A proposta busca alinhar a mobilidade urbana da Paraíba às práticas sustentáveis já consolidadas em diversas cidades do mundo, incentivando o uso de meios de transporte não poluentes, como a bicicleta, promovendo hábitos saudáveis e garantindo mais segurança para ciclistas e pedestres. O texto prevê que as ciclovias sejam integradas ao transporte coletivo, respeitem normas de segurança e acessibilidade e priorizem critérios de sustentabilidade, como arborização e uso de materiais de baixo impacto ambiental .
Cartaxo destacou que a iniciativa se inspira em sua experiência como prefeito de João Pessoa, quando implantou o maior programa de ciclovias e ciclofaixas da história da capital. Entre 2013 e 2020 foram construídos mais de 40 km de ciclovias, contemplando bairros como Castelo Branco, Valentina, Centro, Avenida Beira Rio e toda a extensão da orla marítima.
“Quando fui prefeito de João Pessoa, priorizamos a mobilidade sustentável e deixamos um legado com a maior malha cicloviária da história da cidade. Agora, proponho que o Travessias Urbanas também contemple ciclovias, garantindo segurança, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente em todas as regiões da Paraíba”, afirmou o parlamentar.
O projeto, de caráter autorizativo, não gera despesa obrigatória, mas orienta o Poder Executivo a incluir ciclovias sempre que possível nas obras de urbanização do Travessias Urbanas, fomentando o uso de bicicletas por toda a Paraíba.
Assessoria