O primeiro dia de encontro foi realizado na noite da última sexta-feira (29), na Câmara Municipal, já o segundo dia no Colégio Estadual Dom Moisés Coelho, no sábado (30).
O referido evento foi organizado pela Secretaria Executiva de Cultura, Gerência de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, junto com a Federação Independente de Cultos Afro-Brasileiros do Estado da Paraíba, que tem à frente “Mãe Renilda de Oxóssi”, muito conhecida no Estado.
Além da discussão sobre temas relevantes, o encontro serviu para abordar fatos que ainda acontecem em algumas partes do Estado – que é o preconceito religioso. Segurança Pública e Meio Ambiente e respeito pelas Religiões de Matriz Africana também foram abordados.
Mãe Renilda de Oxóssi fez diversas intervenções sobre o preconceito vivenciado ao longo do tempo e atribui que fosse feito uma discussão mais ampla, para que no sábado os pais de santo e mães de santo, ali presentes possam colaborar para a confecção de um documento a ser entregue ao governado, Polícia Militar e ao Secretário da Defesa Social – Dr. Cláudio Lima.
Participaram do encontro o Secretário de Cultura do Município – Aguinaldo Cardoso, a Secretária de Políticas Públicas – Josefa Mendes, a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres – Andréa Coutinho, o Vereador Eriberto Maciel (representando o Poder Legislativo), o Tenente Alves (representando o 6º BPM) além de autoridades de religiões de Matriz Africana.
Houve ainda, diversas apresentações culturais do grupo de dança local, New Show.
Fotos de: José Cavalcante Jr e Wegleyson Souza
Da redação