quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Veneziano solicita ao Ministério da Educação implantar IFPB em três cidades da Paraíba e ampliar os de Campina Grande e Bayeux

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou na manhã desta quinta-feira (29), em Brasília, de audiência com o Ministro da Educação, Camilo Santana. No encontro, Veneziano formalizou o pedido para a implantação de outras unidades do Instituto Federal de Educação da Paraíba – IFPB para diversas cidades paraibanas, além da ampliação de duas unidades já existentes.

Junto com Veneziano, participando da audiência, estava o Prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima (União Brasil), juntamente com a primeira-dama da cidade, sua esposa Juliana Figueiredo Cunha Lima. Durante o encontro com o Ministro, Veneziano formalizou a solicitação para novos Institutos Federais nas cidades de Mamanguape, Queimadas e Sapé. Além disso, o Senador também destacou a necessidade de ampliação dos Campi de Campina Grande e Bayeux.

“Reforçamos o nosso pleito em defesa de municípios paraibanos que estão carecendo de implantação de institutos federais. Sabemos nós que o presidente Lula tem como uma das suas principais marcas, desde os governos anteriores, a expansão dos Institutos Federais para todas as nossas regiões. Não seria diferente, portanto, estando na sua terceira gestão administrando o Brasil, diferente”, disse Veneziano.

Ele lembrou ainda que o MEC lançou recentemente um programa de expansão para os institutos e, na formalização do pedido feito diretamente ao Ministro, Veneziano destacou a cidade de Mamanguape, que polariza uma região que tem essa carência; Queimadas, que também não possui um Instituto Federal; e Sapé, todos com suas potencialidades locais. “Além desses três munícipios nós pedimos pela ampliação dos IFPBs de Campina Grande e de Bayeux. Essas demandas foram apresentadas e esperamos nós pela sensibilidade que o ministro Camilo e o presidente Lula tem, para que possam ser atendidas”, destacou Veneziano, em vídeo publicado em suas redes sociais.


Assessoria de Imprensa

Radialista Gorete Videres deixa grupo de Pablo Leitão e Chico Mendes para apoiar pré-candidatura de Corrinha Delfino

Desde a última semana, que a radialista e multimídia Maria Gorete Araújo Videres, dialogava com membros do grupo político do prefeito Zé Aldemir (PP), com a intenção de retornar à situação e, apoiar a pré-candidatura da professora Maria do Socorro Pereira Delfino, à Prefeitura de Cajazeiras, recém lançada ao referido pleito.

Gorete, que teria rompido com o prefeito Zé Aldemir, juntamente com o médico Pablo Leitão e um grande número de auxiliares da gestão, para ingressar ao projeto do deputado estadual Chico Mendes (PSB), que figura como pré-candidato à Prefeitura de Cajazeiras. Gorete, não quis permanecer na oposição.

Sob a alegação que o grupo de Chico Mendes estaria bagunçado, pressão popular que Mendes não poderá ser candidato por questões jurídicas, a radialista Gorete Videres compartilhou nas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (29) que haverá mudança, no tocante ao nome da “cabeça de chapa”, por esta razão e, outras, ela anunciou seu rompimento.


Redação

Câmara do TCE aprova as prestações de contas dos Institutos de Previdência de Santa Rita e Marizópolis

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta quinta-feira (19), excepcionalmente, sob a presidência do conselheiro Fábio Nogueira, aprovou as prestações anuais de contas do Instituto de Previdência do Município de Santa Rita e, ainda, as do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Servidores de Marizópolis atinentes a 2018 e, em ambos os casos, com ressalvas. As contas do Instituto de Seguridade Social de Alhandra, de idêntico exercício, retornaram à Auditoria para instrução processual.

À reitora Célia Regina Diniz a 1ª Câmara do TCE concedeu o prazo de 30 dias para encaminhamento de informações referente a todo o quadro funcional da Universidade Estadual da Paraíba, organismo por ela dirigido. A decisão decorreu de denúncia acerca da contratação indevida de servidores temporários para o campus de Guarabira (Processo 04414/23) levada a exame nesta quinta-feira.

A concorrência 018/2023 realizada pela Suplan para a construção do Hospital Metropolitano de Santa Rita com verbas federais superiores a R$ a 62 milhões foi retirada da pauta de julgamentos a fim de que haja o exame da contrapartida do Estado na ordem de 0,67% desses valores, conforme recomendação do Ministério Público de Contas. O órgão fracionário do TCE decidiu pela irregularidade do pregão eletrônico 098/22 originário do município de Sousa para aquisição de medicamentos, com multa de R$ 2 mil ao prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira. Cabe recurso.

SÚMULA – Este ano, a 1ª Câmara do TCE julgou, até o último dia 22, 308 processos. Foram cinco contas anuais do Poder Legislativo, uma de Secretaria Municipal, 12 de órgãos da Administração Pública Indireta, 58 licitações e contratos, 11 inspeções especiais, 22 denúncias e representações, 244 atos de gestão de pessoal, um concurso público, 17 recursos, 26 verificações de cumprimento de decisão e dois outros processos de natureza diversa.

Compõem a 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros Fernando Catão (presidente), Fábio Nogueira, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto). O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe todos os julgamentos.

Assessoria de Comunicação/TCE-PB

Zoonoses de Cajazeiras desenvolve projeto para castração de animais que vivem pelas ruas

O setor de zoonoses da Prefeitura de Cajazeiras, está desenvolvendo um projeto para castração de cachorros, que vivem pelas ruas da cidade, com a utilização do castra-móvel.

De acordo com Wagner Pessoa, coordenador do Centro de Zoonoses, estão feitas as castrações de 16 machos semanalmente e de 30 fêmeas a cada mês.

