Elétrico mais barato da GM no Brasil parte de R$ 159.990, tem opções de personalização e será produzido no Brasil ainda este ano
O Spark EUV é equipado com motor elétrico dianteiro de 101 cv e 18,4 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 42 kWh do tipo LFP (Lítio Ferro-Fosfato). A autonomia homologada pelo Inmetro é de 258 km, podendo superar os 300 km em uso urbano com regeneração de energia de acordo com a GM. O carregamento pode ser feito em corrente alternada de até 6,6 kW ou em corrente contínua de 50 kW, que garante recarga de 30% a 80% em apenas 35 minutos. A bateria tem oito anos ou 160 mil km de garantia.
Com 4 metros de comprimento e entre-eixos de 2,56 m, o SUV tem 355 litros de porta-malas (até 916 litros com bancos rebatidos) e 35 litros extras no compartimento dianteiro. No interior, há painel digital de 8,8” e central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay, além de recursos como câmera 360° e ar-condicionado digital automático.
Por fora, o Spark EUV traz design “quadradinho” e será oferecido em seis opções de cores, algumas com teto contrastante, além de rodas de 16 polegadas. Entre os itens de série, estão seis airbags, bancos dianteiros com ajustes elétricos, volante regulável, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa, sensores de chuva e luminosidade, além de freios a disco nas quatro rodas.
Personalização e pacotes extras - Além do pacote de fábrica, o Spark EUV oferece três opções de personalização: Rush, XR e Trail Motion. Cada um deles adiciona itens como adesivos na carroceria, bagageiro frontal, soleiras de porta, saias laterais e iluminação ambiente. O custo adicional é de R$ 4.990 por pacote.
Produção no Brasil
Um dos diferenciais estratégicos do lançamento é que o Spark EUV será produzido no Brasil a partir de novembro. A fabricação ficará a cargo da Comexport, que adquiriu a antiga planta da Troller em Horizonte (CE), encerrada após a saída da Ford. Será o primeiro modelo montado localmente pela importadora, marcando também a estreia de um carro elétrico Chevrolet em linha de produção nacional.
Cidadão urbano - A intenção da Chevrolet é que o Spark seja o segundo ou terceiro carro da casa dos compradores, e isso fica evidente quando se assume o volante do modelo. As acelerações são decididas e é até fácil fazê-lo “cantar pneu” numa saída mais apressada, mas não espere que ele seja um companheiro para viagens mais longas ou trechos de estrada, mesmo que curtos. O habitat do Spark é o trânsito urbano, onde ele se sai muito bem.
Isso porque, embora a versão vendida aqui tenha calibração própria para os mercados sul-americanos, a suspensão ainda é macia e faz a carroceria balançar, principalmente em asfalto ruim. Combinado com um centro de gravidade mais alto (ele é 19 cm mais alto e 12 cm mais curto do que um BYD Dolphin), o Spark não é afeito a curvas mais fechadas.
Mas no anda e para de uma cidade grande, o tamanho pequeno e as respostas rápidas do motor elétrico são bem-vindas. A ampla área envidraçada ajuda muito nas manobras, bem como o sistema de câmeras 360°, de ótima resolução, tanto das câmeras quanto da tela, que ajudam a manobrar o já diminuto “corpinho” do Spark.
Além disso, o sistema de regeneração de energia, quando colocado no máximo, torna quase possível a condução usando apenas o pedal do acelerador, deixando que o próprio carro faça as frenagens. É preciso pisar no pedal do freio apenas para parar o carro completamente.
A central multimídia é simples de usar, muito bem traduzida para o português e sem muitos sub-menus escondidos. Todas as funções são fáceis de encontrar e bem explicadas. Há até um modo para fumantes no ar-condicionado, que automaticamente abre dois dedos dos vidros dianteiros e deixa a ventilação como exaustor.
Faz falta um ajuste de profundidade no volante, embora o banco do motorista com ajuste elétrico ajude a encontrar uma posição mais confortável pra conduzir. Além disso, o modelo leva apenas quatro pessoas. Um quinto passageiro não é nem previsto, já que o encosto traseiro é bipartido no centro, o que tornaria a viagem bastante desconfortável, embora até haja espaço. Talvez isso possa ser resolvido com a nacionalização do compacto, já que a GM diz ouvir o feedback de consumidores e concessionários e ajustar seus produtos de acordo com a demanda.
Prós - Lista de itens de série é extensa e mais completa do que concorrentes da mesma faixa de preço trazendo controle de cruzeiro adaptativo e monitor de faixa de rolamento
Contra - Spark até encara uma estrada, mas acerto de suspensão e direção desencorajam uma incursão em rodovias.
Ficha técnica
Chevrolet Spark EUV
Motor: elétrico, dianteiro
Potência: 101 cv
Torque: 18,3 mkgf
Bateria: 42 kWh
Autonomia: 258 km (Inmetro)
Comprimento: 4,00 m
Largura: 1,77 m
Altura: 1,76 m
Distância Entre-Eixos: 2,53 m
Porta-malas: 355 litros
Aceleração 0-100 km/h: 11,2 segundos
Velocidade máxima: 150 km/h
Preço sugerido: R$ 159.990
Jornal do Carro