quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Protetora de animais de Cajazeiras clama por ajuda e gestão de Corrinha Delfino silencia

Usando a força das redes sociais, a protetora de animais Cleo Moura clama por ajuda para alimentar e cuidar dos animais vitimados por maus-tratos e abandono na cidade de Cajazeiras

Abaixo, um desabafo da mulher

A situação é desesperadora...

O abrigo @s.o.spetcz hoje acolhe mais de 600 animais todos resgatados das ruas de Cajazeiras PB em situação de abandono... Aqui temos muitos idosos, cegos, paraplégico, epilético e vários amputados que mesmo que eu abra as portas do abrigo não tem condições de sobreviver na rua. Pessoal me ajudem trazendo alimentos para nossos animais, remédios, panos, cobertor, toalhas travesseiros usados. Não nos abandone aqui sozinhos sem nada.  O abrigo já vem enfrentando enormes dificuldades e nunca tivemos nenhuma ajuda do poder público, a prefeita nunca procurou sequer saber sobre nós. Eu não estou pedindo nada pra mim, pois não como ração e nem faço uso de clínica veterinária. Nós cozinhamos a lenha e nossa lenha também está acabando e sem estrada fica ainda mais complicada nossa situação. Eu não vou suportar ver os animais morrendo por falta de comida, pois amor e cuidados aqui nunca vai faltar. Desespero me define. Quem quiser ajudar chama no WhatsApp que carregamos a comida que doarem em carrinho de mão. Não podemos esperar que a gestão ou vereadores façam algo por nós, pois nunca fizeram, Cajazeiras é uma cidade onde os animais são invisíveis. 

Fica aqui o apelo de mais de 600 vidas inclusive a minha que só peço a Deus pra não desistir .

Não esperem eu morrer pra me ajudar, pois eu estou com meus pensamentos muito triste.

Cleo Moura.


Redação com WhatsApp

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Serra Branca estreia na Copa do Brasil contra Porto-BA, fora de casa

Partida acontecerá no estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, às 16h desta quarta-feira (18)

O Serra Branca fará sua estreia em uma das principais competições do futebol brasileiro. Nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), o Carcará encarará o Porto, da Bahia, pela primeira fase da Copa do Brasil (CDB). No estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, a bola irá rolar a partir das 16h, em jogo único, com as duas equipes sonhando com a classificação.

Esta será a primeira participação da equipe serra-branquense na CDB. O time conquistou uma vaga na disputa após chegar até as semifinais do Campeonato Paraibano da última temporada.

As expectativas para a estreia são altas, e o Carcará deve contar com o ritmo que vem construindo no estadual. Vice-líder do campeonato, o clube tem quatro vitórias, um empate e três derrotas. Embora a boa colocação no Paraibano, o grupo vem de uma derrota para o Campinense e não contará com o comando do técnico Roberto Maschio, demitido na última segunda-feira (16).

Do outro lado, o Porto também chega estreando. Será a primeira atuação do Gigante da Feirinha na Copa do Brasil. Para entrar em campo buscando a vitória, o clube deve ajustar pontos que não funcionaram no Campeonato Baiano e aprimorar os bem executados. Isso porque, mesmo na zona de classificação do estadual e ocupando o terceiro lugar, só foram duas vitórias até aqui, com cinco empates e uma derrota.

Em caso de empate, a partida se encaminhará para os pênaltis. O vencedor avança para a segunda fase, também disputada em partidas únicas. Se o Serra Branca conseguir a classificação, enfrentará o CRB, em partida marcada para o dia 3 de março (terça-feira), às 20h, no estádio Rei Pelé, em Maceió.


Com Inf. Arena Correio

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Moacir Menezes desmente matéria do Blog do Silvano Dias sobre apoio a Zé Aldemir

O ex-vereador de Cajazeiras, Moacir Menezes, entrou em contato na noite desta sexta-feira (13) para desmentir a informação divulgada pelo Blog do Silvano Dias acerca de uma suposta adesão à pré-candidatura do ex-prefeito Zé Aldemir.

O ex-vereador de Cajazeiras, Moacir Menezes, entrou em contato na noite desta sexta-feira (13) para desmentir a informação divulgada pelo Blog do Silvano Dias acerca de uma suposta adesão à pré-candidatura do ex-prefeito Zé Aldemir.

Segundo a publicação, Moacir teria declarado apoio ao projeto político de Zé Aldemir após reunião realizada na tarde de hoje, fato que teria causado repercussão nos bastidores da política local. No entanto, o ex-parlamentar negou a informação e afirmou que não procede qualquer declaração oficial de apoio nesse sentido.

Moacir Menezes destacou que não autorizou a divulgação de seu nome vinculado a qualquer movimento de adesão política e ressaltou que permanece dialogando com diferentes lideranças, mas que, até o momento, não firmou compromisso público com nenhuma pré-candidatura.

A notícia havia surpreendido parte do cenário político de Cajazeiras, especialmente em razão da histórica ligação de Moacir com o grupo político do ex-prefeito Carlos Antônio e de sua proximidade com o deputado estadual Júnior Araújo.

Com o desmentido, o ex-vereador busca esclarecer os fatos e evitar interpretações equivocadas sobre seu posicionamento político neste momento de articulações e pré-definições no município.

O espaço permanece aberto para manifestação das partes envolvidas.


