sexta-feira, 4 de março de 2011

Mulherada fica sem roupa para protestar contra promoção machista

Manifestantes ucranianas ficaram seminuas para protestar 
contra a promoção que sorteou uma noiva / Foto: Reuters
Um grupo de ativistas na Ucrânia tirou a roupa, mesmo debaixo de um frio de 2 graus, para protestar contra uma promoção de uma rádio da Nova Zelândia, que premiou um ouvinte com uma noiva ucraniana.

Com cartazes dizendo “A Ucrânia não é um bordel”, as moças se vestiram de noiva, só que sem a parte de cima do vestido. Em alguns casos, também sem a parte de baixo. As manifestantes se concentraram na porta do escritório geral de casamentos na capital Kiev.

A promoção foi vencida por um sujeito chamado Greg. Ele viajará para a cidade de Donetsk, no próximo dias 23, onde conhecerá várias moças. Se ele se interessar por alguma, voltará à Nova Zelândia para se casar. O vencedor ficará 12 dias na Ucrânia bancado pela rádio e por uma agência de matrimônios.

E tem mais: o felizardo terá direito a um tradutor e a um cruzeiro romântico pelas águas do Mar Báltico. Extra/Globo

quinta-feira, 3 de março de 2011

Deputados de Cajazeiras integrarão comissões temáticas da Assembléia Legislativa da PB

A Assembléia Legislativa da Paraíba só definirá a instalação das 12 comissões permanentes da Casa após o Carnaval. O legislativo chegou a divulgar o início de quatro delas, mas a Mesa decidiu suspender o ato. Após muita confusão entre as bancadas governista e de oposição, a definição de presidentes e vice-presidentes das comissões foi suspensa pela Mesa Diretora da Assembléia. O Diário do Poder Legislativo circulou com a listagem de deputados que compõem os grupos.

Confira as comissões que os deputados José Aldemir (DEM) e Vituriano de Abreu (PSC) irão fazer parte:

DEPUTADO JOSÉ ALDEMIR
  • Titular: Saúde, Juventude.
  • Suplente: Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, Legislação Cidadão, Segurança Pública.
DEPUTADO VITURIANO DE ABREU
  • Titular: Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, Saúde, Administração e Serviço Público.
  • Suplente: Mulher, Legislação Cidadão, Direitos Humanos e Minorias, Desenvolvimento.

Veja imagens do curto-circuito que provocou a morte de 15 em Minas Gerais

Sessão do TCE tem imputação de débitos acima de R$ 384 mil

Ultrapassou R$ 384 mil a soma dos débitos imputados pelo Tribunal de Contas do Estado a ordenadores de despesas públicas com prestações de contas anuais reprovadas, nesta quarta-feira (2), em virtude da não comprovação documental de gastos promovidos no comando de seus municípios.

No primeiro desses casos, o TCE concedeu o prazo de 60 dias para que o ex-prefeito de Sossego Juraci Pedro Gomes devolva aos cofres públicos, sob pena de cobrança judicial, a importância de R$ 173.978,70 resultante de despesas não comprovadas no exercício de 2007. A decisão, contra a qual ainda cabe recurso, deu-se conforme entendimento do relator do processo, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo, e o parecer do Ministério Público ratificado pelo procurador geral Marcílio Toscano Franca Filho. A Juraci ainda foi aplicada multa superior a R$ 15.764,34.

Gastos públicos igualmente não justificados contribuíram para a reprovação às contas de 2008 do ex-prefeito de Gurjão José Carlos Vital, com imputação do débito de R$ 56.585,62, como propôs o mesmo relator. À ex-secretária municipal de Saúde Maria Eneide Vidal foi imputado o débito de R$ 12 mil por acúmulo indevido de cargos Públicos. Também nesse caso, o ex-prefeito e sua auxiliar podem recorrer de ambas as decisões.

