segunda-feira, 25 de março de 2019

Câmara Municipal de Cajazeiras convida sociedade para Audiência Pública

A Câmara Municipal de Cajazeiras, por meio do seu presidente, o Vereador José Gonçalves de Albuquerque (PTC), convida toda sociedade cajazeirense, para participar de Audiência Pública, para debater sobre: segurança, manutenção e recuperação do reservatório Eng. Ávidos em Boqueirão e trajeto das águas do eixo norte da transposição ao referido reservatório.

A Audiência Pública será realizada no próximo dia (27) de março, a partir das 14hs00, na Câmara Municipal.




Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 21 de março de 2019

Prefeito de Cajazeiras é condenado a pagar indenização ao deputado Júnior Araújo por danos morais


Em em sua rede social, o deputado estadual cajazeirense Júnior Araújo (Avante), explanou sobre uma ação que tramitou na 5ª Vara Mista da Comarca de Cajazeiras, onde a justiça condenou o prefeito da cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano – José Aldemir Meireles de Almeida (PP) a pagar R$ 10.000,00 (dez mil reais) a título de indenização por danos morais, mais a quantia de R$ 1.000,00 (um mil reais), para honorários advocatícios.



Redação

quarta-feira, 20 de março de 2019

IPC de Cajazeiras se chamará Dr. Epitácio Leite Rolim


O edifício sede do Instituto de Polícia Científica – IPC, situado no bairro Agrovila, na cidade de Cajazeiras, será denominado de Dr. Epitácio Leite Rolim. A homenagem, que reconhece a importância do médico, ex-prefeito e ex-deputado paraibano, foi proposta pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB) e referendada pelos demais parlamentares, durante votação na sessão plenária desta quarta-feira (20).

“O homenageado teve toda a vida dedicada e abnegada à política, a boa política, voltada para os humildes, os excluídos. Epitácio é daqueles políticos que faz falta, não só pela sua imensa capacidade de servir, mas, fundamentalmente, pela capacidade moral, ética, de espírito público de um homem que nasceu em berço de ouro e terminou a vida como todos sabem em condições franciscanas e muito adversas. Que nunca corrompeu, nem foi corrompido. Ele era honesto, onde quer que estivesse e eu lamento muito não ter tido a oportunidade de conviver mais tempo com ele”, destacou Jeová.

Justificando sua iniciativa, o parlamentar reiterou que essa honraria era justa e oportuna. “Na verdade, estamos propondo uma homenagem a um dos homens que tem uma das histórias mais bonitas na política da Paraíba, pelo conjunto de suas ações, pelos cargos que ocupou com muita dedicação e honestidade. Eu não tenho dúvidas que com essa homenagem nós estaremos aqui fazendo justiça a memória de um cidadão que salvou muitas vidas como médicos e honrou a política com suas ações”, reiterou Jeová Campos.

Os deputados Wilson Filho, Júnior Araújo e Dra. Paula fizeram apartes a fala do deputado Jeová, ressaltando a importância da iniciativa e parabenizando-o pelo Projeto de Lei, que propôs a homenagem ao Dr. Epitácio Leite Rolim. Nos apartes, destaque para a conduta do homenageado que sempre se dispôs a servir os mais humildes, tanto como médico, ex-secretário de Saúde da Paraíba, assim como ex-prefeito das cidades de Cachoeira dos Índios e de Cajazeiras.

Assessoria de Imprensa

Fraude: MP apura irregularidades na contratação de instituto que irá realizar concurso da Prefeitura de Cajazeiras


O Ministério Público Estadual da Paraíba, noticiou a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, para apurar supostas irregularidades na contratação do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), empresa que tem como sócio, o Senhor Lívio Carlos Chaves, que também é sócio do Instituto Cidades, investigado por fraude em diversos concursos públicos e, responde por ação de improbidade administrativa.

De acordo com informações chegadas a nossa redação, o motivo da abertura do Processo nº 5342508.14.2016.8.09.0162 – se deu após vazamento de áudios, onde servidoras da Prefeitura de Cajazeiras - confidenciavam suspeição de fraude, conhecido popularmente como “arrumadinhos”.

Noticiante: Ministério Público do Estado da Paraíba

Noticiado: Prefeitura Municipal de Cajazeiras/PB

OBJETO: Apurar supostas irregularidades na contratação da Empresa Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro – IDIB, CNPJ nº. 22.513.518/0001-61, para a realização do concurso Público - Edital nº. 001/2019, publicado em 14/02/2019 a ser realizado no Município de Cajazeiras/PB, consistentes em o sócio desta, Lívio Carlos Chaves, ser sócio da Empresa Instituto Cidades - Centro Integrado de Desenvolvimento Administrativo, Estatística e Social, CNPJ nº. 05.095.628/0001-31, sendo esta última investigada por fraude em concursos públicos e, inclusive, responde a ação de improbidade administrativa (Processo nº 5342508.14.2016.8.09.0162).


