quinta-feira, 20 de março de 2025

Dia Mundial da Água: Solar Coca-Cola investe mais de R$ 70 milhões em gestão eficaz de recursos hídricos

Até 2027, a fabricante do Sistema Coca-Cola pretende reduzir o consumo hídrico para 1,50 litro de água captada por litro de bebida produzida e, desde 2015, reduziu em 29% o volume de água consumido por litro de bebida produzida

Na indústria de bebidas, onde a água é a principal matéria-prima, uma gestão adequada desse recurso é fundamental para assegurar a eficiência hídrica do processo e, sobretudo, preservar esse bem vital para a humanidade. Abraçando essa responsabilidade, a Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), adota uma gestão estratégica dos recursos hídricos, considerando a água como um de seus principais ativos. Somente no último ano, a empresa investiu mais de R$ 70 milhões em modernizações fabris para redução do consumo hídrico. 

Ações que incluem a redução do uso de água em processos industriais, a recuperação de efluentes, iniciativas para conservação de bacias hidrográficas e a proteção de ecossistemas críticos têm se expandido nas unidades da empresa de Norte a Nordeste do país, bem como em parte da região Centro-Oeste. Nas unidades, o foco é na atualização das tecnologias para eficiência hídrica, incluindo processo de ultrafiltração, reaproveitamento de vapor, modernização de lavadoras e sistemas de captação de água da chuva. 

Entre as principais ações da empresa, destaca-se a meta de reduzir o consumo hídrico para 1,50 litro de água captada por litro de bebida produzida até 2027. Estes esforços da empresa não são recentes. De acordo com o diretor de Supply Chain da Solar, Orlando Fiorenzano, a empresa investe continuamente na redução do consumo de água há décadas. “Desde 2015, a Solar reduziu em 29% o volume de água consumido por litro de bebida produzida. Estes resultados levaram nossa empresa a ser reconhecida como a primeira franquia da Coca-Cola na América Latina a receber a certificação Alliance Water Stewardship (AWS)”, destaca Fiorenzano.

Capilaridade de ações

Utilizando sua capilaridade ímpar no mercado, a Solar expande essas iniciativas por todo seu território em 70% do Brasil. No Nordeste, a empresa realizou a expansão da segunda etapa de modernização da Estação de Tratamento de Água de Maracanaú (CE), resultando em 6% de redução no consumo na unidade. No Rio Grande do Norte, a fabricante implementou a primeira etapa de um novo sistema de adicionamento de gás em Natal, onde consequentemente terá um envase em alta temperatura, resultando em melhoria na qualidade do processo de limpeza e set up das linhas de produção, assim como ganho de energia elétrica e água em condensadores.  

No estado de Alagoas, foi implementado um novo piloto de Clean-In-Place (CIP), processo de limpeza automatizado, na fábrica de Maceió. O método, ainda em teste, visa reduzir o consumo de água em cerca de 15% frente ao processo utilizado anteriormente para a limpeza das linhas de produção. Também com relação ao CIP, a fabricante executou a primeira etapa deste novo sistema em Suape (PE) visando a redução da microbiologia e consequente redução de limpeza semanal, economizando aproximadamente 10% de água. 

No Mato Grosso, estado de grande importância estratégica para a Solar, um sistema de tratamento de água adicional foi implantado em Várzea Grande, localização de uma das unidades fabris da engarrafadora. Como resultado, foi possível recuperar 5% a mais de água no processo industrial de floculação. 

Projetos socioambientais

Para além dos muros das fábricas, a Solar aposta em impactar positivamente as comunidades nas quais está inserida. Para isso, mantém também iniciativas ambientais externas, como o projeto Mangue Vivo, em Alagoas, e o projeto de reflorestamento da Fazenda Raposa, no Ceará. Ambos com foco na recuperação de ecossistemas estratégicos, como manguezais e áreas de recarga hídrica.

Buscando promover acessibilidade à água, a empresa apoia ainda o Água + Acesso, projeto que leva infraestrutura hídrica para comunidades rurais, beneficiando famílias em regiões de escassez. O programa está sendo expandido, com intuito de beneficiar mais escolas e comunidades no Nordeste e na Amazônia. Outro empenho é o apoio ao projeto Águas para Educar, que leva acesso à água potável para escolas, e a expansão dos agregadores de resíduos plásticos, reforçando o compromisso ambiental da empresa. Todas essas iniciativas somam esforços para combater as mudanças climáticas e o estresse hídrico.

“A Solar Coca-Cola entende que as mudanças climáticas impactam a disponibilidade hídrica e, por isso, estamos empenhados em adotar estratégias para mitigar seus efeitos. Vale ressaltar, que trabalhamos alinhados ao ODS 13 – Ação contra a Mudança do Clima e ao Pacto Global da ONU, priorizando a redução do impacto ambiental das nossas operações”, finaliza o diretor de Supply Chain.

Sobre a Solar Coca-Cola  A Solar está entre uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, e conta atualmente com 13 fábricas. Com cerca de 60 centros de distribuição e 58 distribuidores autorizados e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste. A companhia conta com mais de 19 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.


Assessoria de Imprensa Solar Coca-Cola