segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Semana da Segurança do Paciente é realizada no HUJB-UFCG/Ebserh

O evento teve ações nos setores do hospital, palestras online, quiz e entrega de brindes

O Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado em 17 de setembro e, para reforçar a importância da data, durante a semana de 13 a 17/09, ocorreram diversas ações de conscientização no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras, no sertão da Paraíba.

Nesse período, membros do Núcleo de Segurança do Paciente e do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente visitaram os setores da unidade hospitalar para falar sobre a importância do parto seguro com os colaboradores, incluindo a importância do pré-natal e os cuidados durante e após a gestação de forma segura e respeitosa.

Além disso, houve a sala de espera com as gestantes do pré-natal de alto risco com a fisioterapeuta da região pélvica,  Marina Costa, a psicóloga e doula, Lorena Cardoso, ambas colaboradoras do HUJB-UFCG/Ebserh; o "Webinar" com palestras sobre pré-natal de alto risco, parto e pós-parto seguro através do canal do YouTube do hospital e finalizou-se o evento com quiz e entrega de brindes aos colaboradores na sexta-feira à tarde.

Segundo a Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente,  Andressa Pereira Pedrosa, "Durante a Semana da Segurança do Paciente, foram abordados também protocolos de segurança do paciente implantados no hospital, como por exemplo o protocolo de identificação do paciente, protocolo de lesão por pressão, protocolo de higienização das mãos e o protocolo de quedas".

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Elthon Ribeiro- jornalista do HUJB-UFCG/Ebserh