Ele esclarece que para os animais que possuem tutor, isto é, donos e moram com eles em suas casas, o serviço de castração ainda não está sendo oferecido.

Esse atendimento aos animais particulares só será possível após a diminuição do número de cachorros e cadelas que vivem pelas ruas.

"Futuramente, a gente vai abrir para o pessoal de baixa renda, mas é preciso entender que precisamos controlar primeiro a população canina de rua, para depois começar o atendimento aos particulares", disse o coordenador de zoonoses do município.

Assessoria

Presidente de Portugal é recebido por João Azevêdo no estande da Paraíba na abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa

governador João Azevêdo participou, nesta quarta-feira (28), da abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), ocasião em que recebeu o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, no estande da Paraíba. No espaço reservado ao estado serão divulgados, até o dia 3 de março, os atrativos turísticos e buscadas novas oportunidades de negócios.

O estande do Destino Paraíba também tem a presença de empresários produtores de cachaça de alambique, que apresentarão o produto aos consumidores e nas rodadas de negócios, com o intuito de ampliar o mercado, valorizar os aspectos históricos, culturais e econômicos da bebida.

“Pela primeira vez, a Paraíba tem seu estande próprio, fazendo com que novas conexões sejam possíveis, principalmente, divulgando o Destino Paraíba e a nossa capacidade de receber investimentos internacionais. O evento tem sido um sucesso, tivemos rodadas de negócios com relação à cachaça, reunião com a embaixada brasileira no Marrocos e eu tenho certeza de que colheremos muitos frutos de todas essas agendas em Lisboa”, frisou o governador João Azevêdo.

Na BLT, a Paraíba está disponibilizando serão folders do destino, mapas, mídia kit com diversos itens personalizados para agentes de viagens, operadores, jornalistas e influenciadores. O estande conta com QR Code que direciona para o site do Destino Paraíba, para mostrar as diversas experiências, sugestões de roteiros e informações turísticas do Estado. A iniciativa conta com a parceria da Fecomércio e do Sebrae, que visa fortalecer o destino paraibano no mercado europeu.

Ascom/PB

Diretório do PSB apresenta nova composição em Patos tendo Francisco Guedes como presidente e Pedro Augusto vice

Dentro do processo de reformulação do PSB paraibano para fortalecer a legenda com vistas, principalmente, às eleições municipais deste ano, há uma nova formação no diretório de Patos. O atual Diretor Geral do Hospital Regional, Francisco dos Santos Guedes, assume a presidência da comissão provisória do partido, substituindo o empresário Adolfo Crispim que se afastou, em fevereiro, da direção local para se dedicar mais aos seus negócios empresariais. O Diretor Técnico do Hospital, o médico Pedro Augusto Dias Timóteo, assumirá a vice-presidência da legenda.

A relação com os nomes da Comissão Provisória já foi encaminhada para o Presidente do PSB na Paraíba, Deputado Federal, Gervásio Filho. Na composição, além dos nomes do Presidente e Vice da legenda, constam como Secretário de Finanças, Ziraldo Lima Gomes, como Secretária Geral, Ana Cléa da Costa Silva, a Secretária de Organização será Geane Tagi de Araújo. A comissão tem ainda os nomes de Márcio Fabrício da Silva Melquiades, da advogada, Brenna Victoria Leonardo Ferreira Nóbrega, de Liliane Abrantes de Sena e Odinete Rodrigues Marinho.

“A reestruturação dos diretórios, algo que não está acontecendo somente em Patos, busca fortalecer o projeto do partido com vistas as eleições de outubro e dentro deste propósito a gente chega para somar esforços, para junto com o governador, João Azevêdo, fortalecer a legenda e, em nível local, trabalhar para a reeleição do atual prefeito Nabor Wanderley”, afirmou Francisco, destacando que assume mais essa missão com muita honra. Ele disse ainda que a legenda vai atuar com muito diálogo e parceria com os candidatos que desejarem se filiar ao PSB.


Assessoria

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Paraíba recebe Marcos Freitas para palestra sobre alta performance

Paraíba Business Experience reúne principais nomes do empreendedorismo do Brasil; encontro de três dias em Campina Grande (PB) mostra como empresas podem faturar até dez vezes mais em 2024

O empresário e palestrante Marcos Freitas participa este ano do Paraíba Business Experience (PBXP), evento focado em empreendedorismo, marketing, vendas e finanças. A terceira edição do encontro, que acontece de 29 de fevereiro a 2 de março, será realizada no Centro de Convenções Garden Hotel, em Campina Grande (PB), e é voltada para empresários, profissionais liberais e empreendedores que desejam revolucionar a gestão e obter ferramentas para conquistar resultados expressivos no mercado.

Os três dias de evento prometem criar conexões, transformar visões de negócios e mostrar para os participantes como faturar até dez vezes mais em 2024. A ação ainda reunirá os principais nomes do empreendedorismo brasileiro.

Palestra de Marcos Freitas

Criador do treinamento APN (Alta Performance nos Negócios) e responsável por acelerar o crescimento de mais de 20 mil empresários no país, Marcos Freitas vai ministrar a palestra Como ter uma Empresa de Alta Performance.

Autor de dois best-sellers, o Coragem para Crescer e Seja Imperfeito, o especialista promete proporcionar um conteúdo estratégico, além de ferramentas práticas que se aplicam a qualquer negócio. No evento, também abordará técnicas para alavancar as vendas e melhorar o atendimento ao público.

"A palestra oferece uma transformação profissional e pessoal para empreendedores. O participante vai sair renovado e com vontade de mudança. É uma grande oportunidade para aumentar o faturamento, impulsionar resultados e traçar um planejamento estratégico", explica o empresário.

Marcos Freitas já formou mais de 12 mil gestores e mais de 90 mil pessoas participaram de seus cursos para o desenvolvimento de negócios. Nas redes sociais, integra uma audiência massiva – conta com mais de 1 milhão de seguidores em seus canais até o momento.

