segunda-feira, 1 de setembro de 2025

TCE-PB solicita informações a gestores sobre descontos em folha nos regimes próprios de previdência

Para reforçar seu compromisso com a transparência, o acompanhamento da gestão previdenciária e a proteção dos direitos dos beneficiários dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou, na última sexta-feira (29), ofício circular aos gestores dessas unidades no Estado. O documento solicita o preenchimento de um questionário sobre descontos em folha de pagamento de aposentados e pensionistas.

De acordo com o ofício, os gestores terão prazo de 30 dias para responder ao questionário, disponível no endereço eletrônico: https://form.jotform.com/tcepb/pesquisarpps.

A iniciativa atende à Nota Recomendatória Conjunta nº 03/2025, expedida por entidades nacionais de controle, como a Atricon, o IRB, o CNPTC, a Abracom e a Audicon, e tem como objetivo consolidar um diagnóstico preciso da situação na Paraíba.

O presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, ressaltou a relevância da colaboração dos gestores para o êxito da iniciativa. “Contamos com a brevidade no atendimento a esta solicitação, de modo que possamos consolidar informações fidedignas sobre os descontos em folha dos aposentados e pensionistas no Estado”, afirmou.

Na Paraíba, existem 71 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), sendo 70 municipais e um estadual.


Assessoria de Comunicação/TCE-PB

Coca-Cola dobra aposta e passa a produzir a cerveja paraense Cerpa

A Coca-Cola Andina deu início à produção da cerveja Cerpa em suas unidades, marcando um novo capítulo na trajetória da tradicional marca paraense. Fundada em 1966, em Belém, a Cerpa se consolidou como uma das principais cervejarias regionais do país, reconhecida por rótulos como Cerpa ExportCerpa Premium e Tijuca.

A Cerpa já vinha sendo distribuída nos últimos meses pelo sistema Coca-Cola, o que indica que a etapa inicial de logística pode ter funcionado como um teste de receptividade do produto nos mercados atendidos pela engarrafadora. A decisão de avançar agora para a produção direta sugere um movimento calculado de verticalização, que amplia a capacidade de resposta e rentabilidade para ambas as empresas.

Dentro da acirrada disputa do mercado de cervejas premium, a Cerpa carrega atributos que podem ser valiosos para a Coca-Cola. A marca combina tradição regional forte, especialmente no Norte do Brasil, com um posicionamento de qualidade superior, reforçado por rótulos como a Cerpa Export e a Cerpa Premium, que possuem boa aceitação entre consumidores de maior poder aquisitivo.

Essa imagem de cerveja diferenciada e com origem brasileira pode ajudar a Coca-Cola a diversificar seu portfólio, equilibrando marcas internacionais de apelo global com uma bandeira nacional de valor histórico.

Esse passo se encaixa na estratégia global da Coca-Cola de fortalecer seu portfólio alcoólico, especialmente no Brasil. A companhia já é responsável pela distribuição da espanhola Estrella Galicia e da marca mexicana Sol, pertencente à Heineken, além de deter a marca Theresópolis, única marca própria de cerveja do sistema Coca-Cola no mundo.

Fora da categoria de cervejas, a multinacional também tem explorado segmentos como vinhos prontos para beber, drinks enlatados como a linha Schweppes e destilados misturados a refrigerantes como Jack and Coke, testando diferentes formatos de entrada no mercado de alcoólicos.

Em todos os casos, a grande força da companhia continua sendo seu poder altamente capilarizado de distribuição, que permite alcançar pontos de venda em escala incomparável no Brasil, o que agora será traduzida em alavancar o portfólio da Cerpa.

Produção e distribuição de Cerpa pode alimentar disputa judicial com a Heineken

O movimento, entretanto, tende a gerar reações no mercado. O Globo aponta que a Heineken deve questionar a iniciativa, já que mantém contrato de distribuição com a Coca-Cola para a marca Sol.

Esse embate se soma a um histórico recente de disputas judiciais entre as duas companhias, que nos últimos anos já travaram batalhas legais em torno de contratos e estratégias comerciais. A disputa reflete um cenário cada vez mais competitivo, em que grandes players globais e regionais buscam espaço em um mercado de cervejas que, embora maduro, segue disputado por diferenciação de portfólio e alcance de distribuição.

O início da produção da Cerpa pela Coca-Cola Andina não apenas reforça a presença da marca paraense em escala nacional, como também sinaliza a consolidação da estratégia da Coca-Cola de se posicionar com força no segmento alcoólico, explorando sinergias entre produção própria, parcerias estratégicas e sua robusta rede de distribuição.


Por Felipe Freitas/Portal Catalisi

Polícia revela detalhes do plano de fuga de Hytalo Santos e do marido

O influencer e o marido Euro estão presos desde 15 de agosto e foram transferidos para uma prisão em João Pessoa (PB)

A polícia da Paraíba apresentou novos detalhes do plano de fuga de Hytalo Santos e do marido Euro, presos desde 15 de agosto. Segundo os responsáveis pelo caso, o primeiro passo aconteceu durante a viagem para São Paulo, quando a dupla foi detida.

Em novas imagens, divulgadas pelo Jornal da Band no último sábado (30/8), Euro surge em um posto de gasolina abastecendo um carro de luxo, que foi apreendido pelos policiais no momento da prisão, e depois vai até uma loja de conveniência.

No mesmo dia da gravação, Hytalo Santos viajou de Recife para São Paulo de avião. A movimentação aconteceu dias após a denúncia feita por Felca em um vídeo sobre adultização, no qual o influencer foi acusado de exploração sexual de menores.

O casal foi para uma residência provisória em São Paulo e, segundo a polícia, eles se preparavam para fugir do local após a repercussão do caso, como explicou o diretor de operações da Polícia Civil da Paraíba, Carlos Othan.



Fonte: Metrópoles