Noticiante: Ministério Público do Estado da Paraíba

Noticiado: Prefeitura Municipal de Cajazeiras/PB

EXTRATO DE PROMOTORIA Nº 12/2019

João Pessoa, 15 de março de 2019


MPPB

terça-feira, 19 de março de 2019

Descaso: moradora da Travessa Sebastião Correia Lima reclama de mau cheiro e falta de limpeza em canal no Centro de Cajazeiras

Uma moradora da Travessa Sebastião Correia Lima, localizada entre as avenidas Francisco Matias Rolim e Joca Claudino, no Centro de Cajazeiras-PB, tem reclamado e utilizado de suas redes sociais e emissoras de rádio, afim que as autoridades competentes, ou neste caso incompetentes, possam realizar a limpeza de um canal existente entre as vias acima mencionadas.

Mau cheiro e o mato em demasia tem incomodado os vizinhos, pois de acordo com moradores e transeuntes, o local mais parece uma área rural e em abandono.

A nossa reportagem pôde registrar o descaso do poder público para com aqueles moradores, por meio de fotografias. Vale ressaltar, que o canal está ao lado da FAFIC, cruza a Rua Dom Zacarias Rolim de Moura, Rua Bom Jesus e deságua no sangradouro do Açude Grande.


Redação – fmrural.com.br 

MPPB recomenda instalação de câmeras no Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente de Cajazeiras

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendação ao prefeito de Cajazeiras para que, no prazo de até 30 dias, instale um sistema de câmeras na sede do Centro da Criança e do Adolescente (CCA). Os equipamentos devem ser instalados em todos os ambientes, com exceção dos banheiros. Trata-se de uma medida para manter a integridade física e todos os direitos dos menores de idade institucionalizados.

De acordo com a 2ª promotora de Justiça de Cajazeiras, Fabiana Guedes, a recomendação integra o inquérito civil público 038.2018.002140, instaurado após denúncias relativas a possíveis agressões físicas por parte de servidores do CCA às crianças e adolescentes institucionalizados. A promotora informou que, das diligências realizadas pela promotoria, constatou-se haver fortes indícios acerca da veracidade da denúncia.

Também foi recomendado à coordenação e à equipe multidisciplinar do CCA que comunique ao MP, de imediato, qualquer conduta excessiva por parte dos servidores, concernente aos cuidados com as crianças e adolescentes institucionalizados, sob pena de serem pessoalmente responsabilizados.

Ainda conforme a promotora, o CCA é uma instituição de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco e que os direitos deles devem ser preservados. Além disso, compete ao Poder Público Municipal a manutenção do centro, com os meios necessários para seu funcionamento regular.

Cópias da recomendação, datada de 13 de março, foram emitidas ao prefeito e ao procurador-geral do Município para execução das medidas e, para ciência, ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Cajazeiras, ao Conselho Tutelar de Cajazeiras, ao Conselho Superior do Ministério Público, à Secretaria-Geral do MPPB e ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação.

Relembre a denúncia.:.




Com Assessoria de Imprensa – MPPB

segunda-feira, 18 de março de 2019

Falta de transporte obriga crianças caminharem 5 quilômetros para retornar as suas residências na Zona Rural de Cajazeiras


Inconformados com o tamanho descaso por parte da administração, pais, mães e familiares de alunos da Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva, localizada no Sítio Catolé dos Gonçalves, na Zona Rural de Cajazeiras, comunicaram o fato, ao líder comunitário Lindomério Lira e, numa atitude de revolta registrou o corrido por meio de vídeos e fotografias. O registro se deu na manhã desta segunda-feira (18), na saída dos alunos que têm entre 4, 5 e 6 anos de idade.

Ainda de acordo com Lindomério Lira, são mais de 5 quilômetros da escola às residências das (treze) crianças, que não são atendidas pelo transporte municipal escolar da Secretaria de Educação de Cajazeiras.

Têm ônibus para quase todas as comunidades, mas para o Calixto, essas crianças são obrigadas a caminhar debaixo de um sol escaldante desse de meio dia, isso é vergonhoso, é um descaso total”, afirmou Lindomério.

Nas fotos e vídeo, podemos observar que algumas crianças são abordadas pelos seus familiares com transporte, mas a maioria não tem qualquer transporte e, os alunos são obrigados a uma cansativa e demorada caminhada em sol a pino. 

