segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Atleta paraibano Daniel Azevedo ganha seis medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze no Torneio Norte Nordeste de Natação

Ele chegou ao Maranhão para disputar as provas do Torneio Norte Nordeste de Clubes Inverno - Troféu Walter Figueiredo Silva como um dos favoritos, mas, terminou o campeonato como um dos mais premiados atletas da competição com a conquista de seis medalhas de Ouro, três de Prata e duas de Bronze e ainda ficou no 2º lugar no revezamento Medley Masculino e em terceiro no revezamento Livre. Estamos falando do atleta paraibano Daniel Azevedo que vem despontando no cenário nacional e internacional de Natação como um dos melhores nadadores de sua categoria, a Juvenil 2. Com apenas 16 anos, Daniel desponta no cenário brasileiro de natação como um dos grandes nomes da atualidade e uma marca registrada de suas competições é sempre estar no pódio e, desta vez, em São Luis (MA), não foi diferente. Daniel também empatou tecnicamente com o atleta Gabriel Bandeira, do Amapá, em número de pontos absolutos na competição geral e ficou em segundo lugar como o atleta mais eficiente do Torneio. Como Gabriel tinha nadado 10 provas e Daniel nove, o troféu ficou com o Amapá.

Daniel foi campeão na prova dos 100 Costas, uma de suas modalidades de melhor performance, com o tempo de 57.83. A medalha de ouro nos 50 Borboleta foi conseguida com o tempo de 25.75, nos 50 Peito, ele sagrou-se campeão com o tempo de 29.89, nos 50 Livre ele terminou a prova com 23,98, nos 50 Costas ele foi vencedor com o tempo de 26.34 e nos 100 Peito fez o melhor tempo em 1.05.22.

E além de ganhar essas seis provas ( 50 Borboleta, 50 Livre, 50 Peito, 50 Costas, 100 Costas, 100 Peito) ficar em segundo lugar três vezes ( 200 Peito, 200 Medley e Revezamento Medley) e em terceiro duas vezes ( 100 Borboleta e Revezamento Livre), Daniel ainda conseguiu baixar seus tempos nas provas de 50 Livre (era 25.04 e baixou para 23.98), 50 Peito (era 31.48 baixou para 29.89), 50 Costas (era 26.67 baixou para 26.34), 50 Borboleta (era 26.73 baixou para 25.75), 100 Costas (era 58.83 baixou para 57.83), 100 Peito (era 1.07.12 baixou para 1.05.22), 200 Peito ( era 2.35.40 para 2.25.53), 200 Medley ( era 2.12.87 para 2.09.87) e 100 Borboleta ( era 58.73 e baixou para 57.63).

Para o atleta, que passou um tempo sem treinar em 2020, teve poucas competições ano passado e que no começo deste ano teve Covid, essa retomada gradativa aos campeonatos nacionais, este ano, está sendo muito positiva. “Ano passado foi difícil. Mas, não quero olhar para trás, o importante é que retomamos os treinos e os campeonatos e pelos resultados das provas que venho participando, especialmente, essa última, avalio que estou melhorando e chegando aos meus objetivos que, neste torneio, além de ganhar as competições era conseguir baixar meus tempos. Estou voltando para a Paraíba com seis medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, um resultado até melhor do que projetei e com melhores tempos”, disse Daniel que estava acompanhado de sua mãe, a odontóloga, Danielle Azevedo.

O Torneio Norte Nordeste de Clubes Inverno - Troféu Walter Figueiredo Silva foi disputado na cidade de São Luís (MA), entre os dias 23 e 25 de setembro. O nadador paraibano é campeão brasileiro e sul americano e é um dos atletas contemplados com o programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado. “Esse apoio do Governo é muito importante para os atletas, pois é uma ajuda de custo que contribuiu com algumas despesas”, agradece Daniel que é estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Geo/AZ João Pessoa.

A diretora geral da escola, Veronica Monteiro, parabenizou o atleta e lembrou que além de um grande nadador, Daniel é também um excelente aluno. “Daniel é atencioso, dedicado aos estudos tanto quanto a Natação, tem excelentes notas e a vantagem de dispor da plataforma AZ de estudos que pode ser acessada, via aplicativo, a hora que nossos alunos desejarem e de onde eles estiverem”, destacou Veronica, lembrando que por causa das competições, Daniel tem abonado suas faltas na escola, mas que sempre repõe as atividades e provas sem nenhum prejuízo para seu currículo.

No revezamento, que rendeu a medalha de Prata para o grupo dos quatro atletas paraibanos, participaram da disputa que começou com Arthur Leal, que nadou os 50 Costas, depois Daniel, que nadou os 50 Peito, Miguel Leal, nos 50 Borboleta e Flávio Eugênio, que encerrou a prova com os 50 Livre. “O segundo lugar foi uma conquista muito boa, pois o nível das equipes estava muito bom”, destacou Daniel que essa semana já retoma os treinos na piscina do Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa, sob a coordenação de seu treinador, Stephano Vieira. Daniel integra a equipe do Clube Acqua R1 e também recebe apoio do Colégio Geo/AZ João Pessoa.

Premiação de melhor atleta da competição geral

Além de ter ganho as seis medalhas de Ouro, as três de Prata e as duas de Bronze, Daniel quase traz para a Paraíba o troféu de Atleta Mais Eficiente da competição na pontuação geral na Categoria Juvenil 2, já que ele teve o mesmo número de pontos – 163 –  que o atleta do Amapá, Gabriel Bandeira. Mas, ele ficou em segundo lugar por causa do índice técnico. “Mesmo ele nadando uma prova a menos, já que Daniel nadou nove provas individuais e o outro nadador tinha competido em 10 provas, ele acabou tendo a mesma pontuação do atleta que levou o troféu, mas, como o outro atleta teve um maior índice técnico foi o que desempatou a decisão. Contudo, Daniel foi mais eficiente, já que pontuou a mesma coisa, tendo uma prova a menos”, explica Danielle, a mãe de Daniel, lembrando que na competição existiam mais de 100 atletas homens, de várias categorias e ele conseguiu ficar em segundo lugar absoluto, atingindo 163 pontos para o Clube Acqua R1


Assessoria de Imprensa