quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Presidente do CNE participa de bate-papo ao vivo com profissionais das Escolas AZ no Brasil

Uma boa escola também é reconhecida pela atenção que ela tem com a questão da formação e capacitação permanente de seus colaboradores, assim como pelas ferramentas que a instituição disponibiliza para que seus professores e gestores tenham acesso a atualizações sobre o que está acontecendo no mundo da Educação. Para o Grupo SEB, um dos maiores referenciais de educação inovadora do Brasil, essas são questões prioritárias e sempre em pauta nas mais variadas instituições de ensino que integram o Grupo. E, nesta sexta-feira (03), os profissionais das escolas AZ no país terão a oportunidade de participar, com exclusividade, de um bate-papo, ao vivo, com Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). O evento, restrito ao Grupo SEB, acontece a partir das 14h, pela plataforma corporativa LEX.

Os profissionais do Colégio AZ João Pessoa, uma das instituições que integram o Grupo SEB, vão participar do bate-papo. A diretora geral da escola, Veronica Monteiro, já divulgou comunicado interno, neste sentido, convidado professores e coordenadores para participarem deste evento ímpar. “Estamos num momento de transição para o Novo Ensino Médio e é natural que haja algumas dúvidas sobre esse processo e a Maria Helena é uma profissional muito gabaritada para responder os nossos questionamentos. Sem dúvida esse será uma evento muito importante”, destaca a diretora.

O Novo Ensino Médio, segundo Veronica, vai mexer com o ambiente e a cultura das escolas. “Ele sugere uma mudança na abordagem dos componentes curriculares  e de mais estímulo para que possamos estar mais próximos da realidade dos jovens do século 21, além de aumento considerável na quantidade de horas de aulas. Teremos que dispor de um ambiente mais acolhedor e inspirador para motivar esses estudantes ainda mais”, destaca Veronica.

Sobre a presidente do CNE - Maria Helena Guimarães de Castro é socióloga e professora aposentada de Ciência Política da UNICAMP. Graduada e mestre em Ciências Sociais, especialista em educação, a educadora já integrava o CNE antes de assumir a presidência do órgão. Ela foi uma das relatoras do parecer do Conselho sobre a reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid-19. Em sua carreira na área educacional, atuou em várias instituições e ocupou vários cargos públicos e foi quem organizou e implantou o Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema Nacional de Informação Educacional.


Assessoria de Comunicação