Um motorista chegou a dizer que não tem como atender a demanda, não tem carro para todos os alunos”, ressaltou Lira, que deverá encaminhar denúncia ao Ministério Público Estadual.


fmrural.com.br 

domingo, 17 de março de 2019

Subseção da OAB de Cajazeiras emite Nota de Pesar pela morte do advogado Júnior Bento

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Cajazeiras-PB, com muito pesar, comunica aos advogados, advogadas e sociedade, o falecimento do advogado e vice-presidente desta Subseção, EDNELTON HELEJUNIOR BENTO PEREIRA, inscrição OAB/PB – 15.190, ocorrido na madrugada deste dia 17 de março de 2019, na UPA de cajazeiras, ao tempo que se associa as consternações dos familiares e amigos, rogando a Deus todo poderoso pela sua felicidade eterna.

Comunica, ainda, que o velório está ocorrendo na Central de velórios memorial Esperança em Cajazeiras-PB, e o sepultamento ocorrerá hoje, ás 17 horas, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, nesta cidade.


Subseção OAB – Cajazeiras-PB

quarta-feira, 13 de março de 2019

Júnior Araújo anuncia criação de frente parlamentar de desenvolvimento da aviação regional


O deputado Júnior Araújo (Avante) anunciou nesta quarta-feira (13) a criação da frente parlamentar de desenvolvimento da aviação regional na Assembleia Legislativa – uma ação para fazer decolar a operação de vôos comerciais no interior do Estado, com destaque para Cajazeiras, que já recebeu liberação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para receber aeronaves de médio porte.

“Um grande potencial de desenvolvimento do Sertão paraibano vem taxiando há décadas sem jamais levantar voo – uma decolagem que aguarda tão somente uma decisão política para se viabilizar”, argumentou Júnior Araújo, que defende isenção de impostos estaduais que incidem sobre o querosene aéreo (responsável por até 50% dos custos) para viabilizar a atração de vôos comerciais regulares.

“Estou pleiteando que o Estado abra mão de receitas? Mas que receitas? Não se pode renunciar ao que não se tem. Porém, se fizermos esta conta subtraindo o que não se tem e adicionando o que podemos ter a partir da operação do aeroporto de Cajazeiras, o saldo será muito positivo para a economia do Sertão paraibano”, apontou o deputado, que listou cidades do interior do Nordeste onde o desenvolvimento da aviação regional impulsiona a economia.

“Aeroportos de Iguatu, Crateús e Juazeiro do Norte movimentam os céus cearenses, atraindo turistas e investidores”, exemplificou Júnior Araújo, acrescentando que ano passado o aeroporto do Juazeiro movimentou mais de meio milhão de passageiros – um crescimento de 3,9% em relação a 2017.

“No meio dessa multidão tinham muitos cajazeirenses, sousenses, sertanejos paraibanos que estão hoje completamente desassistidos”, declarou o deputado, que concluiu: “O desenvolvimento da aviação regional precisa levantar voo das gavetas políticas para aterrissar em um novo cenário econômico para o Sertão”.



Assessoria de Imprensa

terça-feira, 12 de março de 2019

Sapateiro cajazeirense diz que está sendo chamado de macaco após encontro com deputado estadual Júnior Araújo


O sapateiro cajazeirense Antônio Gobira (REDE), ex-candidato a vereador nos anos (80), ex-candidato a deputado federal por duas vezes e ex-candidato a prefeito de Cajazeiras, nas eleições municipais em 2016, afirmou que está sendo vítima de crime de racismo por um servidor da prefeitura, que é aliado de última hora do prefeito José Aldemir (PP).

Em participação em uma emissora de rádio local, o referido político assegurou que irá denunciar o autor de uma postagem no Facebook, no Ministério Público, onde o mesmo descreve o texto abaixo:
“Não sou homem de andar com confusão, não tenho intriga com ninguém, agora só porque sou negro e pobre, não posso ser político e dialogar com quem eu bem entender”? Indagou o sapateiro Antônio Gobira.


Redação

quarta-feira, 6 de março de 2019

6º Batalhão de Polícia Militar emite relatório sobre segurança nas festividades carnavalescas em Cajazeiras e cidades vizinhas


Em sete noites de festas a segurança foi destaque no Carnaval de Cajazeiras e cidades vizinhas.

As comemorações do Carnaval/2019 na área do 6º BPM começaram na quarta-feira (27/02) e terminou na madrugada desta quarta-feira (06/03), e mais uma vez o destaque ficou por conta do esquema de segurança implantado pela Polícia Militar nas sete noites de festas, principalmente na cidade de Cajazeiras, já que no período não foi registrado qualquer ocorrência de maior gravidade, apenas as de menor potencial ofensivo.

