segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Homenagem: Farmácia do HUJB recebe nome de Darlene Lopes

Darlene Lopes, falecida em maio de 2017, contribuiu para a melhoria dos serviços na unidade.
A farmácia do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu o nome da farmacêutica Darlene Lopes Ferreira, que atuou na coordenação da unidade. A servidora faleceu em maio deste ano. A homenagem também se estende através de uma placa exposta no interior da farmácia, com uma mensagem de agradecimento aos serviços prestados e uma foto da colaboradora.

Segundo o gerente administrativo do HUJB, Marcelo Pinheiro, o reconhecimento foi uma iniciativa da direção do hospital em virtude da contribuição e dedicação de Darlene à farmácia do HU durante os anos em que ela passou à frente da unidade. “Com toda a doação e compromisso de Darlene, conseguimos elevar o padrão de organização que hoje alcançamos na farmácia do HUJB. Só temos o que agradecer e essa foi uma forma de homenageá-la”, informou.

Um exemplo da luta para otimizar os trabalhos na farmácia do HUJB foi a aquisição da máquina fragmentadora de medicamentos, um projeto idealizador de Darlene Lopes. No entanto, o equipamento somente pode ser adquirido após a morte. “Ela lutou por mais essa conquista, juntamente com a superintendência e gerências. Darlene fez de tudo para conseguir que essa tecnologia chegasse ao nosso hospital. Pena que ela não pode usufruir”, lamentou a farmacêutica e companheira de trabalho de Darlene, Desterro Menezes.

O hospital é um dos poucos do Estado a contar com a máquina unitarizadora, uma das mais modernas do mercado. A aquisição garante melhor rastreabilidade dos medicamentos dispensados para os usuários do setor de pronto-atendimento e de internação do Hospital Universitário Júlio Bandeira.

Durante a festa de confraternização de final de ano dos servidores do HUJB, ocorrida no dia 7 de dezembro no Rotary Club de Cajazeiras, familiares receberam uma placa de homenagem à Darlene. Um dos irmãos da servidora, muito emocionado, agradeceu pelo reconhecimento e disse que ainda não havia superado a perda da irmã. Um mesmo exemplar da placa, em tamanho maior, ficará exposto no interior da farmácia hospitalar.

Ebserh
Desde dezembro de 2015, o HUJB integra a rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.


Assessoria