Gastos excessivos com aquisição de combustível e diferença observada no registro de receitas e despesas levaram o TCE a desaprovar as contas de 2008 da prefeita de São Miguel de Taipu Marcilene Sales da Costa. A ela (que tem direito a recurso) foi imputado o débito de R$ 116.936,20, conforme voto do relator do processo, conselheiro Umberto Porto.

Processo decorrente da apuração de denúncia também resultou na imputação (recorrível) do débito de R$ 27 mil ao ex-prefeito de Conceição Alexandre Braga Pegado, em razão, sobretudo, da aquisição não comprovada de equipamentos médico-hospitalares, de acordo com proposta do relator Oscar Mamede Santiago Melo. A Câmara Municipal de Caraúbas teve as contas de 2008 reprovadas, com imputação do débito de R$ 2.644,66 ao ex-presidente José Josimá da Silva por remuneração recebida em excesso.

APROVAÇÕES – Em fase recursal, a Corte aprovou as contas de 2008 do prefeito de Mulungu José Leonel de Moura que, desse modo, livrou-se do débito de R$ 81,4 mil a ele imputado no julgamento inicial e agora desconstituído em vista da comprovação documental dos gastos que ordenara no decorrer do exercício. A decisão deu-se de acordo com a proposta do relator Marcos Costa.

Foram aprovadas, ainda, as contas de 2004 do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (Fain) e as do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq), exercício de 2009. O primeiro processo teve a relatoria do conselheiro Flávio Sátiro e, o segundo, a do auditor Antonio Cláudio Silva Santos.

Ao proferir seu voto, o conselheiro Umberto Porto enalteceu a gestão do ex-dirigente do Imeq Edvaldo Leite de Caldas Júnior e, também, o fato de que este último foi aos autos para cuidar não apenas da própria defesa, mas, igualmente, da defesa do sucessor Sérgio de Tarso Vieira, por quem foi substituído em decorrência da troca do comando do Governo do Estado.

Também obtiveram aprovações do TCE as contas de 2009 das Câmaras de São Domingos, Marizópolis, Nazarezinho, Vieirópolis, Passagem, Conceição e Boqueirão, com relatorias dos conselheiros Flávio Sátiro (as quatro primeiras), Nominando Diniz (a quinta), Fábio Nogueira (a sexta) e do auditor Antonio Cláudio Silva Santos (a última). As contas de 2008 da Secretaria de Estado da Infraestrutura, elatadas pelo conselheiro Arnóbio Viana, foram aprovadas com ressalvas. Ascom/TCE

quarta-feira, 2 de março de 2011

Corpo de Bombeiros distribui panfletos com orientações a foliões

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba está desenvolvendo mais uma ação educativa, principalmente para as pessoas que vão participar de festejos carnavalescos na orla marítima, açudes e rios. Estão sendo distribuídos panfletos onde constam as prevenções e orientações.

Esse trabalho já vinha sendo realizado, mas foi intensificado com a chegada do período carnavalesco. Os panfletos são distribuídos durante o desfile dos blocos da prévia Folia de Rua e também nos quatro dias de Carnaval, tanto na Capital como em outras cidades do interior do Estado, onde o fluxo de foliões é mais intenso.

Não tomar banho no mar, açude e rios após ingerir bebida alcoólica, não ultrapassar faixas e avisos de perigo, bem como ficar atento as correntezas, buracos e galhos submersos, estão entre as orientações.

Para o coronel Jair Carneiro, comandante do Corpo de Bombeiros, a ação faz parte do trabalho de aproximação da corporação com a população. Qualquer duvida o interessado deve procurar os militares do Corpo de Bombeiros que estarão posicionados no percurso dos blocos e na orla marítima. Secom

Nilda Gondim tem participação importante no adiamento de decisão sobre cargo de coordenadora

A deputada federal paraibana Nilda Gondim (PMDB) teve participação importante e decisiva no adiamento da decisão sobre se a atual coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), permanece no cargo até junho de 2011, quando termina seu mandato, ou se haverá renovação no cargo já neste mês de março de 2011. O assunto foi debatido durante reunião ocorrida na última quinta-feira, dia 24 de fevereiro, que contou com a presença de 22 das 44 parlamentares com assento na Casa e que, por razão de baixo quorum, acabou não sendo decisiva. 

