sábado, 4 de janeiro de 2025

Cajazeiras é base para programa do governo federal que objetiva desenvolvimento integrado entre cidades

Cajazeiras será base de programa do governo federal que objetiva desenvolvimento integrado a partir de cidades consideradas referências regionais. Trata-se do Programa Cidades Intermediadoras, iniciativa que busca descentralizar o crescimento econômico e social no país, teve suas diretrizes confirmadas em resolução publicada no Diário Oficial da União.

Na Paraíba, a região de Cajazeiras dentro do programa engloba 12 municípios, entre eles: Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Poço de José de Moura, São João do Rio do Peixe, Santa Helena, São José de Piranhas, Serra Grande e Triunfo.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) estabeleceu critérios de tipologia da PNDR com base nos graus de dinamismo e riqueza dos municípios. A estratégia de territorialização do programa toma como ponto de partida as chamadas regiões geográficas imediatas propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém com parâmetros diferentes.

A partir desta identificação, somada ao conhecimento do território e às condições econômicas dos municípios, a Sudene apresentou contribuições técnicas que balizaram a escolha cidades polo de regiões imediatas para se tornar cidades intermediadoras. "A estratégia é que agora você leve um conjunto de ações para esse polos de cidades intermediadoras e com isso você desenvolva aquele território", completou Danilo Campelo.

A ação apresentada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) pretende somar forças para o cumprimento das metas da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

As agendas de desenvolvimento propostas pelo Ministério envolvem ações que englobam temas como infraestrutura e desenvolvimento produtivo, pensando as cidades como núcleos estratégicos para o adensamento do tecido produtivo. As intervenções no território buscam ampliar oferta de trabalho e aumento de renda, além de trazer serviços de maior qualidade e o aprimorar as estruturas econômicas e urbanas.

"O Programa surge como uma estratégia do MIDR, no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) de buscar descentralizar o crescimento. Então a ideia é que a gente consiga, a partir de núcleos - no caso conjuntos de municípios - encontrar potenciais e potencializar aquele núcleo como um todo, fazendo com que ele cresça de maneira ordenada", explica Danilo Campelo, coordenador geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene. A ideia também é diminuir a pressão nas metrópoles e capitais brasileiras, buscando interiorizar o desenvolvimento do país, que atualmente é concentrado em sua maior parte no litoral.


Ascom

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Alysson Américo deverá assumir Secretaria Executiva do D. H. do Estado no lugar da ex-prefeita Denise

Uma grande articulação vem sendo realizada entre as lideranças políticas locais e, do Estado, para que o suplente de vereador Eriberto de Souza Maciel (PSB) possa assumir a cadeira do vereador reeleito Alysson Américo de Oliveira (PSB), na Câmara Municipal de Cajazeiras.

Caso se configure esta articulação, Alysson assumirá a Secretária Executiva do Desenvolvimento Humano do Estado, na vaga da ex-prefeita Dra. Denise Albuquerque.

Ainda segundo informações de pessoas ligadas ao deputado Chico Mendes (PBS), os dias da ex-prefeita Denise, estão contados, pois, a exoneração da mesma é aguardada com expectativa no Diário Oficial do Estado.


Redação

"Casa Branca" de Cajazeiras tem mais secretarias do que 5 capitais do Nordeste

A administração da prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP), contará com 26 secretarias. O número é superior ao de diversas capitais do Nordeste, e todas com população bem maior que a cajazeirense, que tem 63 mil habitantes de acordo com o Censo 2024, do IBGE.

Nesta última quinta-feira (02) pela manhã, Corrinha e a vice-prefeita Christiane Araújo (PSD) deram posse a 37 auxiliares do primeiro escalão, entre titulares e adjuntos.

A quantidade de secretarias da Prefeitura de Cajazeiras supera as capitais, como: Aracaju (com 16 secretarias e 602 mil habitantes), Salvador (21 secretarias e 2,4 milhões de habitantes), Teresina (21 secretarias e 866 mil habitantes) e Natal (23 secretarias e 751 mil habitantes). Recife e Maceió também possuem 26 secretarias, com populações de 1,4 milhão e 957 mil habitantes, respectivamente.

João Pessoa tem 25 secretarias para 833 mil habitantes, enquanto Fortaleza se destaca com o maior número, 30 secretarias para 2,4 milhões de habitantes.

A estrutura administrativa de Cajazeiras levanta questionamentos sobre a necessidade de tantas pastas para uma cidade desse porte. Muitos dos auxiliares da nova prefeita de Cajazeiras foram herdados da gestão do ex-prefeito Zé Aldemir.


