O Centro de Detenção Provisória Pinheiros I, na Zona Oeste de São Paulo, para onde o influenciador Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, foram levados na segunda-feira (18), está superlotado. Está com cerca de 350 presos acima de sua capacidade, que é de 521 pessoas.
Ainda assim, é a unidade com a menor capacidade de presos dentre as quatro que compõem o complexo de Pinheiros. Todas elas apresentam lotação superior ao máximo de vagas disponíveis.
De acordo com dados contabilizados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) até o dia 15 deste mês, o complexo tinha 3.827 presos. O número representa lotação de 56% a mais da capacidade total de 2.452 detentos.
CDP Pinheiros I — capacidade: 521 — População: 889
CDP Pinheiros II — capacidade: 793 — População 1.369
CDP Pinheiros III — capacidade: 572 — População 939
CDP Pinheiros IV — capacidade: 566 — População 630
O CDP I mantém suspeitos envolvidos em crimes contra a dignidade sexual. O complexo de Pinheiros só abriga presos provisórios, isto é, que aguardam julgamento ou estão em fase inicial do cumprimento de pena.
O casal de influenciadores havia sido detido na sexta-feira (15) em Carapicuíba, na Grande São Paulo, pela Polícia Civil em cumprimento a um mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça da Paraíba.
Hytalo e Israel são investigados pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração e exposição de crianças e adolescentes e tráfico humano em conteúdos produzidos para as redes sociais (saiba mais abaixo).
Os dois chegaram ao CDP I de Pinheiros por volta das 15h50 da segunda. A informação foi confirmada pela SAP.
G1 - SP