quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Roda de Conversa abordou as vantagens do cateter totalmente implantável para melhor assistência ao paciente oncológico

Muitas das medicações utilizadas em oncologia são administradas de forma intravenosa. Os tratamentos podem ser longos e o extravasamento de quimioterápico e o risco de infecções são sempre uma preocupação para toda a equipe de uma unidade de saúde. Assim, o Hospital do Bem, unidade oncológica no sertão da Paraíba que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), resolveu trazer para o segundo dia da ação ‘Roda de Conversa’ o tema ‘Enfermagem oncológica e manuseio de cateter totalmente implantável’. Durante quase uma hora, o enfermeiro oncológico, Fernando Régis, mostrou os cuidados da equipe de enfermagem na implantação do dispositivo e as inúmeras vantagens que o equipamento apresenta, inclusive, na qualidade de vida dos pacientes e na redução de sofrimento devido ao tratamento.

O portacath ou cateter completamente implantado é um dispositivo que fica acoplado abaixo da pele e é um reservatório com membrana perfurável e um cateter de silicone. “Ele melhora a qualidade de vida do paciente com câncer por apresentar maior conforto na administração dos medicamentos, menor necessidade de manipulações e menor índice de infecções, minimiza o risco de trombose e não interfere nas atividades diárias do paciente”, disse o enfermeiro Fernando Régis. Ele mostrou para o público online e presencial como acontece a implantação do cateter e como é feita sua manutenção.

O enfermeiro que lida cotidianamente com pacientes em tratamento contra o câncer apresentou também como se dá a rotina do setor de administração de quimioterapia no Hospital do Bem. “Temos oito poltronas, dois leitos e duas salas de emergência para o caso de alguma intercorrência, no caso, alguma reação do paciente. Aqui, nossos pacientes encontram uma equipe qualificada, uma excelente estrutura e ainda todos os protocolos usados nos hospitais que tratam de câncer no país”, destacou o profissional que foi o segundo a abordar questões no ‘Roda de Conversa’, que acontece entre os dias 22 e 29 de setembro. “A ideia foi marcar os três anos de comemoração da inauguração do Hospital do Bem debatendo assuntos sobre o universo oncológico”, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, ao qual o Hospital do Bem estar integrado.

A próxima ‘Roda de Conversa’ acontecerá no dia 27, com o Nutricionista, Thiago Viana, que vai falar sobre ‘Terapia nutricional no paciente oncológico’. No dia 28, o tema será ‘Aspectos gerais sobre atuação do farmacêutico hospitalar na oncologia’, com o farmacêutico oncológico, Kaltz Victor e encerrando o ciclo de conversas, a oncologista e responsável pelo ambulatório do Hospital do Bem, Nayarah Xavier vai falar sobre ‘Abordagem da Medicina em cuidados paliativos na oncologia’.

 

Assessoria de Imprensa