Fonte: Sony Lacerda

Em Sessão Solene vereadores tomam posse na Câmara Municipal de Boa Vista/PB

Os 09 vereadores eleitos para compor a 8ª Legislatura (2025-2028) tomaram posse na tarde da última quarta-feira (1º), em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal de Boa Vista. Logo após a posse, os parlamentares elegeram a Mesa Diretora, que vai atuar no biênio 2025/2026.

A solenidade de posse foi conduzida pelo vereador Damião Almeida, na condição de vereador mais votado nas Eleições de 2024. Após a chamada nominal dos 09 vereadores eleitos, todos prestaram o compromisso previsto no Regimento Interno e assinaram, individualmente, seus respectivos termos de posse, sendo ao fim declarados empossados.

Composição da 8ª legislatura da Câmara Municipal de Boa Vista:

• Damião Almeida
• Herbert Almeida
• Humberto Pereira
• Carlos Jovem
• Fred Almeida
• Izenaldo Vitorino
• Aluízio Trajano
• Flávio Soares
• Wellington Ricardo


Assessoria de Comunicação / CMBV

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Ninha assume vaga de Neto da Vila Nova na Câmara de Cajazeiras nessa sexta-feira dia (03)

A posse acontece às 9h na Casa Legislativa - Otacílio Jurema

O suplente de vereador, Ninha do Frigorífico será empossado na manhã, dessa sexta-feira (03) na Câmara municipal de Cajazeiras. O ato solene acontece às 9hs na casa legislativa, Otacílio Jurema.

Ninha que ficou na posição de suplente vai ocupar a vaga deixada pelo vereador reeleito, Neto da Vila Nova que foi convidado, pela prefeita Corrinha Delfino (PP)  para comandar a secretaria de Articulação Política, de Cajazeiras.

Relembre - Nas eleições de outubro, Ninha do Frigorífico ficou na 16º posição (1º suplência) mas não conseguiu se reeleger. Ele obteve 912 votos.


Com informações de Tribuna10


Cajazeiras: Corrinha muda nome da sede da Prefeitura para ‘Casa Branca’

A prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP) decidiu inovar. Agora, a sede da Prefeitura passa a ser chamada de ‘Casa Branca’, em uma alusão, ou homenagem, à residência oficial do presidente dos Estados Unidos.

A sede da Prefeitura de Cajazeiras passou por uma reforma. O primeiro andar abrigará o gabinete de Corrinha, além de uma sala de reunião e auditório, além da Chefia de Gabinete e um espaço para o Marketing.

No térreo, funcionará a Ouvidoria, Secretaria de Comunicação, Cerimonial e Secretaria de Governo e Articulação Política.

Nesta quinta-feira (2), ao lado da vice Christiane Araújo (PSD) e do ex-prefeito José Aldemir, a gestora empossou 37 auxiliares, entre titulares e adjuntos. Os deputados Júnior Araújo (PSB) e Dra. Paula (PP) estiveram presentes.

Secretários Municipais:

Sec. Administração: Rafael Caldeira

Sec. Fazenda Pública: Laéssio Abreu

Sec. Governo Articulação Política: Neto da Vila Nova

Sec. Infraestrutura: João Vitor

Sec. Comunicação: Eutim Rodrigues

Sec. Educação: Joseane Maciel

Sec. Saúde: Michele Nôleto

Sec. Cultura: Eduardo Jorge

Sec. Esporte e Lazer: Marcos Junior

Sec. Des. Rural: Serafim Lopes

Sec. Políticas Públicas Mulheres: Léa Silva

Sec. Meio Ambiente: Branquinha Abreu

Sec. Desenvolvimento Humano: Juliana Suassuna

Sec. Desenvolvimento Econômico: Raianne Medeiros

Sec. Planejamento: Elis Regina

Sctrans: Alisson Lira (Neguinho Mondrean)

IPAM: Kléber Lima

Procuradoria: Anastácia Borges

Controle Geral : Pabla Renata

Coordenador Procon: Neto Meireles


Secretários Adjuntos:

