quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

FCC faz reunião para discutir criação de curso superior de artes na UFCG de Cajazeiras e aborda demais temas

DSCF1830Foi realizada na noite de ontem, quarta-feira (17), na Nona Regional de Educação, importante reunião promovida pelo Fórum de Cultura de Cajazeiras (FCC), que tem à frente, o ator e produtor cultural – Beethoven Dantas que trouxe sua preocupação pela implantação do curso superior de artes na UFCG, além de outros temas abordados.

Aberta a referida reunião, foram citados os informes e principais temas a serem discutidos como pauta:

1) – O produtor cultural e Gerente Regional de Cultura, Osvaldo Moésia, que esteve em Brasília, para a 3ª Conferência Nacional de Cultura, fez uma fala e trouxe seus informes: “Durante minha estada na capital federal nos dias; 27/11 a 01/12 de 2013, pude ver de perto como não funciona bem a engrenagem da cultura, mas pude participar ativamente das discussões e trajo aqui neste instante as propostas aprovadas, são (20) prioritárias e (64) gerais, este material estará disponível em breve na Secretaria de Cultural de Cajazeiras”.

DSCF18332) – A criação do curso superior de Artes no Campus V de Cajazeiras; articulação da classe artística pela realização de um manifesto em defesa do referido curso; confeccionar documento com subsídios suficientes para apresentar junto à direção da UFCG; promover um abaixo assinado pelo criação do curso.

3) – Inauguração do Teatro ICA; que tem como previsão estimada o dia (27) de março de 2014, definição da programação de inauguração do teatro na reunião no dia (19) de dezembro de 2013 com o presidente da FUNESC Lau Siqueira.

4) – Utilização do Fórum Virtual; criar uma página no Facebook do (FCC), criar um Blog Oficial do (FCC), elaborar um Regimento de Funcionamento da página e do grupo no Facebook e do Blog Oficial.

5) – Rumores de mudança do Secretário de Cultura de Cajazeiras; com a presença do secretário Aguinaldo Cardoso, as dúvidas foram esclarecidas. “São apenas boatos que foram divulgados por seguimentos da imprensa local, até o momento não tenho conhecimento nem fui comunicado sobre mudanças no secretariado da Prefeitura Municipal de Cajazeiras”, afirmou Cardoso.

De acordo com o Secretário de Cultura, não é do seu conhecimento que fora enviada à Câmara de Vereadores, a lei que estrutura e cria o Sistema Municipal de Cultura de Cajazeiras, caso não seja enviada e aprovada à lei, ainda em 2013, o Município poderá ficar de fora do Sistema Nacional de Cultura e deixa de receber recursos do Fundo Nacional de Cultura.

DSCF1836Indagado sobre os impostos municipais e repasses atribuídos, ao Fundo Municipal de Cultura, o secretário ressaltou que fará um levantamento dos valores a serem destinados à LOA, para a cultura em 2014. “Vamos fazer um levantamento dos valores reais, que foram destinados à LOA, para a nossa secretaria e como ficou a relação entre LDO e PPA e, reivindicar o repasse de no mínimo 1%, para o Fundo Municipal de Cultura”, afirmou.

Finalizando a reunião, no item último, fora citada a criação da Lei do Fundo Municipal de Cultura que deverá ser enviada para aprovação da Câmara de Vereadores. Constituir comissão, para elaboração de propostas segmentadas, que irá compor o Plano Municipal de Cultura, para dez anos e, enviar à Câmara, para aprovação.
No exaurir da pauta, ficou determinada uma próxima data, pela realização da primeira reunião do FCC, em 2014; (14) de janeiro, em local a ser definido e divulgado na página virtual do Fórum e redes sociais.

Assessoria de imprensa da SECULT