Serviço

Paraíba Business Experience

Data: de 29 de fevereiro a 2 de março.

Local: Centro de Convenções Garden Hotel, Campina Grande – Paraíba.

Inscrições: https://www.pbxp.com.br/.

Sobre Marcos Freitas - Marcos Freitas é especialista em aceleração e crescimento de negócios, fundador do grupo Seja AP, palestrante em território nacional e internacional e autor de quatro livros, sendo dois best-sellers, intitulados ‘Coragem para Crescer’ e ‘Seja Imperfeito’. Criador do método APN (Alta Performance nos Negócios), Freitas consagra-se como o maior potencializador de empresas no país. É ainda sócio da Finance, companhia focada em solução financeira para negócios de médio e pequeno porte, e da Selectus, empresa especializada em recrutamento de alta gestão. Para mais informações acesse: @marcosfreitas.

Assessoria

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

União Brasil mantém convite a Nilvan Ferreira; deputado aponta ‘coerência’ na escolha

O deputado estadual George Morais, do União Brasil, comentou nesta terça-feira (27) sobre a possível filiação do comunicador Nilvan Ferreira à legenda, visando a candidatura à prefeitura de Santa Rita. Morais reiterou o convite feito publicamente e destacou a ‘coerência’ dessa possível movimentação política.

“É um fato novo aqui na sucessão municipal, a exemplo da possível entrada de Sergio Queiroz também. Em relação a Nilvan Ferreira, houve o convite público, e agora reafirmo para que ele possa concorrer à prefeitura de Santa Rita pela União Brasil. Acredito que é o melhor espaço, o melhor lugar, inclusive em coerência ao que Nilvan vem defendendo há tantos anos. O convite está posto”, afirmou Morais.

Ao ser questionado sobre o aceno de Nilvan ao governador João Azevedo, o deputado preferiu não entrar em detalhes, deixando a decisão sobre essa possível aliança nas mãos do próprio Nilvan Ferreira.

“Cabe a ele responder em relação a essa possível aliança com o governador”, concluiu George Morais.


Com informações de Wscom

Cartaxo apresenta Projeto de Lei que cria banco de dados sobre condenados por violência contra a mulher

Com o objetivo de criar mais mecanismos de proteção às mulheres, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) apresentou um Projeto de Lei (1.698/24) que cria o banco de dados com o registro de dados sobre condenados por violência contra a mulher na Paraíba. No cadastro constarão informações daqueles que cometeram crimes como feminicídio, estupro, estupro de vulnerável, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e invasão de dispositivo informático. 

O Brasil é um dos países que mais registram casos de violências contra as mulheres em todo o mundo, violências estas que, quando não matam as vítimas, provocam impactos por toda a sua vida. Tenho trabalhado muito para usar nosso mandato a favor das mulheres, propondo projetos que garantam mais proteção, segurança e igualdade de direitos. Com este projeto queremos criar mais um mecanismo de defesa dessas mulheres, para que nosso Estado seja cada vez melhor para todas as mulheres que aqui vivem”, disse o parlamentar. 

Além do PL 1.698, o deputado Luciano Cartaxo já apresentou os PLs 181/23, que protege a mãe-solo contra a discriminação no ambiente de trabalho, e o PL 618/23, que incentiva a participação das mulheres na construção civil, diminuindo desigualdades e fomentando a independência econômica das mulheres. Também é de autoria do deputado Cartaxo o PL (620/23) que cria o Dia Estadual da Conquista do Voto Feminino, a ser comemorado no dia 24 de fevereiro, e o PL (1698/23) que estabelece isonomia entre árbitros e árbitras no âmbito do Estado da Paraíba. Também é de autoria do parlamentar o PL que cria o Comitê de Proteção à Mulher para a execução da política de proteção e promoção dos direitos da mulher. 

Sobre o projeto - O texto deste novo PL prevê que no cadastro constarão informações do tipo: nome completo, filiação, data de nascimento, número do documento de identificação, endereço residencial, fotografia do identificado, grau de parentesco entre o agente e vítima e relação de trabalho entre o agente e a vítima. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a violência contra a mulher é definida como “qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimento físico, sexual ou mental, incluída as ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada”.

Assessoria

Prefeitura de Cajazeiras inicia trabalhos de recuperação e melhorias do ginásio do distrito Divinópolis

Cumprindo determinação do prefeito Zé Aldemir, a Prefeitura de Cajazeiras, iniciou na última segunda-feira (26), os serviços de recuperação e melhorias no ginásio esportivo do distrito de Divinópolis.

Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Cajazeiras, cujo titular é José Raimundo do Nascimento (Jiqueta).

No local, estão sendo realizados serviços de pintura, limpeza ao redor do ginásio, colocação de novas redes de proteção e dotação de toda a estrutura necessária para a prática esportiva por parte da comunidade e visitantes.

A ação é executada com recursos próprios da Prefeitura de Cajazeiras, por meio das secretarias de Juventude, Esporte e Lazer e de Educação, com previsão de entrega em 15 dias.

Ascom


Deputado Ruy Carneiro é condenado a 20 anos de prisão pelos crimes de fraude em licitação, peculato e lavagem de dinheiro

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) foi condenado a 20 anos de prisão pelos crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. O parlamentar também deve pagar multa de R$ 750 mil aos cofres públicos. As acusações remontam ao período em que Carneiro foi secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, na Paraíba. O congressista e os outros acusados podem recorrer da decisão. 

A sentença do juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, tornada pública neste domingo (25), afirma que foram comprovadas irregularidades nas licitações. Conforme denúncia do  Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o deputado e os demais réus, Luiz Carlos Chaves, Daniel Pereira de Souza e Fábio Magib Mazhunni Maia, formavam uma quadrilha especializada em fraudes e lavagem de dinheiro. 

