terça-feira, 21 de junho de 2011

Arlinda Marques traz alegria do São João para o complexo hospitalar

Festejos juninos animou o complexo hospitalar.Foto: Ernane Gomes/Secom-PB
O espaço de eventos do Complexo Pediátrico Arlinda Marques se transformou, nesta segunda-feira (20), num verdadeiro arraial. As crianças que estão internadas no hospital puderam viver uma tarde de festejos juninos com apresentações de grupos folclóricos e a tradicional quadrilha. Algumas das crianças fizeram parte da brincadeira.

Elas foram autorizadas pelos médicos a saírem das enfermarias e irem até a área decorada com motivos juninos assistiram as apresentações do Coral de Vozes do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, o xaxado e a ciranda do grupo folclórico do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, o grupo da terceira idade Dinâmico Cultural e a performance dos Anjos da Enfermagem. Os que não puderam se deslocar até a área participaram de brincadeiras nas próprias enfermarias.

A diretora do Arlinda Marques, Ana Márcia Fernandes, destacou que o complexo vem tentando humanizar o atendimento hospitalar comemorando todas as datas festivas. “Já que estas crianças não vão poder participar da festa de São João nas suas casas, nós trazemos essa alegria para as dependências do hospital. Esta é também uma forma de atenção e carinho com nossos pacientes”, ressaltou.

Dona Lenice Dias Gomes tem uma filha que sofre da doença de Crohn – inflamação do intestino – que é paciente do hospital há cerca de seis meses, com idas e vindas na ala de internação. Ela considerou “maravilhosa” a ação da Diretoria do Arlinda Marques em promover comemorações para crianças internas. “Isso é bom e ajuda a melhorar”, declarou, elogiando ainda o atendimento que a filha recebe no local.

Dona Natalina Ferreira da Silva também elogiou a ação da diretoria do Complexo Pediátrico Arlinda Marques. “Minha filha, ainda de colo, se divertiu muito assistindo os grupos folclóricos”, comentou.

Ampliação e reforma – O Complexo Pediátrico Arlinda Marques está passando por obras de reforma e ampliação que vão melhorar a qualidade dos serviços prestados na atenção básica até a alta complexidade. Ao todo, serão construídas quatro áreas, entre elas a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, que vai possibilitar o credenciamento do hospital junto ao Ministério da Saúde para cirurgias de alta complexidade.

Nesta primeira etapa, estão sendo construídas uma enfermaria de neurologia, uma nova subestação de energia e uma entrada de funcionários. Também será construído um anexo onde serão instaladas nova lavanderia, Central de Material Esterilizado, Residência Médica, auditórios, espaço adequado para nutrição parenteral e uma agência transfusional.

Secom