quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prefeito confessa ser analfabeto e ter comprado diploma


“Comprei um ‘diproma’. Eles me deram o maior trabalho. Sou analfabeto, mas sei trabalhar. E eu agradeço de coração a comunidade de Dom Cavati” (sic).

A afirmação foi feita por Jair Vieira Campos (DEM), prefeito da cidade de Dom Cavati, no interior de Minas Gerais, em um discurso gravado em vídeo que foi parar no Youtube. A legislação eleitoral impede que analfabetos disputem cargos políticos. Ele informou que tinha Ensino Fundamental incompleto ao fazer seu registro de candidatura. Não há informações sobre como Campos conseguiu passar no exame de alfabetização.

A eleição do prefeito, em 2008, foi marcada por outra polêmica. A votação terminou empatada:  Jair Vieira Campos e seu único adversário, Pedro Euzébio Sobrinho (PT), tiveram 1.919 votos cada um. Como a lei eleitoral determina que o mais velho seja declarado vencedor, o então candidato democrata levou vantagem. Sobrinho questionou a eleição na Justiça Eleitoral. A ação ainda não tem prazo para o julgamento. O prefeito foi procurado pela imprensa, mas não foi localizado.



Da redação com Sidney Rezende