Foram identificadas irregularidades, de acordo com a Gaeco, entre contratos firmados em 2009 entre a Secretaria e a empresa Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos Ltda, no que ficou conhecido como o Caso Desk. 

Nas redes sociais, o deputado se manifestou contra a decisão. “Pra me intimidar, foram requentar uma denúncia velha, vencida, de quinze anos atrás”, disse o congressista que está em seu segundo mandato consecutivo na Casa Baixa. “Uma decisão agora de um único juiz e que nós já recorremos ao Tribunal de Justiça, de novo. O mesmo tribunal que já havia anulado uma decisão anterior sobre o assunto”. 

Ainda de acordo com Ruy Carneiro, a retomada das denúncias faz parte de uma tentativa de silenciamento, sobretudo em razão das eleições municipais que se aproximam. O deputado é pré-candidato a prefeito de João Pessoa, onde deve enfrentar o atual chefe do Executivo do município Cícero Lucena (PP). 

“Faltando poucos meses pra eleição de prefeito, querem me calar porque sabem que posso derrotá-los, porque vou seguir denunciando os esquemas da gestão. Sou ficha-limpa, enquanto Cícero já foi preso pela Polícia Federal, julgado e condenado pelo Tribunal de Contas da União por desvio de dinheiro público. […] ‘Tô’ pronto pra enfrentar essa luta e vencer”, escreveu o deputado.

UOL

TSE inicia análise das resoluções das Eleições 2024 nesta terça-feira (27)

Normas vão orientar partidos, candidatos e eleitores sobre o que é permitido e vedado durante o processo eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa, nesta terça-feira (27), a partir das 19h, mais uma importante etapa de preparativos das Eleições Municipais de 2024: a análise das resoluções que vão orientar partidos políticos, coligações e federações partidárias, candidatas e candidatos e eleitoras e eleitores sobre o que é permitido e vedado durante o período eleitoral.

Na sessão de quinta-feira (22), o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, comunicou o início do exame das resoluções, de relatoria da vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia.

Na ocasião, o ministro informou que o objetivo é aprovar rapidamente as resoluções e dar conhecimento a todos os partidos políticos, aos futuros candidatos e candidatas, bem como às eleitoras e aos eleitores, sobre o teor das regras para o processo eleitoral.

Acesse as minutas das resoluções de 2024

Colaboração da sociedade

Partidos políticos, entidades de classe, advogados, comunidade acadêmica e integrantes da sociedade civil encaminharam ao TSE, de 4 a 19 de janeiro, o recorde de quase mil sugestões (945) para o aprimoramento das minutas de resoluções do pleito.

Somente para efeito de comparação, nas audiências públicas que coletaram propostas sobre as normas que nortearam as Eleições Municipais de 2020, houve 178 sugestões. Para o pleito de 2022, as audiências públicas sobre as resoluções receberam 342 propostas de aperfeiçoamento.

Após receber as sugestões, o TSE realizou, de 23 a 25 de janeiro deste ano, um ciclo de audiências públicas para que os autores, previamente inscritos para falar, pudessem apresentar contribuições. A ministra Cármen Lúcia, que presidiu os encontros, informou que foram aprovados quase 100 pedidos de uso da palavra e que 80 pessoas se manifestaram durante as audiências.

No encerramento, em 25 de janeiro, a ministra agradeceu a participação de cidadãs, cidadãos, entidades de classe, representantes de partidos políticos e órgãos públicos nas audiências.

Na ocasião, Cármen Lúcia ressaltou a atuação de quem se ocupa e se preocupa com o processo político. “Para que tenhamos uma democracia efetiva, eficaz e eficiente em benefício da liberdade e dignidade de todos, além da construção permanente do processo democrático e de uma sociedade brasileira que seja cada vez mais de todos para todos e por todos”, finalizou a ministra.


TSE

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Durante inspeção, Veneziano constata evolução da duplicação da BR 230 em Campina Grande, com execução do 2º viaduto no encontro da JK

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste final de semana participando de mais uma inspeção às obras de duplicação da BR 230, em seu primeiro trecho, que vai da Alça Sudoeste até a Praça do Meio do Mundo, na Comunidade Farinha. Ele esteve ao lado do engenheiro Hilário Gomes Neto, gerente de contrato do consórcio de empresas que atuam na obra, e dos operários que trabalham na duplicação.

Veneziano pôde constatar a evolução do cronograma da obra, que já contempla a construção do seu segundo viaduto, na confluência da BR 230, na Alça Sudoeste, com a Avenida Juscelino Kubitschek. Ele lembrou que o local mereceu atenção especial do projeto, em função do grande fluxo de veículos acessando os bairros localizados próximos e da quantidade de moradias, em ambos os lados da BR.

“Nós estamos exatamente neste que é um ponto extremante sensível, que é a JK. De um lado e do outro, temos densas populações, como a Catingueira, Bairro das Cidades, e um dos mais graves problemas existentes é exatamente o que nós verificávamos ao longo da história, em face ao trânsito, o deslocamento, isso foi aumentando e gerando os desconfortos que nós bem identificamos. Mas, graças a Deus, a gente está vendo a obra sendo executada e evoluindo”, destacou Veneziano.

O engenheiro Hilário Gomes Neto, Gerente de Contrato do consórcio de empresas que atuam na obra, agradeceu a Veneziano o fato de ele estar sempre preocupado com o cumprimento do cronograma, atuando sempre, em Brasília e na Paraíba, para que nada falte à obra; e garantindo os recursos necessários à sua execução. “Com a ajuda do Senador, como sempre, a gente tem avançado nos desafios e, com certeza, nós vamos conseguir cumprir esses cronogramas.”, destacou Neto.

