quarta-feira, 4 de junho de 2014

Acadêmicos de enfermagem reivindicam retorno do “Estagio Supervisionado II”, no Campus V de Cajazeiras

2014-06-04 07.45.22
2014-06-04 07.46.43
Acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus V – Cajazeiras, realizam grande protesto na manhã desta quarta-feira (04/06/2014), em frente ao portão principal do referido Campus, pois, segundo os universitários, a atual situação do Estágio Supervisionado II, fora abolido como disciplina do curso.
Ainda de acordo com à classe acadêmica, o Campus de Cajazeiras, foi o primeiro daquela universidade a receber o curso de Graduação em Enfermagem, portanto, e em comum acordo, à referida sociedade acadêmica emitiram uma carta aberta, que logo abaixo será possível – entender suas justas e autenticas reivindicações.
Leia à carta na íntegra!

Carta aberta à sociedade e comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande

O nono período e os demais discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus de Cajazeiras, vem a público manifestar-se sobre a atual situação do Estágio Supervisionado II, reivindicando algumas melhorias.
A princípio, queremos ressaltar que o Campus de Cajazeiras, foi o primeiro da UFCG a receber o Curso de Graduação em Enfermagem, fundado em 2004. Possui aproximadamente 230 acadêmicos, que desde o terceiro período frequentam as unidades hospitalares de Cajazeiras na realização de suas aulas práticas. Nos anos de 2009 e 2013, os alunos desenvolveram a disciplina “Estágio Supervisionado II”, no último período, no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), na cidade de Campina Grande. Conquanto, no ano de 2014, esses estágios passaram a ocorrer somente no Hospital Regional de Cajazeiras e no Hospital Universitário Dr. Júlio Maria Bandeira de Melo.
A ementa da disciplina supracitada que os acadêmicos de Enfermagem devem prestar assistência em áreas especializadas, as quais, as redes hospitalares locais não nos dão suporte para tal. Um exemplo é a assistência de Enfermagem ao paciente oncológico e submetido à quimioterapia. Outro inconveniente para a realização de um estágio de discentes de Enfermagem, Medicina e Técnico de Enfermagem desta instituição e de faculdades particulares, além de Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e Farmácia de outras instituições. Frequentemente, temos que “dividir” o mesmo paciente com mais quatorze estudantes.
Portanto, além da responsabilidade de estudar, tomamos para nós a necessidade de diagnosticar a deficiência de campo de estágio de qualidade, em respeito aos nossos princípios éticos tão bem explanados durante a academia e ao nosso futuro profissional, incluímos nele os pacientes. Vemos a Enfermagem como ciência séria, preocupada com a vida de modo qualitativo.
Somos estudantes de Enfermagem e cidadãos, desprovidos de interesse politiqueiro, lutando pelo que é nosso por direito garantido na Ementa da disciplina do Estágio Supervisionado II, no Regimento Geral da UFCG, na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COREN), Nº 441/2013 e no artigo 205 da Constituição Federal de 1988.
Elencamos a real situação frente à instituição, na qual, a enfermagem muitas vezes é desamparada com relação a outros cursos da mesma Universidade e cobramos resolutividade do nosso Estágio Supervisionado, sobre consequência de paralisação das atividades como forma de protesto se não houver acordo.
Atenciosamente,
Acadêmicos de Enfermagem da UFCG – Campus de Cajazeiras/PB.
protesto estudantes ufcg_1protesto estudantes ufcg_2protesto estudantes ufcg_3protesto estudantes ufcg_5
Fotos: PJ Barreto & Cavalcante Jr.
Folha VIP de Cajazeiras