terça-feira, 21 de setembro de 2021

Hospital Universitário Dr. Júlio Bandeira realiza campanha sobre prevenção ao suicídio

Fala é a melhor solução

Você sabia? Neste mês de setembro é realizada a campanha sobre a prevenção ao suicídio

A psicóloga Gabriella Santos esclarece dúvidas relacionadas a saúde mental

QUAL A IMPORTÂNCIA DO SETEMBRO AMARELO?

A campanha do Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015, em consonância com a data mundial da Prevenção do Suicídio (10 de Setembro), com objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio e dar visibilidade ao tema no país.

A possibilidade de encerrar a própria vida é uma questão que atravessa a história do ser humano desde suas origens. A mitologia, a literatura, a religião, a filosofia, as ciências da saúde e as sociais discutiram e discutem a morte voluntária, suas motivações e seus impactos. Portanto, não devemos buscar uma explicação fácil e simplista para um fenômeno tão complexo. E é diante de tal complexidade que a campanha do Setembro Amarelo se mostra extremamente pertinente.

Discutir é uma forma de prevenção. Falar abertamente e de forma responsável sobre o suicídio é criar espaços de diálogo e construção de saber para o enfrentamento do problema.

COMO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PODEM ATUAR DIANTE DA QUESTÃO DO SUICÍDIO?

O suicídio como questão de saúde pública deve ser considerado a partir de dimensões biopsíquicas, históricas, sócio-ambientais, culturais e econômicas. Fatores como faixa etária, diferenças por sexo e gênero, condição social, diagnóstico prévio ou não de transtorno mental, devem ser considerados na prevenção da ideação/planejamento/efetivação da morte voluntária.

O suicidologista Edwuin Shneidman, numa leitura psicodinâmica do suicídio, aponta como principal fator de um ato suicida a vivência de um sofrimento/dor psicológica sentida como intolerável. O autor afirma que se faz necessário então, favorecer alternativas para que a pessoa consiga lidar com essa dor, torná-la mais tolerável, ampliar a capacidade de lidar com as frustrações e diminuir a pressão e a tensão causadas por eventos estressores envolvidos nesse processo.

Dessa forma, algumas estratégias e ferramentas de cuidado, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, se fazem oportunos nesse contexto, tais como: a intervenção em crise, avaliação de riscos, notificação compulsória de violência autoprovocada, grupos de apoio, o desenvolvimento de projetos terapêuticos singulares, o acolhimento, o fortalecimento de vínculos, o trabalho em rede, a corresponsabilização e a continuidade do cuidado, entre outros. O manejo dos casos de transtornos mentais (depressão, alcoolismo, esquizofrenia, transtornos de personalidade, etc) necessitam de atenção especializada. Para tanto, é necessário que os profissionais estejam respaldados por políticas públicas que garantam a capacitação humana, a manutenção e a qualidade dos serviços de saúde, da atenção básica à especializada.

Ademais, vale destacar que a prevenção do suicídio deve ser realizada diariamente no âmbito familiar, nas escolas com programas psicoeducativos, na comunidade, nos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outros espaços. A manutenção da vida é responsabilidade de todos. O sofrimento faz parte da vivência humana. Desejar o fim da dor do existir não é o mesmo que desejar o fim da vida. Sejamos acolhedores, empáticos e responsáveis conosco e com os outros.

ALÉM DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO PROFISSIONAL HÁ OUTRAS FORMAS DE TRATAR O SOFRIMENTO PSÍQUICO E PREVENIR O SUICÍDIO?

Podemos pensar nas várias formas de amenizar as durezas da vida, como:

-    A efetivação das políticas públicas que garantam às pessoas os direitos sociais básicos (educação, alimentação, trabalho, segurança, moradia, saúde, entre outros);

O exercício diário do acolhimento, do respeito e da tolerância nas nossas relações interpessoais na família, no trabalho, na comunidade;

A criação de ambiente e dispositivos que favoreçam, de forma responsável, a comunicação, a representação e o compartilhamento de sentimentos;

A promoção da qualidade de vida por meio da arte, da música, da dança, da leitura, dos esportes e terapia corporais, entre tantos outros artifícios.