Com Inf. do Blog MaisInformado

Atlético-PB desliga técnico Paulo Schardong após segunda derrota seguida no Paraibano

O Atlético de Cajazeiras anunciou nesta sexta-feira (13), a saída do técnico Paulo Schardong, dois dias após a derrota para o Botafogo-PB, por 2 a 0, no estádio Perpetão, pela 8ª rodada do Campeonato Paraibano 2026. 

Por meio de nota, o Trovão Azul informou o desligamento do treinador e do seu auxiliar técnico Arthur Trovão depois do revés, que ocasionou a saída do clube do G-4 do estadual.  O treinador, que chegou com a missão de reerguer o time no estadual, não resistiu à sequência negativa de duas derrotas.

Passagem Relâmpago

Em sua curta estadia no Perpetão, Schardong não conseguiu somar pontos que dessem fôlego ao Atlético na tabela. Sob seu comando, o time demonstrou dificuldades táticas.

O Atlético de Cajazeiras volta a campo neste sábado pelo Campeonato Paraibano diante do Pombal, às 17h, no Estádio Pereirão.

Nota oficial do Atlético de Cajazeiras

O Atlético de Cajazeiras comunica que, em comum acordo, ficou definido o encerramento do vínculo profissional com o treinador Paulo Schardog e com o auxiliar técnico e analista de desempenho Arthur Trovão.

A decisão foi tomada de forma consensual, respeitosa e alinhada entre as partes, mantendo o profissionalismo e a consideração mútua durante todo o processo.

O Atlético agradece ao treinador Paulo Schardog e ao profissional Arthur Trovão pela dedicação, empenho e serviços prestados no período em que estiveram à frente da equipe.

O Trovão Azul anunciou a contratação do técnico Reginaldo Sousa, de 59 anos, após a demissão de Paulo Schardog, para a sequência do Campeonato Paraibano 2026.

Com Inf. de PBEsportes

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

PROCON de Cajazeiras autua estabelecimento comercial por irregularidades na oferta e precificação de produtos

No início da semana, o PROCON Municipal realizou fiscalização de rotina em um estabelecimento comercial em Cajazeiras e constatou irregularidades na oferta e precificação de produtos, em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o órgão, durante a ação fiscalizatória, foram identificadas situações de promoções anunciadas sem a existência de vantagem econômica real, bem como divergência entre os preços divulgados em cartazes promocionais e os valores efetivamente praticados no ponto de venda, além da ausência de informações claras e precisas, como a especificação de marca do produto anunciado.

Em um dos casos verificados, constatou-se que determinado produto apresentava diferença de preço de até R$ 7,01 (sete reais e um centavo) por quilograma entre o valor anunciado em material promocional e o preço efetivamente indicado na etiqueta do produto, situação que onera o consumidor e compromete a transparência da relação de consumo.

As irregularidades constatadas foram formalizadas por meio de autos de infração, estando os fornecedores sujeitos às sanções administrativas cabíveis, sem prejuízo das demais medidas previstas em lei.

"Tais condutas induzem o consumidor a erro, violam o direito à informação clara, adequada e ostensiva e configuram publicidade enganosa, prática expressamente vedada pela legislação consumerista", explica o PROCON, ressaltando que todo anúncio promocional deve refletir a realidade do preço praticado, sendo obrigação do fornecedor garantir que as informações disponibilizadas ao consumidor sejam verdadeiras, transparentes e facilmente compreensíveis.

"Em caso de divergência de preços, o consumidor tem o direito de pagar o menor valor anunciado", complementa.

Assessoria

Botafogo vence o Atlético de Cajazeiras avança cinco posições e assume a vice-liderança no Paraibano 2026

Partida aconteceu nesta quarta-feira (11), no estádio Perpetão, em Cajazeiras

O Botafogo voltou a vencer e bateu o Atlético por 2 X 0, na noite desta quarta-feira (11), no estádio Perpetão, em Cajazeiras, pela 8ª rodada do Campeonato Paraibano. Mesmo pressionado e atuando como visitante, o Belo garantiu três pontos fundamentais na briga pelas primeiras posições.

O gol da partida saiu logo no início. Aos dois minutos, Kayon acertou um belo voleio e colocou o Alvinegro da Estrela Vermelha em vantagem. Aos 29 minutos da etapa final, Henrique Dourado cobrou pênalti com tranquilidade e ampliou o placar, marcando seu primeiro gol na temporada 2026.

Com o triunfo, o Botafogo saltou cinco posições na tabela, chegou aos 12 pontos e assumiu a segunda colocação. Já o Atlético caiu para o sétimo lugar na classificação.

Na próxima rodada, o Belo volta a campo para disputar o Clássico Tradição contra o Treze, na próxima quarta-feira (18), às 21h, no Almeidão. O Atlético, por sua vez, encara o Pombal no sábado, às 17h, no Pereirão.


Foto: PB Esportes

Com Inf. Arena Correio

Carro da companhia de trânsito de Cajazeiras é arrastado e quase “engolido” pelas águas no centro da cidade

Devido uma tempestade caída no inicio da noite da última quinta-feira (11) de fevereiro do ano em curso e, por falta da finalização de uma obra que se arrasta há meses no local, a Rua Victor Jurema e seus moradores viveram um verdadeiro caos, com a água invadindo residências e comércios, daquela importante via.