Eldomar Filho – Adjunto Administração

Waclav Ravel – Controlador Adjunto

Fernando Antônio – Adjunto Comunicação

Cristina de Lima – Adjunta Cultura

Cassia Moesia – Adjunto Des. Econômico

Talita Michele – Adjunta Des. Humano

Martins Gomes – Adjunto Des. Rural

Irineide Leandro – Adjunta Educação

Luiz Gonzaga Delfino – Adjunto Fazenda Publica

Gilberto Rolim – Adjunto Infraestrutura

Nino Esperança – Adjunto Esporte e Lazer

Deuzinho da Arara – Adjunto Gov. Articulação Política

Abelita Rocha: Adjunta Meio Ambiente

Beatriz Araújo: Adjunta Políticas Públicas

Cícero Totó: Coordenador Adjunto Procon

Claudenilo Pereira – Adjunto Procuradoria

Aline Delfino – Adjunta Saúde


Com informações do Blog Sony Lacerda

Dr. Helder Carvalho toma posse em Sousa em solenidade marcada por emoção e prestígio

A nova gestão começa nesta quinta-feira (2), com o compromisso de trabalhar em prol da cidade "sorriso" da Paraíba

Em clima de forte emoção e com grande participação popular, Dr. Helder Carvalho (PSB) e seu vice-prefeito, Dr. Zé Célio, tomaram posse na noite desta quarta-feira (1º), em Sousa. A solenidade, organizada na Câmara de Vereadores, contou com uma estrutura ampliada, incluindo cadeiras e telões instalados em frente ao Legislativo, para que a população pudesse acompanhar o evento, devido à limitação de espaço no interior da Casa.

As autoridades começaram a chegar e se acomodaram no auditório para participar das cerimônias de posse dos vereadores e do novo prefeito. A banda 13 de Maio recepcionou os convidados, executando dobrados enquanto Dr. Helder Carvalho, acompanhado da primeira-dama, Dra. Maria Eugênia, chegava ao local sob aplausos da plateia. O vice-prefeito, Dr. Zé Célio, e sua esposa, Dra. Ana Lúcia, chegaram um pouco mais cedo.

Durante o ato de posse, crianças representando diversos segmentos sociais ocuparam o recinto como símbolo da campanha eleitoral de Dr. Helder Carvalho, numa homenagem especial que emocionou os presentes.

A solenidade foi presidida pela vereadora Amanda Silveira, recém-eleita presidente da Câmara Municipal. Amanda seguiu o regimento interno, conduzindo o ato oficial de entrega da faixa e das chaves da cidade, realizadas pelo prefeito Fábio Tyrone, que encerrou seu mandato em clima de despedida.

O evento contou com a presença de várias autoridades políticas, entre elas o secretário de Esportes da Paraíba, Lindolfo Pires, representando o governador João Azevêdo, além do ex-prefeito João Estrela, do prefeito de São Francisco, Gerôncio Júnior, e do ex-prefeito do Lastro, Athayde Diniz.

Discursaram durante a cerimônia o vereador Radamés Estrela, representando a bancada governista, o vice-prefeito Dr. Zé Célio, o ex-prefeito Fábio Tyrone, o secretário Lindolfo Pires e, por fim, o prefeito empossado, Dr. Helder Carvalho.

Após os discursos, os secretários municipais assinaram os termos de posse, marcando oficialmente o início do governo Helder Carvalho. A nova gestão começa nesta quinta-feira (2), com o compromisso de trabalhar em prol da Cidade Sorriso da Paraíba.


Com informações de Repórter PB

Posse da nova equipe de governo marca início da gestão de Corrinha Delfino em Cajazeiras

Na manhã desta quinta-feira (02), a Prefeitura Municipal de Cajazeiras deu início oficial à gestão da prefeita eleita Corrinha Delfino com a posse da nova equipe de governo. A cerimônia aconteceu na Casa Branca, sede do executivo municipal, e contou com a presença de lideranças políticas, servidores e representantes da sociedade civil.

Foram empossados 20 secretários, além de seus adjuntos, compondo o núcleo administrativo que conduzirá a cidade pelos próximos quatro anos. A prefeita destacou, durante a solenidade, a necessidade de união e compromisso da nova equipe para enfrentar os desafios e atender às expectativas da população.

Novas secretarias serão criadas nesta sexta-feira (03)

Dando continuidade à reestruturação administrativa, novas secretarias, aprovadas recentemente pela Câmara Municipal, serão oficialmente instaladas nesta sexta-feira (03), em horário a ser divulgado. Entre as novidades, destacam-se:

Secretaria de Turismo e Eventos: voltada para impulsionar o turismo local e a organização de eventos que promovam a cidade.

Secretaria de Obras e Serviços Públicos: com foco na infraestrutura e manutenção dos espaços públicos.

Secretaria de Participação Popular: para fortalecer a relação entre a administração municipal e a população.

