sexta-feira, 26 de abril de 2013

Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada em Cajazeiras


Foi prorrogada, até o próximo dia 10 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Gripe da Secretaria de Saúde de Cajazeiras. Até lá, o Ministério da Saúde pretende atingir a meta de cerca 700 mil pessoas em estado da Paraíba. O atendimento é de segunda a sexta-feira nos postos de saúde do município.
Para a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Semíramis Rodrigo, o número de pessoas vacinadas foi satisfatório atingindo quase 70% do previsto. Contudo, atendendo uma orientação do Ministério Saúde e Secretaria Estadual, a campanha continuará justamente por conta da diferença ocorrida entre os grupos prioritários.
A Secretaria faz um apelo para que as pessoas se preocupem com a vacina, especialmente com a chegada do inverno, período em que acontece a maior incidência da gripe. Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, indígenas, grávidas, mulheres no período de até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rins, diabetes, imunossupressão e transplantados.
As pessoas que fazem parte do público-alvo e ainda não foram vacinadas, devem procurar a Unidade de Saúde mais próximo da sua casa. Todos devem ficar atentos e contribuir na Campanha Contra Influenza, uma vez que trata-se de  uma doença respiratória infecciosa de origem viral a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz.

Secom