“Como de costume estamos aqui fazendo a visita e, como de costume, graças a Deus com o sentimento de quem sai com a tranquilidade de ver a obra sendo muito desenvolta, posta em prática, aqui ao lado dos meus companheiros, responsáveis por acompanhar a execução os trabalhos, engenheiros da obra de duplicação da BR 230”, finalizou Veneziano.


Assessoria de Imprensa

Partido Verde define advogado Vaclav Havel como pré-candidato a prefeito de Cajazeiras

A participação ativa dos presentes demonstra a relevância do evento e a importância da escolha do pré-candidato para o cenário político de Cajazeiras

O diretório do Partido Verde em Cajazeiras, esteve reunido para definir o pré-candidato a prefeito nas próximas eleições municipais. Após intensas discussões e análises, o advogado Vaclav Havel, foi escolhido para representar o partido na disputa eleitoral.

O encontro contou com a presença de filiados e simpatizantes da legenda, incluindo Neto Ferreira, filho do ex-presidente da Câmara Municipal - Antônio Ferreira, Denis dos Bolos, João Izidro, Netinho do Paredão, advogado Marcelo Júnior, além de outras lideranças locais.

A participação ativa dos presentes demonstra a relevância do evento e a importância da escolha do pré-candidato para o cenário político de Cajazeiras.

Após apresentação de propostas e debates sobre o futuro da cidade, o nome do advogado Vaclav Havel foi o escolhido para representar o Partido Verde na corrida pela Prefeitura de Cajazeiras. Filho do advogado Pedro Neto, do ex-presidente da OAB de Cajazeiras, Vaclav Havel possui uma trajetória profissional destacada e é visto como uma figura promissora para liderar os destinos do município.

Com a definição do pré-candidato, o Partido Verde inicia os preparativos para a campanha eleitoral, buscando apresentar suas propostas e conquistar o apoio da população de Cajazeiras. Vaclav Havel e sua equipe já planejam uma série de ações e estratégias para angariar votos e consolidar sua candidatura como uma alternativa viável e comprometida com o desenvolvimento da cidade.


Com informações do Blog do Paulo Pereira

Polícia Federal prende duas pessoas em flagrante com dinheiro falso no Maranhão

Suspeitos colocavam cédulas falsas para circular no comércio de Caxias/MA

A Polícia Federal prendeu, em flagrante, na tarde de sábado (24/2), dois homens pela prática do crime de adquirir e colocar em circulação cédulas falsas, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão.

Após receber denúncia de que um dos suspeitos havia pago serviços e efetuado compras em comércios e restaurantes na cidade de Caxias/MA e em São João do Sóter/MA, a equipe de Policias Federais localizou o suspeito, realizou busca pessoal e veicular e, ainda, após consentimento, foi feita busca em sua residência, onde encontraram notas falsas de R$ 50.

Em relação ao segundo preso, soube-se que ele havia passado duas notas falsas de R$ 50 em uma loja de conveniência em Caxias/MA. Após diligências, ele foi encontrado em uma churrascaria da cidade com 40 notas falsas de R$ 50 e R$ 100,00.

No total, foram apreendidas 44 cédulas falsas e ainda outras 40 notas que foram enviadas para perícia para confirmação de autenticidade.

Diante dos fatos constatados, os suspeitos também serão investigados pelo crime de lavagem de dinheiro, tendo em vista que ao colocarem notas falsas em circulação, conseguem obter, por meio de troco, notas verdadeiras e com isso, enriquecer ilicitamente.

Após serem ouvidos na Delegacia da Polícia Federal, os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, ficando à disposição da Justiça Federal.

A Polícia Federal segue investigando casos de compras pela internet de notas falsas e tem trabalhando também para prender as organizações criminosas responsáveis pelas falsificações.

Quem tiver tenha nota de cinquenta reais com os números de série SR 992731232 e PQ 250744639, deve dirigir-se à Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA para informar as condições do recebimento.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Pré-candidato a vereador Boca (REDE) deixa grupo de Chico Mendes para somar ao projeto de Corrinha Delfino (PP)

Foto: Joel Santana
Ligado ao médico Pablo de Almeida Leitão (sem partido), que recentemente deixou o grupo político do prefeito Zé Aldemir (PP) e, migrou para o grupo liderado pelo deputado estadual Chico Mendes (PSB), que figura como pré-candidato à Prefeitura de Cajazeiras, Felipe Anderson, ou Boca, como é conhecido popularmente – declarou apoio à pré-candidatura de Corrinha Delfino (PP).

Em evento realizado na noite desta última sexta-feira (23), no Clube de Dirigentes Lojista (CDL) de Cajazeiras, o ex-candidato a deputado federal pela (REDE) e, pré-candidato a vereador Boca, resolveu deixar Pablo Leitão e Chico Mendes, para somar forças ao projeto de Corrinha Delfino, concorre à Prefeitura de Cajazeiras.

Ainda de acordo com informações de bastidores, Boca teria se queixado dos antigos aliados, por falta de prestígio e, inclusive, outros adjetivos pejorativos. “Lá eu não passo de um menino de recado e passa fome, eu sou pai, não vivo de promessas”, teria desabafado o rapaz.


Redação

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Eriberto Maciel assenta tijolo na obra da nova sede da Câmara Municipal de Cajazeiras

vereador Eriberto Maciel (Progressista), presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, visitou o andamento da construção do novo espaço, na Zona Norte de Cajazeiras, e, para marcar o momento, em um ato simbólico, colocou um dos tijolos na parede da nova sede do Poder Legislativo.

“A gente fica muito lisonjeado quando a gente vê as coisas andando dessa forma, mostrando que a empresa que conseguiu a licitação dessa obra, que tá de vento em popa. É uma das exigências nossas para terminar em tempo recorde, precisamos com toda clareza entregar essa obra esse ano, como sem falta” disse Eriberto.

