acima mencionado – a esposa do mesmo entrou em desespero, ao ver a fatídica cena.

Aos prantos Maria Helena chamou atenção das pessoas e seu cunhado Félix Albuquerque, que comunicou o fato à Polícia Militar e SAMU, mas nenhuma providência e tentativa de socorro foi possível fazer, pois Ernesto já estava em óbito.

A PM isolou a área até a chegada da Polícia Civil e equipe de peritos. O corpo foi encaminhado ao NUMOL de Patos, para realização de exames cadavéricos. Ernesto tinha 53 anos, deixa esposa e um filho.


Redação – fmrurla.com.br

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Radialista cajazeirense expõe desejo de concorrer uma vaga na Câmara Municipal para lutar em prol da causa animal


Angustiado com a inoperância do poder público, o radialista cajazeirense Eutim Rodrigues – postou em sua rede social o Facebook, o desejo de se candidatar uma vaga à Câmara de Vereadores, ao pleito vindouro nas eleições municipais em 2020.

Bastante atuante e preocupado com a questão dos maus tratos em desfavor dos animais de rua de Cajazeiras e, alheismo do poder público municipal, Eutim Rodrigues expôs uma reflexão e preocupação no tocante a falta de atenção para com os animais.

Leia abaixo, o conteúdo!

- “Venho a algum tempo pensando sobre a luta em prol dos animais de rua de Cajazeiras que é bastante árdua e, infelizmente, tão pouco apoiada pelas nossas autoridades. Tenho sentido na pele como é difícil buscar o apoio da sociedade através das nossas campanhas no rádio para atender animais que são molestados ou vítimas de acidentes. As ajudas diminuem a cada campanha, e aí temos que reconhecer a difícil situação financeira pela qual todos passam no nosso país, cientes de que as pessoas que mais ajudam são os mais carentes”.

- “Então em reflexão com amigos e apoiadores da causa pensei em arquitetar um projeto para que a luta saísse apenas dos grupos e apoiadores que já fazem um trabalho excepcional retirando na maioria das vezes do próprio bolso; e levar para um patamar maior, onde a causa pudesse ganhar uma voz mais ativa e grande magnitude”.

- “Estou pensando seriamente em disputar uma vaga na câmara municipal nas próximas eleições e levar a causa dos animais de rua como principal bandeira. Seria muito importante que tivéssemos alguém para defender esses animais, cobrando mais comprometimento dos poderes e reforçando, assim, a luta de todos os grupos e protetores da cidade.

- “Tenho algumas ideias que podem ser aperfeiçoadas através de sugestões, mas a principal delas é abdicar totalmente do salário de vereador que seria utilizado na contratação de um ou dois veterinários para atender aos inúmeros procedimentos que sempre surgem, para que não tivéssemos que está buscando sempre o rádio para custeá-los. Seriam R$ 8 mil todo mês para cobrir esses procedimentos”.

- “Cito abaixo algumas das propostas que pensei e se os amigos acharem o projeto interessante peço apoio para nos encorajar”.

- abdicar do salário em prol da causa;

- lutar pela construção de um espaço para implantação do projeto idealizado pela Faculdade Santa Maria de castração dos animais;

- criar leis municipais mais duras contra maus-tratos;

- implantação do Dia do Animal de Rua no calendário municipal como forma de promover campanhas principalmente de vacinação e doações;

- trabalhar formas acessíveis de doação da sociedade civil para os grupos de voluntários cuidadores;

- incentivar a população na instalação de bebedouros e recipientes para ração;
- dentre outras...

Eutim Rodrigues


Folha VIP de Cajazeiras

Após presença de ratos e baratas, atividades do Samu de Ibiara são suspensas

Em Ibiara, na região do Vale do Piancó, o SAMU teve as atividades suspensas depois de recomendação do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN-PB). Após uma fiscalização do órgão foi constatado más condições do ambiente onde funciona o SAMU da cidade.

Foram encontrados ratos, baratas e até formigas passeando em meio aos pertences dos profissionais da unidade de saúde.

Recomendamos que o atendimento fique suspenso até que ofereça melhores condições para a assistência. Assim, em acordo com a Secretaria de Saúde e a coordenação de enfermagem, esperamos que sejam feitos os ajustes necessários para a continuidade do atendimento a fim de evitar que a população fique desassistida”, afirma Renata Ramalho, presidente do Coren-PB.

Informações recebidas pela redação do portal também apontam para atraso no pagamento dos profissionais do Samu.


Com informações de Conceição Verdade

Canditados na lista de espera do ProUni devem comprovar informações

A partir desta sexta-feira (19), todos os candidatos que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ir às instituições de ensino superior privadas onde concorrem a uma vaga apresentar a documentação de comprovação das informações prestadas na inscrição.

O prazo para que os candidatos que compareçam às faculdades vai até 22 de julho. A lista com a documentação necessária está disponível na página do ProUni.

Desde ontem (18), a lista de espera está disponível para consulta pelas instituições. A lista contém a classificação dos estudantes por curso e turno, segundo as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

A lista de espera será usada pelas próprias instituições para preencher as bolsas de estudos que não foram ocupadas nas duas chamadas regulares do programa.