Na oportunidade, algumas deputadas defendiam uma eleição imediata, não somente para a coordenadoria da bancada, mas também para a representação na Procuradoria da Mulher (uma procuradora e três procuradoras-adjuntas). O argumento utilizado foi de que, vivendo a Câmara Federal uma nova legislatura, que começou no dia 1° de fevereiro de 2011, deve-se, portanto, renovar todas as representações dos cargos existentes dentro de sua estrutura política.

Defensora do adiamento de qualquer decisão sobre o assunto para um outro encontro, a deputada Nilda Gondim afirmou ser impossível, e até mesmo inconsequente e incoerente, se tomar uma decisão naquele momento, especialmente devido ao baixo quórum (apenas metade das 44 integrantes da bancada estavam presentes). A proposta de adiamento acabou sendo aprovada por unanimidade, sendo marcada uma nova reunião para o próximo dia 15 de março.

“Não seria justo para a atual coordenadora tomarmos essa decisão nesta semana, com um quórum tão inexpressivo”, argumentou Nilda Gondim, salientando que a bancada feminina precisa estar sempre unida e fortalecida, não se permitindo levar por qualquer ato capaz de provocar sua divisão. “Nós somos ainda um número muito pequeno na Câmara Federal – apenas 44 mulheres num universo de 513 parlamentares. E para que a nossa força e a nossa inteligência se façam valer, nós temos que nos manter unidas e bem articuladas, pois só assim teremos melhores condições de defender, não somente os interesses das mulheres, mas de toda a sociedade que nos confiou a responsabilidade de um mandato parlamentar”, ressaltou.

Procedimentos – As inscrições para os cargos de coordenadora da bancada e de procuradora (titular e adjuntas) poderão ser feitas até o dia 14 de março. No dia seguinte, as candidatas terão, no total, uma hora para apresentar suas propostas. Na sequência será realizada a votação. Para a coordenação da bancada, as parlamentares decidirão primeiro se a deputada paulista Janete Pietá deverá continuar no cargo até junho de 2011, quando termina seu mandato. Caso a continuidade seja reprovada, elas deverão eleger uma nova coordenadora.

Até o momento, estão concorrendo ao cargo de coordenadora as deputadas Janete Rocha Pietá (que disputa a reeleição) e Gorete Pereira (PR-CE). Para o cargo de procuradora da Mulher, por enquanto há apenas a inscrição da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA). Já para os cargos de procuradoras-adjuntas há três deputadas inscritas: Érika Kokay (PT-DF), Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Flávia Morais (PDT-GO). Ascom

Cajazeiras; Ator promete permanecer acorrentado na porta do Teatro Ica por tempo indeterminado em protesto

Manobras para retardar a nomeação do teatrólogo cajazeirense Orlando Queiroz Maia (foto), o “Mainha”, está deixando o rapaz insatisfeito, pois o mesmo já atribui os acontecimentos a um grupo de pessoas ligadas umbilicalmente a cultura local e, indícios dão que o empresário que explora comercialmente um bar instalado no anexo do Teatro Irácles Pires vem usando de toda artimanha para a retardação da nomeação do referido ator.

Tudo porque “Mainha” andou comentando nos bastidores que tem a intenção de tomar providências urgentes no desmembramento de água e luz que aquele “comércio” usa abundantemente sem custas ao mandatário.

Inconformado, visivelmente, Orlando se prepara para fazer uma greve de fome em protesto às atitudes dos “companheiros” de outrora.

Como prazo estabelecido para iniciar silenciosamente ao referido infortúnio, “Mainha” se diz pronto para as primeiras horas desta quinta-feira (3), na porta do teatro, “vou permanecer acorrentado, sem comer por tempo indeterminado, ou até que as autoridades tomem conhecimento e resolvam de uma vez essa questão”, afirmou o mesmo

Da redação

Famílias sofrem com enchente em Sousa

A Prefeitura de Sousa, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, retiraram na noite de terça-feira (1º) as três primeiras famílias vítimas das cheias. Elas moram as margens do Rio do Peixe.

