terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Câmara Municipal de Cajazeiras realiza Sessão Especial Extraordinária para debater sobre os cuidados com a mente


Com o tema: Janeiro Branco e os cuidados com a mente, a Câmara Municipal de Cajazeiras, realizou na noite desta terça-feira (22), uma Sessão Especial Extraordinária, para debater sobre as consequências e os problemas causados pelas doenças mentais, numa propositura do Vereador Rivelino Martins Ferreira (PSB).

O presidente da Casa Otacílio Jurema – Vereador José Gonçalves de Albuquerque (PTC), “Delzinho da Arara”, abriu os trabalhos, formou à mesa e, na oportunidade foi iniciada a referida sessão.

O propositor, Vereador Rivelino Martins, usou a tribuna como primeiro orador – agradeceu aos presentes: Edjane Leite (Diretora Geral do Hospital Regional de Cajazeiras), Sargento José Iranilton, representante do 6º BPM), Valério Damásio da Mota (Gerente Regional da Nona Gerência de Educação), Edilene de Vasconcelos Vitoriano (Coordenadora do CRAS I), Patrícia Holanda (representando a Nona Gerência de Saúde), Dra. Cícera Cavalcante (representante da Diocese de Cajazeiras), e demais pessoas da sociedade. Rivelino expôs sobre à importância do debate.

A palestrante Leilane Menezes Maciel Travassos, psicóloga e professora da Faculdade Santa Maria, representou a coordenadora do curso de psicologia da referida faculdade – a Senhora Maria Aparecida Menezes. Leilane, abordou a realidade, no tocante à saúde mental e necessidade de um psicólogo nas escolas, por exemplo. Ela citou o caso da Nona Regional de Educação, que dispõe apenas de um psicólogo para atender todas as escolas das (quinze) cidades atendidas pela gerência. Sobre o assunto, a psicóloga trouxe o problema para o município de Cajazeiras e ressaltou: “O CAPS está estremante lotado”.

Já a palestrante Tayrine Matias de Paula, (Psicóloga Organizacional) do Hospital Universitário Dr. Júlio Maria Bandeira de Melo – falou sobre saúde mental no âmbito do trabalho.

Fizeram uso da fala, os psicólogos Cícero Lima, Luiziane Rolim, o professor Valério Damásio da Mota (Gerente Regional da Nona Gerência de Educação), Drª. Cícera Cavalcante e os vereadores: Alysson Américo (PSB), Eriberto Maciel (PP), Jucinério Félix (PPS) e Roselânio Lopes (PTB).

Finalizando o debate, o Vereador-Presidente José Gonçalves de Albuquerque, “Delzinho da Arara”, deu por encerrada a sessão.

Na abertura dos trabalhos, houve apresentação cultural com recitação de poesias.

Estiveram presentes, os vereadores: Alysson Américo de Oliveira (PSB), Antônio Moacir Leite de Menezes Filho (DEM), Eriberto de Souza Maciel (PP), Francisco Jucinério Félix Filho (PPS), João Lins de Souza (PTC), José Gonçalves de Albuquerque (PTC), Josefa Léa da Silva Santos (DEM), Lindberg Lira de Souza (PTB), Marcos Barros de Souza (PSB), Rivelino Martins Ferreira (PSB) e Roselânio Lopes de Souza (PTB).


Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Cajazeiras