Além disso, a Chefia de Gabinete ganhará status de primeiro escalão, reforçando sua relevância estratégica na articulação interna e no acompanhamento das ações de governo.

A prefeita Corrinha Delfino reafirmou seu compromisso com a transparência e a participação cidadã, ressaltando que as novas estruturas visam aproximar ainda mais a gestão das necessidades da população de Cajazeiras.


Redação com Difusora 1

Quinze vereadores tomam assento na Câmara Municipal de Cajazeiras

Lindberg Lira é eleito presidente do Poder Legislativo cajazeirense

Os quinze vereadores que comporão a Câmara Municipal de Cajazeiras, eleitos em outubro passado, tomaram posse nesta quarta-feira (1º), para a legislatura 2025/2028. Pelos dados do TRE-PB, foram computados 40.405 votos em Cajazeiras nas eleições municipais de 2024, sendo, deste total, 38.661 considerados válidos, representando 95,68 % da votação.

Na ocasião, foi eleita a Mesa Diretora da Casa Otacílio Jurema para o biênio 2025/2026, cuja composição é a seguinte:

- Lindberg (presidente), Rodrigo Lira (1º vice-presidente), João da Coca (2º vice-presidente), Helano Segundo (1º secretário) e Lualas Barroso (2º secretário).

- Cajazeiras elegeu 15 vereadores nas eleições 2024. Vejam quem são eles:

- Alysson Voz e Violão (PSB) tem 46 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de músico, um patrimônio de R$ 49.932,36, e informa ter superior incompleto.

- Fábio Borges (PP) tem 35 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de “outros”, um patrimônio de R$ 62.300, e informa ter ensino médio completo.

- Helano Segundo (PP) tem 34 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de farmacêutico, um patrimônio de R$ 4.820, e informa ter superior completo.

- João da Coca (PSD) tem 56 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de “outros”, um patrimônio de R$ 5.000, e informa ter lê e escreve.

- Lamarque Barros (PSB) tem 26 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador, um patrimônio de R$ 105.844, e informa ter ensino médio completo.

- Lindberg Lira (PP) tem 50 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de advogado, um patrimônio de R$ 5.000, e informa ter superior completo.

- Lualas Barrozo (SOLIDARIEDADE) tem 35 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de comerciante, um patrimônio de R$ 43.000, e informa ter ensino médio completo.

- Luzia Trajano (MOBILIZA) tem 45 anos, é solteira, declara ao TSE a ocupação de vereadora, um patrimônio de R$ 0, e informa ter ensino médio completo.

- Marcos do Riacho do Meio (MDB) tem 60 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de trabalhador rural, um patrimônio de R$ 295.000, e informa ter ensino fundamental incompleto.

- Neto da Vila Nova (PP) tem 53 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de “outros”, um patrimônio de R$ 5.000, e informa ter ensino médio completo.

- Raelsa Borges (PSB) tem 51 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de vereadora, um patrimônio de R$ 0, e informa ter superior completo.

- Roberto das Redes (REPUBLICANOS) tem 53 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de agricultor, um patrimônio de R$ 31.589, e informa ter ensino fundamental incompleto.

- Rodrigo Lira (MDB) tem 29 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de comerciante, um patrimônio de R$ 70.000, e informa ter ensino médio completo.

- Sara Sheyla (PP) tem 37 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de pedagoga, um patrimônio de R$ 5.000, e informa ter superior completo.

- Victor Bruno de Dorian (MOBILIZA) tem 26 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de pecuarista, um patrimônio de R$ 40.000, e informa ter ensino médio completo.

Já os mandatos de vereadoras e vereadores, também com duração de quatro anos, não têm uma quantidade definida de possibilidades de reeleição. Esse grupo de parlamentares atua nas câmaras municipais, também chamadas de câmara de vereadores. O total de vagas para cada câmara depende do número de habitantes do município, segundo o inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal.

As funções no poder Legislativo municipal estão subdivididas em quatro atribuições principais:

- legislativa: proposição, análise, discussão e votação de leis municipais e gestão de alguns impostos;

- fiscalizadora das ações da administração municipal no cumprimento das leis e do orçamento público;

- assessoramento ao Executivo: apoio e discussão acerca de políticas públicas a serem implantadas por meio do Plano Plurianual, da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

- julgadora: apreciação das contas públicas de administradores e apuração de infrações político-administrativas cometidas por prefeito e pelos próprios vereadores.


Com informações do Blog Coisas de Cajazeiras