Segundo informações chegadas a nossa redação, cerca de 138,4 mm de chuvas foram registrados entre a noite de quarta(11) e quinta (12), na cidade de Cajazeiras – o bastante para promover transtornos e prejuízos em todo o perímetro urbano.

Nem mesmo o veículo da companhia de trânsito da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, ficou livre da ineficiência da atual gestão. Moradores e transeuntes registraram em vídeo o fato que chamou atenção nas redes sociais.


Moradores de ruas e avenidas dos bairros mais afastados do centro da cidade também passam pelas mesmas situações.


Redação

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Lei de Luciano Cartaxo que institui Programa de Conscientização sobre o Transtorno Borderline é sancionada na Paraíba

Foi sancionada pelo Governo do Estado a lei de autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo que institui o Programa de Conscientização sobre o Transtorno de Personalidade Borderline (TPL) no âmbito da Paraíba. A nova legislação representa um avanço importante na promoção da saúde mental e no combate ao preconceito e à desinformação sobre o tema.

O programa tem como objetivo informar, orientar e sensibilizar a população acerca do Transtorno de Personalidade Borderline, promovendo campanhas educativas, estimulando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, além de combater o estigma e a discriminação enfrentados por pessoas diagnosticadas com o transtorno.

A lei também prevê o apoio a familiares e cuidadores, bem como a capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, fortalecendo uma rede de acolhimento mais preparada e humanizada.

As ações poderão ser realizadas em parceria com instituições de saúde públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil. As campanhas incluirão palestras, seminários, oficinas, produção de materiais educativos, ações nas escolas e mobilizações nas mídias digitais, com destaque para o mês de maio, em consonância com a campanha Maio Roxo de Conscientização sobre Saúde Mental.

Para Luciano Cartaxo, a sanção da lei reforça o compromisso do seu mandato com a defesa da vida e com o cuidado integral das pessoas. “A saúde mental precisa ser tratada com seriedade, informação e políticas públicas efetivas. Nosso objetivo é garantir mais conhecimento, acolhimento e dignidade para quem convive com o Transtorno de Personalidade Borderline e para suas famílias”, destacou o parlamentar.

Assessoria

Hytalo Santos: relator no TJPB vota por substituir prisão por medidas cautelares, mas julgamento é adiado

Após voto do relator, o desembargador Ricardo Vital pediu vista, adiando a decisão para próxima sessão, prevista para o dia 24 de fevereiro.

O desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), votou pela substituição da prisão preventiva do influenciador Hytalo Santos e do marido dele, Israel Vicente, réus por produzir conteúdos de exploração sexual com adolescentes, por medidas cautelares, durante a análise de um habeas corpus nesta terça-feira (10). A decisão final, no entanto, não foi tomada porque o julgamento foi adiado após pedido de vista.

No voto, o desembargador João Benedito afirmou que as restrições impostas são suficientes para atender às necessidades do processo. Entre as medidas cautelares previstas estariam o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de sair dos municípios de João Pessoa e Bayeux e a proibição de manter contato com os adolescentes envolvidos no caso e seus familiares.

Após o voto do relator, o desembargador Ricardo Vital pediu vista do processo, o que adiou a conclusão do julgamento para a próxima sessão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, prevista para o dia 24 de fevereiro.

O pedido de habeas corpus analisado aconteceu em separado às solicitações feitas pela defesa em setembro, quando o pedido de habeas corpus foi negado, assim como em novembro.

A defesa argumentou no novo pedido que existiu demora nos prazos para o estabelecimento de uma sentença e o término da instrução criminal. Hytalo Santos e Israel Vicente, permanecem presos no Presídio do Róger, em João Pessoa, desde agosto de 2025.

Hytalo Santos e marido foram presos em São Paulo no dia 15 de agosto do ano passado. Depois, foram transferidos para o Presídio do Róger, em João Pessoa, onde estavam detidos de forma preventiva desde o dia 28 do mesmo mês.

O processo analisado pelo Tribunal de Justiça corre em paralelo ao da Justiça do Trabalho, onde Hytalo Santos e Israel Vicente também são réus por tráfico de pessoas para exploração sexual e trabalho em condições análogas à escravidão.


G1-PB

STJ rejeita embargos de Fábio Tyrone e mantém ex-prefeito inelegível

STJ rejeita embargos de Fábio TyrEx-prefeito de Sousa recorre de processo em que foi condenado a 1 ano e 4 meses

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, nesta terça-feira (10), os embargos apresentados pelos advogados do ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB), em um processo em que ele foi condenado a 1 ano e 4 meses (em regime aberto) por ter agredido a ex-namorada e advogada Myriam Gadelha, em 2018.

No julgamento do recurso a relatora do caso, ministra Marluce Caldas, considerou que as teses levantadas pelos embargos levariam à rediscussão do mérito da matéria. E rejeitou o pedido feito pela defesa. 

Ela foi seguida pelos demais membros da Turma. 

Com a manutenção da condenação pelo STJ, Tyrone permanece inelegível com base na Lei da Ficha Limpa - que barra candidaturas de pessoas condenadas por órgãos colegiados. Mas ele ainda pode recorrer e reverter a decisão e a sua inelegibilidade. 

Outro lado

Q ex-prefeito afirmou que continua pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal e que ainda há "um longo caminho pela frente de defesa". 