Bolsas de estudo
Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade, e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

O ProUni é voltado para candidatos que não tenham diploma de curso superior e que participaram do Enem 2018.

Os estudantes devem ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsistas integrais. É preciso ainda ter obtido nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas nas provas do Enem.

Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.


Agência Brasil

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Pedofilia: Câmara Criminal do TJ não acolhe embargos declaratórios e vereador Marcos Barros (PSB) pode ser preso a qualquer momento

Em sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (18), a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, que havia recebido os autos do Processo, Nº 0000983-83.2012.815.0131, para julgamento de ação em desfavor do Vereador Marcos Barros de Souza (PSB), não acolheu os embargos de declaração da defesa e, manteve a condenação de (oito anos e seis meses) pelo crime de estupro de vulnerável.

Diante o exposto, o parlamentar até pode recorrer da decisão, mas haverá de aguardar o recurso preso.

Por conta de julgamento, o Superior Tribunal de Justiça embasado com repercussão geral, que antecipa o cumprimento da pena, após julgamento dos tribunais estaduais, a decisão do colegiado será mantida.

A qualquer momento o relator do processo acima mencionado - pode lavrar o acórdão e, nele será expedido o mandado de prisão do vereador cajazeirense.


Com informações do TJPB

Secretaria de Educação lança 1ª Antologia Lerarte e 2º Concurso Literário para estudantes da rede municipal


A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (17/07), no Teatro ICA, o lançamento da I Antologia de Poesias, Contos & Crônicas, publicação composta com os textos dos alunos das escolas do Sistema Municipal de Ensino.

Além da tarde de autógrafos com os alunos premiados, a secretária municipal de educação, professora Maria do Socorro Delfino divulgou o edital do II Concurso Literário LERARTE, com a premiação de computadores e impressoras para os alunos do primeiro lugar, nas categorias A (infantil) e B (juvenil) e computadores para os professores/orientadores dos estudantes premiados.

O coordenador do LERARTE, professor Abraão Vitoriano, enalteceu o referido projeto de leitura como um ponto de partida que para muitos discentes possam expressar seus talentos literários e experienciar práticas significativas de leitura e escrita.

"O LERARTE vem sendo desenvolvido nas escolas do Sistema Municipal de Ensino desde 2017, alcançando resultados expressivos como uma política de incentivo na formação de leitores e escritores", ressaltou o coordenador do projeto.


Secom-Cz

Famup assina acordo com presidente nacional do Ibama para reverter multas em soluções ambientais


O presidente do Ibama, Eduardo Bim, assinou na última segunda-feira (08/07), na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em João Pessoa, um acordo para transformar as multas dos municípios com o órgão em benefícios para serem investidos na formulação de soluções ambientais que tratem os resíduos sólidos, a exemplo dos aterros sanitários. A assinatura se deu, após a Federação da Associações de Municípios da Paraíba (Famup), em parceria com o MPPB, Ministério Público Federal e Governo do Estado, solicitarem o benefício.

Eduardo Bim destacou a parceria realizada na Paraíba para garantir a execução dos aterros. Segundo ele, seria interessante levar essa experiência para outros estados do Brasil. “Sem dúvida uma experiência muito interessante. Quando soube do que estava acontecendo na Paraíba, para acabar com os lixões, fiz questão de vir pessoalmente. São soluções como essa que precisamos para garantir mais sustentabilidade ambiental no nosso País”, disse.

Para o presidente da Famup, George Coelho, a assinatura do acordo foi uma grande vitória do movimento municipalista local e vai garantir que os prefeitos possam investir o dinheiro das multas na concretização dos projetos de aterros sanitários. “Foi um grande acordo já que muitos municípios estão pagando as multas mesmo sem condições, o que deixava a administração sem recursos para investir nos aterros. Dessa forma, com a anuência do Ibama, poderemos reverter esse dinheiro para o fim dos lixões”, disse.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico da Nóbrega, disse que a assinatura do acordo vai garantir a viabilidade dos aterros e destacou que o Ministério Público está à disposição dos municípios para contribuir com o fim dos lixões. “É importante dizer que o Ministério Público é um parceiro dos municípios. Não estamos aqui para punir ninguém. Queremos, juntos, encontrar soluções que sejam viáveis, como essa que realizamos hoje”, afirmou.

De acordo com o promotor do Meio Ambiente, Raniere Dantas, o trabalho em parceria com a Famup realizada nos municípios deve continuar em outras micro-regiões do Estado. “Estamos concluindo os trabalhos nessa primeira micro-região, onde já temos cinco municípios com projetos apresentados junto ao Ibama, para partirmos para outros municípios. Chegaremos a todas as micro-regiões para garantir o fim dos lixões, mas sobretudo apresentando a população formas de garantir a geração de renda com os recicláveis”, disse.

Estiveram presentes a assinatura do acordo o secretário de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; os prefeitos de Juripiranga, Paulo Dália; de Marcação, Lili Oliveira; de São Sebastião do Umbuzeiro, Adriano Wollf; o procurador da República, Antônio Edílio Magalhães; o procurador de Justiça, Francisco Sagres; promotor do Meio Ambiente de João Pessoa, José Farias; e o segundo subprocurador-geral de Justiça, Álvaro Gadelha, além do presidente do Ibama na Paraíba, Rosil de Lima Lacerda Júnior.