COMO TRATAR A QUESTÃO DA SAÚDE MENTAL NO ATUAL CONTEXTO DA PANDEMIA?

As experiências vividas relacionadas à infecção pelo vírus da Covid-19 ou à morte de pessoas próximas, à mudança na rotina doméstica, no trabalho (principalmente na sobrecarga dos profissionais de saúde), nas relações afetivas em decorrência das medidas de distanciamento e isolamento social, bem como as consequências econômicas durante a pandemia, podem elevar o risco de desenvolver ou agravar transtornos mentais já existentes.

O distanciamento social alterou os padrões de comportamento da sociedade, inviabilizando o contato próximo entre as pessoas, algo tão importante para a saúde mental. Na mesma cena, o convívio prolongado dentro de casa pode favorecer desajustes na dinâmica familiar e aumento dos casos de violência doméstica, principalmente contra crianças, idosos e mulheres. A morte de entes queridos em um curto espaço de tempo no contexto da pandemia tem dificultado a realização da ritualização coletiva e elaboração do luto, impedindo o processo adequado de ressignificação das perdas, fragilizando a saúde mental das pessoas.

A irritabilidade, a angústia, a tristeza, os sentimentos de desamparo, tédio e solidão decorrentes desse contexto, somadas às questões de violência e dificuldades financeiras, associadas a transtornos mentais preexistentes, tornam-se fatores importantes que podem aumentar o risco de uma pessoa decidir tirar a própria vida. Estudos mostram um alto índice de suicídios cometidos na própria casa. Dessa forma, em muitos casos a morte voluntária, como ato impulsivo, pode ser evitada se os meios para a efetivar não estiverem à mão (restrição de acesso a armas de fogo, medicações, pesticidas, entre outros).

Ademais, diante da sucessão de acontecimentos impostos pela pandemia, da sensação de desamparo e isolamento, a experiência de compartilhamento é uma proteção. Manter a rede socioafetiva, estabelecendo contato com pessoas queridas, mesmo que de forma virtual, se mostra como um fator de suporte emocional nos dias atuais.

A autora Hannah Arendt tem uma frase que diz que “Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história”. Nesse sentido, além da garantia do acesso aos serviços de saúde mental, com assistência especializada, há outro recurso importante que soma nas estratégias de cuidado mental e prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida. O CVV trabalha para oferecer suporte emocional às pessoas em situação de crise emocional, se configurando como instrumento na prevenção do suicídio. Voluntários ficam à disposição 24 horas por dia para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site. O atendimento é gratuito e anônimo, resguardando o sigilo.

Falar é a melhor solução, dar voz ao sujeito que sofre, para que ele possa elaborar seu sofrimento, e encontrar alternativas para viver.

QUAIS SÃO OS ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS REALIZADOS NO HUJB-UFCG/EBSERH ATUALMENTE?

A Psicologia Hospitalar como especificidade da Psicologia da Saúde tem como objetivo geral acolher, ofertar suporte emocional e tratar de sujeitos de todas as faixas etárias, bem como suas famílias, em sofrimento decorrente de suas patologias, internações e tratamentos. No HUJB o setor de Psicologia presta assistência psicológica aos internos no pronto-atendimento, nas enfermarias (acompanhamento clínico e cirúrgico) e no ambulatório.

O Ambulatório de Psicologia Hospitalar do HUJB visa atender demandas específicas a fim de ofertar à população acompanhamento psicológico no que se refere ao processo de adoecimento físico e à sua prevenção. São atendidas crianças (maiores de seis anos), adolescentes e adultos acometidos por sofrimento psicológico decorrente de quadros agudos ou crônicos de doenças físicas. O agendamento de consultas ambulatoriais é de competência exclusiva da Central de Marcação de Exames e Consultas de Cajazeiras.

Gabriella Pereira Leite dos Santos (Psicóloga Hospitalar)

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Assessoria