"A gente acredita que iremos reduzir a pena aplicada e esse é um caso que subirá para o STF. Portanto, permaneceremos na disputa, até porque não há decisão transitada em julgado ainda", argumentou. 

Entenda o caso

Em maio de 2024, Fábio Tyrone foi condenado por agressão à sua ex-namorada, Myriam Gadelha. O caso aconteceu em dezembro de 2018, em João Pessoa. Após a decisão, o PSB Mulher solicitou à Executiva Nacional do partido a expulsão do prefeito, o que não aconteceu.

Na época, o g1 não conseguiu localizar a defesa de Fábio Tyrone, mas nos autos, a defesa alegou legítima defesa e solicitou excludente de ilicitude. 

O juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da capital, do TJPB, sentenciou Fábio Tyrone a um ano, quatro meses e sete dias de detenção, em regime aberto. Além disso, a vítima deverá receber uma indenização de R$ 15 mil. Fábio Tyrone foi prefeito de Sousa por três mandatos, até 2024.


Com Inf. de MaisInformado

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Empresário Naldo Veículos declara apoio à pré-candidatura de Boca a deputado federal

O empresário cajazeirense Naldo Veículos, nome conhecido no setor automotivo do Alto Sertão paraibano, declarou publicamente apoio à pré-candidatura de Boca a deputado federal. O gesto reforça o crescimento e a aceitação do projeto político de Boca, que vem ganhando importantes adesões na região.

Ao declarar apoio, Naldo destacou o perfil de Boca como um nome preparado, acessível e comprometido com o desenvolvimento do Sertão, especialmente com pautas ligadas à geração de emprego, fortalecimento do comércio e defesa dos interesses do interior paraibano em Brasília.

A pré-candidatura de Boca tem se consolidado como uma das mais promissoras do Sertão, reunindo lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade civil. Com forte presença popular e trânsito em diversas regiões do estado, Boca desponta como uma voz que pode representar Cajazeiras e todo o Alto Sertão na Câmara Federal.

O apoio de Naldo Veículos simboliza a confiança do setor produtivo no projeto político de Boca, fortalecendo ainda mais a caminhada rumo às eleições.


Assessoria 

Juízes(as) e chefes de cartório de 22 Zonas Eleitorais da região debateram o orçamento de 2027 em Cajazeiras

Novo Modelo de Orçamento do TRE-PB é apresentado às Zonas Eleitorais do Sertão

Numa iniciativa inédita, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deu início a uma série de reuniões para debater, de forma participativa, o Novo Modelo de Orçamento da instituição, que vai vigorar a partir de 2027. A primeira reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), em Cajazeiras, reunindo juízes(as) e chefes de cartório de 22 Zonas Eleitorais do Sertão do Estado.

O evento foi aberto pelo presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. Formaram a mesa do evento o juiz da 20ª Zona Eleitoral de Araruna, Philippe Vilar, gestor do projeto estratégico Novo Modelo Orçamentário, juntamente com o assessor da Presidência, Eduardo Rangel; o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Gilberto Rodrigues; o juiz assessor da Presidência, Jeremias Carneiro; e o secretário de Orçamento e Finanças do TRE-PB, Ranulfo Lacet.

O desembargador Oswaldo agradeceu a presença de todos e destacou os objetivos das reuniões dentro do período de definição e fechamento do orçamento de 2027, que se encerra em maio. “Isso é um movimento que fazemos primeiro para aproximar e dar sentido, posse e legitimidade ao juiz eleitoral em sua zona. Tome conta do seu cartório, do seu fórum, das suas pessoas, dos servidores, envolva-se”, pediu.

Em seguida, o presidente do TRE-PB também se dirigiu aos servidores(as), convidando-os a pensar conjuntamente o que precisam apontar no orçamento de 2027 para que o TRE-PB possa executar na Zona Eleitoral. “Estamos lapidando vocês desde o Planejamento Estratégico. São 20 projetos, um deles é o plano de obras. Estamos catalogando tudo para que possamos, a cada ano, evoluir e estar sempre equilibrados, quer seja do ponto de vista estrutural, tecnológico ou de pessoal. Não podemos mais deixar nossas Zonas Eleitorais em estado de sucata como estavam”.

Novo Modelo de Orçamento

O Novo Modelo Orçamentário do TRE-PB é um dos 20 projetos estratégicos e está em construção. De acordo com o assessor da Presidência, Eduardo Rangel, um dos gestores da iniciativa, a principal mudança em relação ao modelo ainda vigente é a maior participação de quem atua no 1º Grau de Jurisdição. “A ideia é que haja uma construção conjunta do orçamento do ano que vem. Essa é a primeira vez que esse tipo de discussão acontece de forma presencial”.

Ao falar na reunião, o juiz gestor do projeto, Philippe Vilar, destacou o princípio basilar das quatro reuniões participativas que começaram por Cajazeiras: “Decidir hoje e impactar amanhã”. Ele convidou os presentes a preencher um formulário, classificando por ordem de relevância seis eixos apontados. Entre os eixos estão temas como obras, segurança patrimonial, modernização e aquisição de equipamentos de informática.

Para o juiz Philippe Vilar, construir o orçamento com quem será diretamente impactado por ele é o principal benefício. “É um novo paradigma. As demandas que forem colhidas hoje impactarão diretamente na qualidade dos trabalhos de todos no futuro”.


