quarta-feira, 28 de novembro de 2018

ALPB aprova outorga do Título de Cidadão Paraibano ao Advogado João de Deus Quirino Filho


O advogado, João de Deus Quirino Filho, receberá da Assembleia legislativa da Paraíba, o Título de Cidadão Paraibano. A propositura de autoria do deputado estadual Jeová Campos (PSB) foi aprovada durante sessão plenária na última terça-feira (27). A outorga do título, segundo o autor da proposta, é um reconhecimento ao advogado, pelos relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba, e ao cidadão, que embora não seja paraibano de nascimento, adotou a Paraíba desde os primeiros meses de vida tendo pelo estado uma referência importante para sua vida. A data de entrega do Título ainda será marcada.

“Quem me conhece sabe que não sou um parlamentar que tem no seu histórico a concessão de honrarias, mas abri poucas exceções para algumas pessoas que, de fato, são merecedoras deste reconhecimento”, destacou Jeová durante a sessão de votação da proposta. Segundo ele, o homenageado, que é natural de Recife, já é cidadão paraibano de coração. “Foi aqui que ele cresceu, estudou, se formou e construiu amizades, constitui sua família e acumulou um vasto currículo, com destaque no universo jurídico, como um brilhante advogado que honra o seu mister e as tradições paraibanas, por isso, faz jus ao recebimento da presente homenagem prestada por esta Casa Legislativa”, reiterou Jeová.

João de Deus Quirino Filho é casado com a Farmacêutica e Bioquímica, Talita di Paula Maciel Braga Quirino, com quem tem dois filhos: João Sávio Braga Quirino e João Arthur Braga Quirino, ambos estudantes. Atualmente, ele mora com a família na cidade de Cajazeiras, alto sertão paraibano.

Sobre o homenageado

João de Deus Quirino Filho, nasceu aos 17 de dezembro de 1976, e é filho primogênito do advogado, Dr. João de Deus Quirino e da professora Eliane Cristina de Oliveira Quirino. Com apenas poucos meses, ele veio com os pais residir na cidade de Cajazeiras, onde permanece até esta data. Quirino Filho iniciou sua vida estudantil no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde foi alfabetizado. Depois, da 1ª a 4ª Série, estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo e para conclusão do ginásio (5ª a 8ª Série), retornou a estudar no Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Cursou o 1º ano científico no Colégio Diocesano Padre Rolim, o 2º ano científico no Colégio Objetivo de Cajazeiras e o 3º ano no mesmo Colégio, em João Pessoa. Na vida universitária, cursou dois períodos do Curso de Bacharelado em História na UFPB em Cajazeiras e depois cursou Direito no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Campus da Universidade Federal da Paraíba – UFPB em Sousa, tendo concluído o curso em setembro de 1999. Em janeiro do ano 2000, submeteu ao Exame de Ordem da OAB-PB, tendo sido aprovado no primeiro exame, passando a integrar o escritório de advocacia juntamente com João de Deus Quirino, seu pai, e seu tio, Antônio Quirino de Moura, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Cajazeiras. Foi o responsável pela constituição jurídica do nome e da marca “QUIRINO ADVOCACIA”, bem como, pela ampliação do rol de clientes e serviços do escritório e pela mudança da sede para a Rua Padre Rolim, 299, no Centro da cidade de Cajazeiras, onde funciona prestando assessoria jurídica em diversas áreas do Direito. Hoje é sócio da empresa QUIRINO ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA, cujo nome fantasia é QUIRINO ADVOCACIA. Após a graduação, cursou especialização em Direito       Processual Civil, pela UNP/ESMA, concluindo em 2001, tendo concentrados seus estudos na área de direito processual civil.

Na área acadêmica, ele submeteu-se a seleção pública, tendo sido aprovado para o cargo de Professor Substituto da Universidade Federal de Campina Grande, nos período de 2003/2005 e, em seguida, prestou concurso público para o cargo de professor efetivo daquela instituição de ensino no ano de 2006, tendo sido aprovado, cargo que exerce atualmente, sendo, hoje, professor titular das disciplinas de Direito Processual Civil III e Prática Jurídica I, além de integrar projetos de extensão e de ser Professor da Pós-Graduação em Direito Processual Civil da UFCG desde 2007 até os dias atuais. Também foi professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público – FESMIP – nos anos de 2004/2008.

Atualmente é mestrando da Faculdade de Medicina do ABC – FMABC, em Saúde Pública com linha de pesquisa em Direito e Saúde. Concluiu em junho de 2017 o doutorado em Doctorado em Ciencias Jurídicas y Sociales na Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires, Argentina.     Na vida profissional advocatícia, prestou assessoria a diversos órgãos públicos, além de prestar Assessoria Jurídica para diversas empresas na região do sertão paraibano.



Assessoria – ALPB