Orçada em R$ 2,7 milhões, a área onde será construída a nova sede do poder Legislativo do município é de 4.724 m², e fica na Rua Sthephson de Souza, Bairro Romualdo Braga Barreto, próximo ao campus da UFCG em Cajazeiras. Nesse primeiro momento, serão construídos 953,11 m². Seguindo em ritmo acelerado, Eriberto projeta a inauguração ainda para o ano de 2024.

A nova sede da Câmara contará com gabinetes para os vereadores, salas de assessoria jurídica, secretária, um auditório que comportará 160 pessoas sentadas e muito mais.


Créditos: Blog Coisas de Cajazeiras

PF deflagra operação no Ceará para apurar falsidade documental com cumprimento de mandado em João Pessoa/PB

Servidor público teria falsificado atestados médicos para justificar faltas ao trabalho

A Polícia Federal deflagrou a Operação CID Z76.5, nesta quinta-feira (22/2), com o objetivo de instruir investigação acerca de falsidade documental perpetrada por servidor público federal. Um mandado de busca e apreensão deferidos pela Justiça Federal em Fortaleza/CE está sendo cumprido em João Pessoa/PB.

Foram apurados indícios de crimes de falsidade documental, uso de documento falso e estelionato qualificado por um investigado técnico judiciário, lotado no Tribunal Regional Eleitoral em Fortaleza/CE, com uso de atestados médicos falsos para se ausentar do trabalho ilicitamente. Após comunicação do TRE-CE, foram realizadas investigações pela PF, com apreensão de aparelhos celulares e computador do investigado.

As penas dos crimes investigados podem chegar a 11 anos de prisão. O nome da operação remete aos indícios apurados no inquérito policial de simulação de doença por parte do servidor público.


Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Prefeito de João Pessoa tem 90 dias para comprovar adequação de servidores temporários ao limite da lei

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, tem prazo de 90 dias para encaminhar ao Tribunal de Contas da Paraíba, sob pena de multa pessoal e reflexo negativo nas prestações de contas de 2023 e 2024, ações documentadas acerca da necessária adequação das contratações de servidores por excepcional interesse público ao limite determinado pela Lei Ordinária 14.375/21, do próprio Município.

A decisão foi proferida, na manhã desta quinta-feira (22), pela 1ª Câmara do TCE ao negar provimento a recurso interposto pelo ex-prefeito Luciano Cartaxo contra o acórdão AC1 TC 00872/18, no sentido da irregularidade dessas contratações.  O processo original decorreu da Inspeção de Gestão de Pessoal realizada na Prefeitura pelo TCE e atinente ao exercício de 2014.

“A situação apontada pela Auditoria demonstra, claramente, a inércia de todos os gestores da Prefeitura que sempre ignoraram as determinações desta Corte. Eles descumpriram não só a Constituição Federal como, também, as próprias leis editadas no âmbito do Poder Municipal”, observou o conselheiro Fernando Catão, relator do processo, em sua fase atual. Neste caso, ele se referia, também, à Lei Ordinária nº 13.331/16, que, anteriormente, versava sobre a mesma matéria.

Outra observação sua: “Como agravante, destaca-se, na atual gestão, a recusa da Administração Municipal em aderir ao Pacto de Ajustamento do Controle Operacional proposto por este Tribunal no sentido de regularizar a situação”.

Os documentos requeridos pela 1ª Câmara desde a época do ex-prefeito Luciano Cartaxo e não encaminhados ao TCE, incluem os concursos públicos realizados pela Prefeitura de João Pessoa para contratação de servidores. O Relatório da Auditoria, ao cabo da Inspeção Especial, acentuava que apenas 35,85% de todo o quadro de pessoal do município compunham-se de servidores efetivos.

Tiveram suas contas aprovadas, na manhã desta quinta-feira, as Câmaras Municipais de Guarabira e Casserengue (exercício de 2022) e os Institutos de Previdência e Assistência dos municípios de Cuité (2019) e Piões (2022), ambos com ressalvas.

SÚMULA – Somam 355 os processos julgados pela 1ª Câmara do TCE, desde 1º de janeiro deste ano. Foram três contas anuais de Câmaras de Vereadores, uma Secretaria Municipal, 10 de entes da Administração Indireta, 48 licitações e contratos, 11 inspeções especiais, 19 denúncias e representações, 221 atos de pessoal, um concurso público, 16 recursos, 23 verificações de cumprimento, afora dois outros processos de natureza diversa.

Compõem a 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros Fernando Catão (presidente), Fábio Nogueira (vice), Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. O conselheiro André Carlo Torres Pontes compôs, excepcionalmente, o quorum desta terça-feira. O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe todos os julgamentos.


Assessoria de Comunicação/TCE-PB

Zebra na Paraíba: Sousa elimina Cruzeiro da Copa do Brasil com gols no fim

Time da quarta divisão fez 2 a 0 e passou para a segunda fase

A época de zebras da Copa do Brasil começou cedo. O Sousa, da Paraíba, venceu o Cruzeiro por 2 a 0, nesta quarta-feira (21), e eliminou o time mineiro, maior vencedor do torneio, já na primeira fase.

Os dois gols do Sousa, que disputa a Série D, saíram na etapa final, ambos dos pés de Danillo Bala, aos 43 e 49 minutos do segundo tempo, respectivamente.

Vale lembrar que o Cruzeiro, que jogou com o time titular, tinha a vantagem do empate nesta primeira fase da Copa do Brasil, por conta do ranking da CBF.

A partida foi realizada no estádio Marizão, que foi alvo de fortes chuvas ao longo do certame e teve o gramado encharcado. O Sousa agora encara o vencedor do confronto entre Petrolina-PE e Cascavel-PR.