Continue lendo...


Fonte: TRE-PB

PF combate grupo especializado em furtos mediante retenção de cartões, na Paraíba

Operação Retenção cumpre três mandados de prisão em Guarabira; criminosos instalavam dispositivos em caixas eletrônicos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (10/2), a Operação Retenção para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias. 

Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão no município de Guarabira/PB, expedidos pela 11ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba.

A investigação teve início em abril de 2025, após uma prisão em flagrante realizada em uma agência da Caixa Econômica Federal, na região metropolitana de João Pessoa. O grupo utilizava dispositivos fraudulentos instalados em terminais de autoatendimento para reter os cartões dos clientes e, posteriormente, realizar saques e transferências indevidas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e de organização criminosa.


Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba

Secretário minimiza crise com Jhony e destaca: “Estamos aqui à disposição para continuar esse trabalho”

Em entrevista ontem, terça-feira (09), à imprensa paraibana, o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, avaliou as movimentações políticas do aliado e pré-candidato a deputado federal, Jhony Bezerra (Avante), diante das especulações sobre um possível afastamento do grupo governista. “Acredito que como grupo pretendemos sim manter essa união”, disse Reis.

Vale ressaltar que ontem (09), em entrevista à Tv Norte Paraíba, o ex-deputado federal e presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima, negou as especulações de bastidores sobre uma possível resistência interna a uma aliança do seu novo aliado, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), com o ex-secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra.  “Nada, nada, muito longe disso, foi o contrário disso. Não sou nem eu o candidato e a candidatura se faz somando, todo mundo faz um esforço danado pra somar. Não há veto de forma alguma”, garantiu Pedro.

De acordo com Ari Reis, é natural que existam divergências em um campo político amplo, especialmente pela dificuldade de atender a todas as expectativas, mas ressaltou o esforço para preservar a aliança. “Acredito que como grupo pretendemos sim manter essa união. Esse cristal eu acredito que não está arranhado. A gente lê muitas manchetes, algumas delas tendenciosas, mas acredito que há ambiente, ainda há espaço, nós estamos aqui à disposição para continuar esse trabalho em grupo e manteremos esse grupo unido para enfrentarmos esse ano”, afirmou.


Redação com Inf. do PBAgora

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Cajazeiras entra em contagem regressiva para o maior Carnaval da Paraíba

A poucos dias do início da festa, que acontecerá de 12 a 17 de fevereiro, a cidade de Cajazeiras já vive o clima do Carnaval, que neste ano deve reunir milhares de foliões e movimentar a economia local.

A estrutura do evento segue em ritmo acelerado, com a montagem dos camarotes e do palco em andamento, enquanto os banheiros químicos já foram instalados para garantir mais conforto ao público.

Um dos pontos que mais desperta a curiosidade dos foliões é o tema do palco do Carnaval 2026, que ainda está sendo mantido em sigilo e deve ser apresentado nos próximos dias, reforçando a importância da festa no calendário cultural do município.

A prefeita Corrinha Delfino destacou a relevância do evento e o trabalho da equipe envolvida na organização.

"Estamos preparando um Carnaval com muito carinho para o povo de Cajazeiras e para todos que vêm de fora aproveitar a nossa festa. A expectativa é grande, e cada detalhe está sendo organizado para garantir um evento animado, seguro e acolhedor para todos os foliões."

Assessoria 

Habeas Corpus para Hytalo Santos e Israel Vicente será julgado nesta terça (10); defesa e jurisprudência indicam aceitação

A Justiça da Paraíba julga nesta terça-feira (10) um pedido de Habeas Corpus impetrado pela defesa do influenciador Hytalo Santos e de seu companheiro, Israel Vicente, presos preventivamente desde 15 de agosto do ano passado, em investigação sobre perfis que supostamente usariam crianças e adolescentes para promover a adultização infantil. O pedido é assinado pelos advogados Felipe Cassimiro Melo de Oliveira, Fabian Calderaro de Jesus Franco e Victor Hugo Mosquera.

A expectativa da defesa é de concessão do Habeas Corpus, para que os dois respondam à Ação Penal da qual são réus em liberdade, considerando vários fatos elencados, como o “constrangimento ilegal decorrente da manutenção da custódia provisória imposta, bem como em razão do excesso de prazo para a prolação de sentença, somado ao fato de que o estado de liberdade dos pacientes, mediante a revogação da custódia, não implicará qualquer prejuízo à ordem pública, econômica, à instrução processual (que já se encontra encerrada desde 12 de novembro de 2025) ou à aplicação da lei penal”.

Jurisprudência Favorável - A defesa levanta decisões anteriores do TJ-PB e lembra que a etapa instrutória foi encerrada no dia 12 de novembro do ano passado. Com isso, afirmam os advogados, perde o sentido o fundamento de que a prisão cautelar seria necessária para preservar uma instrução criminal já concluída. Além disso, a defesa alega que os réus estão prejudicados em virtude de problemas que acabaram por retardar o curso processual, como atraso na apresentação das alegações finais por parte do MPPB e um período de férias do juiz responsável pelo caso, “denotando assim a desproporcionalidade na manutenção da prisão imposta,”.