Assessoria de Comunicação - FAMUP

Promotoria alerta para propaganda eleitoral antecipada, em São Bento


A Promotoria da 69ª Zona Eleitoral expediu recomendação ao agentes e servidores públicos de São Bento que se abstenha de realizar propaganda eleitoral, campanha, militância de pré-candidatos, candidatos, partidos ou coligações, inclusive com a utilização de adesivos, banners ou e-mail funcional.

A recomendação foi expedida pelo promotor eleitoral Osvaldo Lopes Barbosa após denúncia de propaganda antecipada. No documento, é destacado ainda que os bens públicos, como veículos, combustível ou material de expediente, não podem ser usados em campanhas ou propaganda eleitoral.

O promotor ressalta que a Lei n. 9504/97 proíbe qualquer propaganda eleitoral antecipada, antes de 16 de agosto do ano da eleição, prevendo multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil para o seu descumprimento.

Ainda de acordo com a recomendação, nos eventos institucionais realizados pela Prefeitura Municipal, até as eleições de 2020, devem ser observadas as regras protocolares instituídas na Lei Eleitoral, notadamente a fim de evitar-se o desvirtuamento de solenidades e eventos festivos para a indevida promoção pessoal de pré-candidatos que sequer tenham qualquer vínculo ou relação com o objeto do evento oficial.

Conforme a recomendação, devem ser adotadas as providências administrativas que entender cabíveis para prevenir a ocorrência de ilícitos eleitorais relacionados à prática de condutas vedadas em geral previstas na Lei Eleitoral, bem como para prevenir a prática de captação de sufrágio ou abuso de poder político.


MPPB

Nesta sexta-feira: João Azevêdo entrega travessias urbanas em Pilões e Sertãozinho


O governador João Azevêdo inaugura, nesta sexta-feira (19), mais duas obras de mobilidade urbana que beneficiam as cidades de Pilões e Sertãozinho, na região do Brejo. A primeira a ser inaugurada, às 10h, será a travessia urbana da cidade de Pilões, com um total de 1,4 km, que consiste no recapeamento asfáltico das ruas Santa Cruz, Cônego Teodomiro Norberto Baracuí e Avenida Benjamin Sobrinho. A segunda obra, a travessia urbana de Sertãozinho, com 640 metros, beneficiou com recapeamento asfáltico as ruas Sabiniano Maia, João Pessoa, Nossa Senhora de Fátima e Rua da Vitória.

O Governo do Estado investiu na obra de Pilões R$ 510.950,87 e na de Sertãozinho R$ 294.576,76, ambas com recursos próprios, contemplando uma população de 11.638 habitantes das duas cidades, além dos motoristas que trafegam pelas rodovias da região.

Na pavimentação das duas travessias, foram executados serviços de recuperação de calçamento, dispositivos de drenagem, recapeamento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e sinalização horizontal e vertical. Os serviços foram iniciados em maio e concluídos em junho deste ano.

Ao destacar a inauguração de mais duas obras de mobilidade urbana, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, Carlos Pereira, ressalta que as travessias e ruas proporcionam mais qualidade de vida para os moradores das duas cidades. Ele ainda acrescentou que as obras modernizam a infraestrutura viária das cidades, além de reduzir os acidentes de trânsito e o tempo de viagem com conforto e segurança para seus usuários.


Secom-PB

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Sindicato emite nota de repúdio após vereadores aprovarem projeto de lei do executivo

NOTA DE REPÚDIO

Vimos através da presente nota, expressar o nosso repúdio à decisão da Câmara Municipal de Cajazeiras, que na noite do dia (18) de junho de 2019, em Sessão Ordinária daquela Casa Legislativa, aprovou o projeto de lei de autoria do Senhor Prefeito José Aldemir Meireles, modificando o Plano de Cargos Carreira e Remuneração do magistério municipal da nossa cidade.  De acordo com o que estava estabelecido no PCCR da Educação municipal cajazeirense, só poderia ocupar o cargo de gestor no sistema municipal, o professor ou professora que fizesse parte do quadro efetivo lotado na Secretaria da Educação de Cajazeiras. Com a alteração agora aprovada, o chefe do Executivo municipal poderá nomear qualquer docente para o cargo de diretor ou vice-diretor das escolas do Sistema Público Municipal de Educação, o que na verdade rasgou uma determinação correta, legítima e eficiente que estava inscrita no PCCR do nosso município. Entendemos que tal atitude, adotada pelo Senhor Prefeito e vereadores que lhe foram solidários na matéria em questão, tem o nítido interesse eleitoreiro e agride frontalmente os princípios da nossa Educação. Assim, manifestamos o nosso desacordo com esta política implementada pelo Executivo municipal e pelos vereadores que aprovaram a propositura do Prefeito José Aldemir Meireles, os quais, com tal atitude, traíram à Educação e aos Educadores Cajazeirenses!


Diretoria do SINFUMC