A partida entre pernambucanos e paranaenses está marcada para 28 de fevereiro, às 19h30 (de Brasília), no estádio Paulo Coelho, em Pernambuco.

Campo pesado

Por causa da forte chuva que caiu em Sousa, o gramado do estádio Marizão ficou muito comprometido. Encharcado, o tapete verde atrapalhou as duas equipes, e o nível do futebol praticado ficou muito abaixo da expectativa.

Antes mesmo de a bola rolar, várias partes do estádio estavam alagadas. O caminho de acesso ao gramado estava debaixo d’água, assim como a área do banco de reserva de ambos os clubes.

Cadeira de boteco no banco de reserva

Por causa da enorme poça d’água nos bancos de reserva, foi preciso improvisar um local para que os jogadores reservas e a comissão técnica de ambos os times se acomodassem.

Com isso, bancos de plástico, iguais àqueles usados em botecos, foram colocados nas proximidades da área dos reservas.

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi de baixo nível técnico no estádio Marizão, muito por conta da condição ruim do gramado. Os jogadores mostraram dificuldade com o piso encharcado, com muitas poças de água por causa do temporal que caiu na cidade de Sousa antes e durante a partida.

O Cruzeiro teve mais posse de bola e explorou os cruzamentos e cobranças de escanteio. Carregar a bola e dar passes era difícil. O campo encharcado atrapalhou bastante. Porém, ambas as equipes conseguiram levar perigo às metas adversárias.

Aos 22 minutos, Leozinho acertou um chute belíssimo, que bateu no travessão. Rafael Cabral só olhou e nada poderia fazer, já que a bola estava fora do campo de defesa do goleiro.

O Cruzeiro levou perigo também. Bruno Fuso fez um milagre após chute de Arthur Gomes, aos 29 minutos, e tirou de pé o que seria o primeiro gol celeste.

Aos 39 e aos 44 minutos o Sousa teve chances, muito bem defendidas por Rafael Cabral.

O segundo tempo teve nível técnico pior do que o primeiro. Ambos os times tentavam o que podiam, mas o Sousa-PB levou a melhor no fim. Danilo Bala fez dois gols em seis minutos e eliminou o Cruzeiro.

Sousa-PB 2 X 0 Cruzeiro

Sousa-PB: Bruno Fuso; Iranilson, Adriano Seixas, Breno Cézar (Goldeson, aos 35min do 2ºT), Marcelo Duarte e Jackson; Hebert (Juninho), Leozinho (Ewerton Potiguar), Aruá e Michel Potiguar (Danilo Bala); Diego Ceará. Técnico: Paulo Schardong.

Cruzeiro: Rafael Cabral; Wesley Gasolina (William), Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Filipe Machado, Lucas Silva (Japa, no intervalo) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (João Pedro) e Juan Dinenno (Rafael Elias). Técnico: Nicolás Larcamón.

Motivo: primeira fase da Copa do Brasil.

Data: 21 de fevereiro de 2024.

Local: Marizão, em Sousa (PB).

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS).

Assistentes: Maira Mastella Moreira (Fifa/RS) e Fabrício Lima Baseggio (RS).

Gols: Danilo Bala, aos 43min e aos 49min do 2ºT (Sousa-PB).

Cartões amarelos: Hebert, Adriano Seixas e Paulo Schardong (Sousa); Lucas Silva, Zé Ivaldo, Arthur Gomes e William (Cruzeiro).

VAR: sem arbitragem de vídeo.

Público: 2.930 torcedores.

Renda: R$ 34.600,00.


CNN/Esportes

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Veneziano vê preocupação com dados que apontam a Paraíba com 8ª maior taxa de desempregados e menor crescimento econômico do país

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) demonstrou preocupação nesta quarta-feira (21) com os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo relatório regional do Banco do Brasil, que apontam o Estado da Paraíba com a 8ª maior taxa de desempregados no Brasil, no quarto trimestre de 2023; e a 1ª colocação entre os 27 estados que menos cresceram economicamente em relação ao seu Produto Interno Bruto (PIB), em 2023, respectivamente. Segundo Veneziano, os dados apontam “uma má condução das diretrizes econômicas administradas pelo Governo do Estado”.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada na última sexta-feira (16) pelo IBGE, trouxe a Paraíba com a 8ª maior taxa de desempregados no Brasil, no quarto trimestre de 2023, com um percentual de 9,6%. “A condução da política de geração de empregos pelo Governo do Estado, segundo os dados oficiais, demostra estar equivocada e merece revisão no seu planejamento”, disse.

Confira o levantamento, divulgado no G1 e em outros meios de comunicação: https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/02/16/desemprego-cai-em-dois-estados-no-4o-trimestre-de-2023-diz-ibge.ghtml

Veneziano também registrou preocupação com os dados do relatório regional do Banco do Brasil que analisa as perspectivas econômicas de cada estado, divulgado em janeiro, mostrando que a Paraíba registrou o menor crescimento econômico do Brasil, com apenas 1,2%, em 2023. Para se ter ideia, o crescimento econômico brasileiro neste período atingiu 3,0%. Confira: https://www.instagram.com/p/C3WKHgWO7mW/?igsh=ZmJnNHRpZjNheTVq&img_index=2

Paraíba tem maiores níveis de pobreza

Segundo dados trazidos pelo G1 e outros portais, levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) mostrou que a maioria da população da Paraíba (54,6%) vive em situação de pobreza, ou seja, com uma renda mensal de até R$ 665,02. Ainda de acordo com a pesquisa, das 27 unidades da federação, 9 têm a maior parte da população composta por pessoas em situação de pobreza. A Paraíba está na quarta posição em uma lista com estados concentrados no Norte e Nordeste.