Neste caso, a defesa recorre a jurisprudência do TJPB, segundo a qual, “se a morosidade não restou justificada em elementos concretos dos autos, imperiosa é a soltura do paciente, a quem não podem ser debitados os problemas da organização judiciária estadual. [...] Assim, nada pode justificar a permanência de uma pessoa na prisão, sem culpa formada, quando configurado excesso irrazoável no tempo da segregação cautelar, considerada a excepcionalidade de que se reveste, em nosso sistema jurídico, a prisão meramente processual do indiciado ou do réu, mesmo que se trate de crime hediondo ou a este equiparado.”

Réus Primários - Outro fato que, segundo a defesa, reforça o entendimento de que o TJ-PB irá decidir pelo habeas corpus é que os réus “são primários, com residência fixa e ocupação lícita” e que ambos estão com “todos os seus bens e valores bloqueados atualmente em virtude de ordem judicial, de modo que não há que se falar em possibilidade de se desfazer de bens e valores já apreendidos ou de utilizar do poder econômico para interferir em qualquer ato do processo criminal”.

Medidas Cautelares - A defesa pede a concessão do habeas corpus ou a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, a exemplo de proibição de acesso às mídias sociais, de manter contato com testemunhas e/ou supostas vítimas e demais envolvidos diretos no feito e de viajar sem prévia autorização judicial, comparecimento periódico em juízo, recolhimento domiciliar noturno (22h às 6h), monitoramento eletrônico e recolhimento do passaporte.

Repercussão na Mídia - Sobre o fato de a repercussão do caso na mídia poderia interferir numa eventual decisão da justiça em favor dos réus, os advogados destacam que a própria justiça paraibana, em outro caso concreto, afirmou que “a gravidade abstrata e o clamor social não podem fundamentar a prisão preventiva, sob pena de tornar o poder judiciário refém de reações coletivas”.

 

Assessoria

Condomínios paraibanos se adaptam à norma dos Bombeiros que torna recarga de carros elétricos mais segura

Com o crescimento dos carros elétricos e híbridos plug-in no Brasil, uma dúvida vem se tornando cada vez mais comum nos prédios: como carregar o veículo na garagem do jeito certo, sem improviso e sem risco? Para orientar condomínios e evitar instalações perigosas, está em vigor, desde 1º de janeiro de 2026, a Norma Técnica nº 40/2025 do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, publicada em 17 de dezembro de 2025. Ela define regras mínimas de segurança para garagens e locais que tenham pontos de recarga de veículos elétricos, alinhando-se à diretriz nacional do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM/LIGABOM).

A norma reforça uma mensagem simples: carro elétrico pode ser carregado em condomínio, mas tem que ser em ponto de recarga adequado e não em tomada comum. É importante: Instalar ponto de recarga próprio, com instalação fixa e segura; fazer a instalação com profissional habilitado, seguindo o padrão do condomínio; ter regras claras como solicitar autorização, onde pode instalar, como funciona manutenção e como será cobrada a energia.

E o que não pode? Em linhas gerais, segundo a norma, não é permitido: carregar em tomada comum da garagem; usar extensão, adaptador ou “benjamin (T)”; fazer ligação “por conta própria” puxando energia sem padrão do condomínio; ou usar “gambiarras” para facilitar o carregamento: isso aumenta risco e pode gerar responsabilização em caso de incidente.

Como a norma ajuda os condomínios?

- Reduz improvisos e padroniza o que é “instalação correta”.Ajuda o síndico a dizer sim ou não com base em regra, não em opinião.

- Dá mais segurança para pessoas e patrimônio.

- Evita conflitos de “quem paga a energia” ao incentivar organização e controle.

- Ajuda o condomínio a se preparar para uma demanda que só cresce.

A norma se aplica a prédios novos e existentes, com exigências diferentes conforme o porte da garagem e o tipo de projeto.

Casos práticos e novas soluções

Na Paraíba, empreendimentos já vêm antecipando adequações e buscando soluções para tornar a recarga segura e simples no dia a dia. Entre eles, o Vivere Home Resort, em Ponta de Campina (Cabedelo), implementou infraestrutura de recarga com foco em segurança, controle e praticidade, alinhada às diretrizes aplicáveis.

“A mobilidade elétrica já é uma realidade. O condomínio precisa se preparar não apenas para instalar pontos de recarga, mas para garantir que isso seja feito com segurança e regras claras, sem improvisos”, afirma Ricardo Leão, diretor da Zênite Tech, empresa paraibana que trabalha com soluções de tecnologia, entre elas para o mercado de carregamento de carros elétricos. A empresa foi a responsável pela instalação no Vivere.

Além da infraestrutura, um tema que cresce é a cobrança do consumo de energia. Síndicos e administradoras buscam alternativas mais transparentes e menos burocráticas para não depender de controles manuais.

Nesse contexto, a Zênite Tech também está estruturando uma solução que permite pagamento da recarga via Pix, QR Code ou WhatsApp, com rastreabilidade e gestão simplificada. “O objetivo é reduzir burocracia, melhorar a experiência do usuário e trazer clareza para o consumo e o rateio”, destaca Ricardo Leão.

