terça-feira, 14 de setembro de 2021

O deputado das águas comemora chegada das águas da Transposição em Brejo Santo e Mauriti e diz que breve o sertão da PB viverá essa realidade

Presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB e um dos maiores defensores do projeto de Transposição do Rio São Francisco, em todos os três mandatos, o deputado estadual Jeová Campos comemorou nesta terça-feira (14), a chegada das águas do Velho Chico ao Reservatório Atalho, na cidade de Brejo Santo, no sul do Ceará, divisa com o município de Mauriti. Em vídeo que circula em redes sociais, é possível conferir a quantidade de água chegando às comportas cearenses que, quando estiverem cheias, serão abertas para a água seguir seu fluxo, através do túnel Cuncas I, para chegar a Boa Vista e Caiçara/Engenheiro, na Paraíba e também no Rio Grande do Norte. Essa região está inserida no roteiro do Eixo Norte do Projeto da Transposição.

“Essa foi à causa mais importante de meus mandatos, desde 1992 que defendo esse projeto. Foram muitas audiências públicas, visitas técnicas aos locais de obras em PE, na PB e no CE, viagens à Brasília e reuniões, desde o governo Lula, passando por Dilma, até os dias de hoje para que tudo isso se concretizasse. Ver a água chegando ao Eixo Norte mostra que essa luta histórica do povo nordestino, que abracei com muita alegria, hoje está virando realidade”, disse emocionado o parlamentar que está de licença médica até novembro. Segundo Jeová, a chegada das águas em Mauriti, que se limita com a Paraíba, é motivo de muita comemoração. “Quando estiver concluído o canal Caiçara/Engenheiro Ávidos e quando for finalizada a perenização do Rio Piranhas, as águas do Velho Chico encherão de riqueza o sertão paraibano e eu estarei lá, se Deus quiser, para vivenciar esse momento histórico”, reiterou Jeová.

O parlamentar, batizado de o ‘Deputado das Águas’, faz questão de frisar que essa causa da Transposição foi a mais importante de todos os três mandatos. “O nosso mandato foi o que mais destacou na ALPB a importância da Transposição, durante todos esses anos, tanto para o Eixo Leste, que já mata a sede de Campina Grande, e o Eixo Norte que, brevemente, também matará a sede do povo do sertão paraibano. Essa é uma luta histórica que tenho muito orgulho de ter abraçado”, finalizou Jeová.


Assessoria de Imprensa