Mais uma vez a Policia Militar previamente elaborou um planejamento com reforço no contingente policial e no número de viaturas nas nove das quinze cidades atendidas pelo 6º BPM, onde aconteceram as comemorações carnavalescas, destaque para os eventos das cidades de Cajazeiras, Uiraúna, Santa Helena e Bom Jesus, que atraíram um grande número de foliões.

A Polícia Militar também realizou uma campanha educativa distribuindo panfletos com dicas de segurança para os foliões, e ainda inovou com vídeo monitoramento em tempo real nas cidades de Cajazeiras e Uiraúna.

Em Cajazeiras as comemorações tiveram inicio com desfile do bloco do Colégio Nossa Senhora de Lourdes na quarta, continuou com eventos em vários pontos da cidade como corredor da folia e nas ilhas alternativas: do Rock, Frevo e dos Blocos, normalmente começando com a concentração e desfile dos blocos por volta das 16h e se estendendo com apresentação de bandas de renome nacional no corredor da folia até as 04h da manhã.
Conforme planejado em todos esses locais tivemos a presença ostensiva da Policia Militar fazendo a segurança dos foliões, segundo a seção de Marketing da Unidade foram lançados por dia uma média de 180 policiais militares do 6º BPM, BOPE, Canil, 5ª CPTran e Núcleo de Inteligência – NI/6.


Assessoria de Imprensa – 6ºBPM

sábado, 2 de março de 2019

IFPB muda datas das provas do concurso para técnico-administrativo e tradutor e intérprete de libras

IFPB faz nova adequação no cronograma do concurso para Técnico-Administrativo
Confira as novas datas das provas para TA e Libras

Em função da logística verificada em compatibilizar o calendário de aplicação do concurso público do Instituto Federal da Paraíba com outros certames, o IFPB decidiu promover nova adequação no cronograma do concurso para Técnico-Administrativo. O prazo de inscrições continua sendo o dia 01 de abril, porém houve alterações em outras datas, como a da realização das provas.

Confira o edital 147/2018 retificado pelo edital 33/2019 (Técnico-Administrativo)

Confira o edital 149/2018 retificado pelo edital 34/2019 (Tradutor e Intérprete de Libras)

Quem vai concorrer a uma das vagas para Técnico-Administrativo fará a prova objetiva no dia 19 de maio e a divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva acontece no dia 21 de maio. O resultado preliminar do concurso sairá no dia 06 de agosto e o resultado final no dia 15 de agosto.

Para Tradutor e Intérprete de Libras a prova será realizada no dia 26 de maio e o gabarito preliminar será conhecido no dia 28 de maio. O resultado preliminar do concurso sairá no dia 06 de agosto e o resultado final no dia 15 de agosto.

A relação dos candidatos inscritos nos dois editais sairá no dia 16 de abril e a divulgação dos candidatos aptos ao procedimento de heteroidentificação (pessoa negra) acontecerá no dia 12 de julho.

As inscrições do concurso público que seguem até o dia 01 de abril são realizadas através do portal da Comissão Permanente de Concursos Públicos (COMPEC), órgão do IFPB responsável pelo processo seletivo. Inicialmente o candidato precisa informar um e-mail e cadastrar uma senha para ter acesso ao sistema. Confira aqui o passo a passo para a inscrição.
O concurso público oferece 38 vagas no total. Para os cargos de nível C a taxa de inscrição custa R$100,00 (cem reais), nível D R$130,00 (cento e trinta reais) e nível E R$150,00 (cento e cinquenta reais). Para os Técnico-Administrativos os salários iniciais correspondem a R$ 1.945,07 (nível C), R$ 2.446,96 (nível D) e R$ 4.180,66 (nível E).


DGCOM do IFPB

sexta-feira, 1 de março de 2019

Jovem cajazeirense tem livro publicado destinado à formação de pedagogos


O jovem ativista e Presidente da Associação de Pacientes com Diabetes do Município de Cajazeiras, Ronaldo Rodrigues, lança mais um livro de sua autoria. O livro tem como público alvo estudantes da área de educação em especial profissionais da área da Pedagogia e visa traçar a experiência de ex-alunos e sua visão sobre o estagio supervisionado em instituições de ensino.

Ronaldo Rodrigues tem se destacado no cenário educacional paraibano ao unir educação e saúde, o mesmo vem desenvolvendo um trabalho educativo voltado atender as necessidades de pacientes com diabetes no Alto Sertão paraibano.

O livro pode ser adquirido no site da editora Nea Publicações Acadêmicas a um custo acessível à população. Toda renda adquirida com a venda das publicações serão revertidas em ações do grupo Gada Cajazeiras.





Assessoria de Imprensa - GADA