Assessoria 

Aldeone sugere interferência política no Atlético e provoca: “Nem com deputado o time escapou da derrota”

A vitória do Sousa Esporte Clube sobre o Atlético de Cajazeiras, no Estádio Marizão, no último sábado (7), ganhou contornos políticos fora de campo. Logo após o jogo, o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, insinuou que houve interferência política na contratação do técnico Paulo César Schardong pelo clube sertanejo — e ironizou o resultado negativo do adversário.

A declaração foi feita em entrevista ao jornalista Eugênio Rodrigues, registrada em vídeo e publicada nas redes sociais imediatamente após o apito final. No comentário, Aldeone sugeriu que, mesmo com a suposta participação do deputado estadual Chico Mendes nas articulações para trazer o treinador, o Atlético acabou derrotado pelo Sousa dentro do Marizão.

O tom adotado pelo dirigente foi claramente irônico e provocativo, típico do ambiente de rivalidade regional, mas trouxe à tona um debate sensível: a influência política nos bastidores do futebol paraibano. Ao mencionar diretamente um parlamentar estadual, Aldeone extrapolou o campo esportivo e colocou a discussão em um patamar político.

Até o momento, não existe confirmação oficial de que o deputado Chico Mendes tenha participado de qualquer negociação envolvendo a contratação de Paulo César Schardong. Tampouco o Atlético de Cajazeiras ou o próprio treinador se manifestaram sobre o assunto. A fala de Aldeone, portanto, configura-se como uma insinuação pública, e não como denúncia formal ou fato comprovado.

Ainda assim, o vídeo rapidamente repercutiu nas redes sociais. Torcedores do Sousa celebraram a fala como uma alfinetada simbólica, enquanto parte da torcida do Atlético reagiu criticando a mistura entre futebol e política e cobrando respostas do clube e dos citados.

A declaração reacende um tema recorrente no futebol do interior: até que ponto interesses políticos influenciam decisões esportivas, especialmente em clubes que disputam campeonatos estaduais. Até agora, nenhuma nota oficial foi emitida pelo deputado Chico Mendes ou pela diretoria do Atlético de Cajazeiras em resposta à fala do dirigente do Sousa.


Redação

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Dr. Jhony Bezerra estaria articulando a possibilidade de ser vice na chapa com Cícero Lucena?

Com a saída de Jhony Bezerra do (PSB) para assumir o comando estadual do Avante e seu movimento em direção a Cícero Lucena (MDB), nos últimos dias, o cenário político paraibano tem gerado uma grande reconfiguração direta na base aliada governista: diga-se de passagem, uma má indigesta reação do governador João Azevedo e correligionários próximos.

O governador João Azevêdo já iniciou a exoneração de aliados imediatos de Jhony que ocupavam cargos na gestão estadual, após o médico entregar a superintendência da PB Saúde.

Aqueles que seguem a liderança política direta de Jhony devem se concentrar no fortalecimento do Avante para as eleições de 2026, onde Jhony se projeta como candidato a deputado federal até o momento, podendo os ventos e acordos direcioná-lo a outros entendimentos.

Sabe-se que uma ala de aliados de Jhony deve acompanhar o movimento de aproximação com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que já sinalizou diálogo político com o novo comando do Avante.

Outros aliados, especialmente aqueles ligados a partidos que permanecem na base de João Azevedo - tendem a continuar no governo para apoiar a sucessão de Lucas Ribeiro (PP), que se orienta politicamente com a senadora Daniella Ribeiro, sua “mainha”.

O governador João Azevêdo tem dito abertamente e classificou o movimento de rompimento como um "erro grosseiro", indicando que o espaço para aliados de Jhony na estrutura do Estado está sendo drasticamente reduzido.

Por outro lado, as recentes declarações de Dr. Jhony Bezerra em relação ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), refletem um tom de admiração e convergência política. Jhony classificou a pré-candidatura de Cícero ao Governo do Estado como "legítima", destacando que o prefeito tem direito de pleitear o espaço por tudo que representou na história da Paraíba, tendo sido governador, ministro e quatro vezes prefeito da capital.

Jhony chegou a declarar publicamente que aceitaria ser vice em uma eventual chapa encabeçada por Cícero Lucena nas eleições de outubro próximo. 

O diálogo é mútuo, com Cícero sinalizando que a reconfiguração de Jhony no comando do Avante abre portas para uma construção política conjunta, afirmando que ambos estão "construindo" esse caminho. O deputado federal Mersinho classificou Jhony como um "grande quadro" da política paraibana, destacando sua competência técnica e política demonstrada tanto na Secretaria de Saúde quanto na disputa pela prefeitura de Campina Grande.

- O silêncio de Dr. Jhony Bezerra nestes últimos dias é tom para um novo anúncio? Seus aliados esperam com ansiedade.


Assessoria

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Pollyana Dutra volta a figurar como possível candidata ao governo da Paraíba com apoio de João e Lula. Entenda!

Como antecipamos há mais de um ano Pollyanna volta a tirar o sono dos Ribeiros na Paraíba

O nome do vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas), que é neto de Enivaldo Ribeiro, sobrinho de Aguinaldo Ribeiro e filho da senadora Daniella Ribeiro - não tem empolgado aliados do governador João Avezedo (PSB), por esta razão, nos bastidores, até a cúpula governista de esquerda e, centro-esquerda tendem declinar apoio a uma candidatura de esquerda, como é o caso, hoje, de Cícero Lucena filiado recentemente ao (MDB) apoiado por um aliado de primeira- hora do presidente Lula, o senador Veneziano Vital do Rego.

