quinta-feira, 30 de setembro de 2021

O gesto da colaboradora do HUJB-UFCG/Ebserh chama atenção durante o Setembro Amarelo

Mensagens de fé, esperança e otimismo são entregues aos pacientes na recepção

Nada dá certo para mim” foi a fala de uma paciente no dia 14 de setembro ao não ter o exame realizado devido ao um problema ocorrido na Central de Marcação e Regulação, depois disso chorou e rasgou a ficha. Por que não levar uma palavra de ânimo e esperança a uma pessoa que está decepcionada ou frustrada? Foi o que fez a colaboradora terceirizada Ângela Maria Duarte Pereira, que trabalha há 9 anos no HUJB-UFCG/Ebserh, sendo 8 anos na portaria.

Ao ver aquela situação e tantas outras durante o decorrer dos dias, Ângela teve a linda iniciativa de confeccionar senhas de punho próprio com mensagens de fé, esperança e otimismo para entregar aos pacientes no momento de espera do seu atendimento.

Entre essas frases, podemos destacar: “O agir de Deus é perfeito”; “Deus é Luz”;

“Deus é Esperança”; “Você é a flor mais bela do jardim de Deus”; “Esperar em Deus é querer sempre o melhor”, entre outras (conforme a imagem acima).

A maioria dos pacientes gostaram e elogiaram a iniciativa da colaboradora, inclusive compartilhando as mensagens para outras pessoas.

Apesar de ter passado a campanha do Setembro Amarelo, ela continua fazendo essa confecção de senhas com mensagens, cerca de 150 por dia e entregando aos pacientes sempre que está em plantão na portaria.

Em tempos tão difíceis seja por causa da pandemia, desemprego, luto ou outros fatores, gesto mostra uma sensibilidade e empatia com o próximo e que deve servir de inspiração para outros realizarem. São pequenas ações que ajudam o mundo a ficar menos egoísta e triste.

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Por Elthon Ribeiro- Assessoria do HUJB-UFCG/Ebserh