Essas regiões, inclusive, apresentaram os maiores avanços na pobreza durante a pandemia, conforme o IBGE apontou em 2022. Veja o levantamento: https://jornaldaparaiba.com.br/economia/mais-da-metade-da-populacao-da-paraiba-vive-em-situacao-de-pobreza/


Assessoria de Imprensa

Paraíba é o novo horizonte do empreendedorismo brasileiro

Setor de serviços cresce 8,5% ficando mais de três vezes acima da média nacional

A Paraíba, localizada no Nordeste brasileiro, desponta como um grande polo de oportunidades econômicas, evidenciado por um saldo de mais de 20 mil novos empregos gerados e um crescimento sólido do Produto Interno Bruto (PIB) de 10,2%. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam um cenário atrativo para investidores interessados em explorar o potencial econômico do estado.

O IBGE divulgou também na última semana que o setor de serviços no estado apresentou o maior crescimento entre os nordestinos. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), mostram que a Paraíba registrou alta de 8,5% sobre o ano de 2022, média bem superior ao geral do país, que é de 2,3%. Esse é o terceiro ano consecutivo de forte expansão no setor na Paraíba.

Com quase 46 mil novas empresas registradas em 2023 e um total de aproximadamente 267 mil ativas, a Paraíba se firma como um ambiente propício para o empreendedorismo e o crescimento empresarial. Seu desempenho acima da média nacional ressalta a viabilidade de investimentos em diversos setores, consolidando sua posição como a sexta maior economia do Nordeste.

Franquias como oportunidade de investimento

Nesse cenário favorável, as franquias despontam como uma opção especialmente atrativa para investidores. Com um mercado consumidor em expansão e uma cultura empreendedora vigorosa, as franquias oferecem uma estrutura consolidada e suporte contínuo, reduzindo os riscos inerentes ao empreendedorismo. A presença de redes franqueadoras em setores variados, como varejo e serviços, amplia as opções de investimento e possibilita a entrada em segmentos promissores da economia paraibana.

LOVE GIFTS

A Love Gifts é uma rede de franquias líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, em Campina Grande, a marca se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Com a missão de espalhar amor e alegria através de presentes e decorações criativas, a Love Gifts tem se dedicado a oferecer uma experiência única e memorável aos seus clientes. Com investimento inicial de R$ 19.9 mil, faturamento médio mensal entre R$ 40 mil e R$ 50 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses, a unidade da Love Gifts home based está garantida.

ACUIDAR

Fundada em 2016, pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jessica Ramalho, é a maior rede de cuidadores especializados no país. A sede da marca é localizada em João Pessoa, na Paraíba, cidade natal dos idealizadores. A marca entrou para o mercado do franchising em 2020, contando hoje com mais de 150 unidades inauguradas. A ascensão da franquia se deve ao oferecimento de serviços para os mais variados casos no domicílio do cliente, desde bebês até idosos. O investimento inicial total é a partir de R$ 38 mil (já com a taxa de franquia), o faturamento médio mensal é de R$ 60 mil e o prazo de retorno é de 6 a 15 meses.

TEM JEITO

Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada em Campina Grande (PB) e concebida pelo empresário Evandro de Macedo Filho. O empreendedor identificou no setor de costura uma oportunidade de investimento única, dado que nenhum serviço oferecia costura, conserto e customização de forma rápida, com qualidade e um atendimento excepcional. Com investimento inicial a partir de R$99 mil e lucro médio mensal de 20 a 25% líquido, esse empreendimento promissor oferece um prazo de retorno atrativo, variando de 18 a 24 meses.

SONHAGRO

Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem.  Fazendo a sua história há 10 anos, com 7pi0 unidades que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores em todo o país. Investimento inicial (Taxa de franquia e estoque inicial) R$ 23.790 mil, faturamento médio mensal R$ 17.196,47 e prazo de retorno de 4 a 6 meses.

“Investir no setor de franquias é uma opção assertiva para o empreendedor por diversos motivos. Elas oferecem um modelo de negócio comprovado, o que reduz significativamente os riscos associados ao empreendedorismo. As franquias apresentam um modelo de negócio testado, resultando em uma diminuição significativa dos riscos inerentes ao empreendedorismo. Além disso, ao investir em uma franquia, o empreendedor garante acesso a um suporte contínuo do franqueador, que engloba treinamento, estratégias de marketing e fornecimento de produtos ou serviços. Isso possibilita ao empreendedor contar com a experiência e conhecimento da franqueadora para atingir o sucesso de forma mais ágil. Outro benefício é a possibilidade de aproveitar o reconhecimento da marca já estabelecida no mercado, o que facilita a atração de clientes e a construção de uma base sólida de clientes”, pontua Fernando Loureiro, consultor em franchising.

Indústria

A indústria desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, pois é responsável por criar oportunidades de trabalho, impulsionar a economia e promover a inovação tecnológica. Nesse sentido, o aumento da produção industrial no Nordeste mostra claramente que a região está progredindo e contribuindo positivamente para a economia nacional. A Paraíba tornou-se a porta de entrada para fábricas, centros de distribuição, showrooms e lojas de varejo de alguns dos mais importantes grupos e marcas do setor moveleiro.

Como exemplo desse crescimento temos a ESSANTO, fábrica de móveis sob medida referência no Nordeste. Nascida na Paraíba e com um crescimento de 35% ao ano, a ESSANTO é conhecida pela personalização completa dos móveis, utilização de alta tecnologia e seleção de matérias-primas que garantem uma qualidade superior em todas as peças.

Diante do cenário promissor e do sólido crescimento econômico da Paraíba, tanto no setor de franquias quanto na indústria, fica evidente o potencial de investimento e crescimento do estado. Assim, a Paraíba continua a se firmar como um importante protagonista no desenvolvimento econômico do Nordeste brasileiro.


Assessoria