De acordo com informações de bastidores, chegadas do litoral paraibano, o governador João Azevedo teria sido orientado e anunciou que se licenciará do cargo ainda em fevereiro de 2026 por um período de 10 dias (entre 19 de fevereiro e 1º de março), para analisar a desenvoltura de Lucas.

A medida é vista como um movimento estratégico para que o  vice-governador Lucas Ribeiro (PP) assuma interinamente, o que permite que ele projete seu nome e consolide sua imagem como gestor e provável candidato à sucessão. Com a licença antecede a renúncia definitiva de João Azevêdo, confirmada para (02) de abril de 2026, quando ele deixará o governo para disputar uma vaga no Senado Federal.

Devido o nome de Lucas não ter decolado, ele terá espaço para fortalecer alianças e trabalhar sua pré-candidatura ao governo do estado nas eleições de outubro.

Por outro lado o nome da ex-prefeita de Pombal, ex-deputada estadual e atual Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano – Pollyanna Dutra, volta com força para compor a cabeça-de-chapa governista. Vista como “puro-sangue” de esquerda moderada e com a possibilidade de sua filiação ao (PT), com apoio total do presidente Lula, Pollyanna surge como a candidata com reais chances de vitória e competitividade no cenário político paraibano – resta aguardar os acontecimentos.


Redação

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Luciano Cartaxo visita Instituto Palate e reforça compromisso com o fortalecimento do tratamento de fissura labiopalatina na Paraíba

O deputado estadual Luciano Cartaxo realizou, nesta quinta-feira (5), uma visita ao Instituto Palate, entidade referência no tratamento de fissura labiopalatina, que atende crianças e adultos de todas as regiões da Paraíba. Durante a agenda, o deputado, que já destinou R$ 300 mil em emendas parlamentares para o instituto, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das instituições que cuidam da saúde e da inclusão de quem mais precisa.

Durante a visita, Luciano destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Palate, que oferece acompanhamento especializado e multidisciplinar a pacientes de todo o estado, contribuindo diretamente para a qualidade de vida e a reintegração social dessas pessoas.

“A saúde precisa ser tratada com prioridade, especialmente quando falamos de crianças e adultos que enfrentam desafios tão complexos como a fissura labiopalatina. O Instituto Palate cumpre um papel essencial na Paraíba, e nosso mandato seguirá sendo parceiro, garantindo apoio e investimentos para que esse trabalho continue avançando”, afirmou o deputado.

Como parte da agenda institucional, Luciano Cartaxo participou da solenidade de entrega de equipamentos destinados a pacientes com fissura labiopalatina no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU). Os equipamentos foram doados pelo Rotary e pelos Shriners, em um momento que simboliza a união de esforços entre entidades, profissionais de saúde e o poder público em favor do cuidado humanizado.

A presença de Cartaxo no evento reforça seu histórico de atuação em defesa da saúde pública, com atenção que vai da infância à vida adulta, apoiando instituições que fazem a diferença na vida de milhares de paraibanos.

Assessoria 

PROCON Municipal intensifica fiscalização após anúncio de redução nos combustíveis

O PROCON Municipal intensificou a fiscalização e notificou 19 postos de combustíveis que englobam Cajazeiras e região em razão da redução de preços anunciada pela Petrobras no último dia 26 de janeiro.

A medida busca garantir que a queda nos valores praticados pelas refinarias seja repassada ao consumidor final. Para isso, o PROCON solicitou aos postos as notas fiscais de compra dos combustíveis junto às distribuidoras, permitindo uma análise técnica da formação dos preços.

A ação tem o objetivo de evitar práticas abusivas, manter o equilíbrio nas relações de consumo e assegurar o cumprimento dos princípios de transparência e boa-fé previstos no Código de Defesa do Consumidor.

O PROCON orienta os consumidores a ficarem atentos, acompanharem os preços e denunciarem possíveis irregularidades. O órgão segue atuando com seriedade para garantir um mercado mais justo e transparente para todos.

Assessoria 

Daniella Ribeiro acusa Veneziano de usar influência de Vitalzinho no TCU para “chantagear” o PT

A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) criticou duramente o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), acusando-o de praticar “birra e chantagem” para garantir o apoio do PT na Paraíba. Segundo a parlamentar, Veneziano estaria utilizando a influência de seu irmão, Vital do Rêgo Filho, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), para pressionar a legenda e o Governo Federal.

Em entrevista à Rádio Hora H, Daniella afirmou que esse comportamento é conhecido nos bastidores e não contribui para o debate responsável sobre o estado. Ela defendeu que as articulações políticas deveriam focar nas necessidades dos paraibanos, e não em pressões institucionais baseadas no cargo ocupado por familiares.

A senadora declarou acreditar que o PT não cederá a esse tipo de estratégia, ressaltando que o partido e o governo federal devem agir de forma correta e democrática. Para ela, não há espaço para práticas que utilizem o peso de órgãos de controle como moeda de troca em alianças políticas locais.

O embate ocorre em um momento de definição de candidaturas para 2026. O filho de Daniella, o vice-governador Lucas Ribeiro, deve disputar o Governo do Estado contra o grupo de Veneziano, que apoia o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, na corrida sucessória.


Com Inf. do Portal da Capital