Os secretários Junior Oliveira (Chefia de Gabinete), Gerlando Linhares (Infra-estrutura) e Ricardo Petter (Daesa), ajudaram na remoção das pessoas.

Segundo nos informou o Chefe de Gabinete Júnior Oliveira, as famílias foram levadas para o prédio onde funcionava o antigo açougue público do município.

Em 2009, cerca de 150 famílias ficaram desabrigadas por conta das cheias no Município, que ficaram alojadas em vários prédios públicos.

O Chefe de Gabinete ainda declarou que a determinação do Prefeito Fábio Tyrone, é de atender as necessidades dos desabrigados, na busca de que se diminua ao Máximo o sofrimento das pessoas.

“O Prefeito Fábio Tyrone determinou que todos os órgãos da administração estejam de forma integrada para agir rápido, e atenda as pessoas no que for necessário, com a doação de alimentos, medicamentos e o que for preciso. Nossa maior dificuldade é com algumas famílias que não querem sair antes da invasão das águas, e insistem em ficar em suas casas, mesmo com as enchentes que se avizinham” declarou Júnior Oliveira.

Um plantão a partir desta terça (1º) funcionará 24 horas com o Corpo de Bombeiros, através do 193, e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192. Homens da Guarda Municipal também ficarão em regime de plantão, até que o Município entenda que todas as famílias estão em segurança.
Ascom / Sousa

terça-feira, 1 de março de 2011

Bate-boca na TV: clique e veja Fabiano Gomes e Major Fabio

O âncora do programa Correio Manhã, da TV Correio, Fabiano Gomes, e o major Fábio, líder do movimento grevista dos policiais, protagonizaram na edição desta terça-feira bate-boca ao vivo na TV.

A discussão durou cerca de 7 minutos. Clique e veja:

Por Adriana Bezerra

Inversão de valores; Popular denuncia propina para retardar nomeação de direção de órgão cultural em Cajazeiras

Denúncias chegadas a nossa redação dão conta, que um empresário local está usando de todo meio e artimanhas, para permanecer explorando um espaço público de maneira desvirtuosa. O referido comerciante há alguns anos por meio de comodato, hoje, sem valor algum usa de sua influência na sociedade para dizer que quem manda ali é ele e ninguém mexe com o mesmo.

A população que antes freqüentava o Teatro Irácles Pires, hoje, se sente incomodada de certa forma com a movimentação crescente de uma choperia e, casa de espetáculos musicais que funcionam no mesmo espaço. Até ai não há problema, porém, quando se fala em abrir licitação e edital de concorrência para que outros empresários possam competir de igual valor para a exploração no referido espaço, ameaças são constantes.

Informações nos bastidores da classe artística de Cajazeiras dão conta, que membros da cultura, pessoas ligados ao atual governo estão recebendo propinas para retardar a posse do novo diretor, pois tudo leva a crer que medidas serão aplicadas na forma da lei. Em visita a FUNESC em João Pessoa, não obtivemos cópias de um suposto comodato, pois tudo leva crer que o mesmo nem exista de fato. Já em relação às propinas, um popular informou que de uma só vez houve uma transação de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), para a retardação de nomeações e pela “cabeça” de um nome indicado ao cargo de diretor daquela casa de espetáculos.

Com a ínfima contribuição mensal de R$ 700,00 (setecentos reais), estando inclusas as despesas de água e luz um comércio daquela magnitude lucra muito alto, pois as maiores despesa são pagas por nós (Estado) contribuintes. Em meados de janeiro de 2010, havíamos postado em nosso blog, notícias sobre os desmandos corriqueiros naquele local, mas o senhor que se diz mandatário do espaço, bradava em alto e bom som que quem manava lá era ele, o prefeito e um deputado há época. Comentários foram feitos e nós resgatamos um deles:

comentário

Elizabeth disse…

Vale salientar que qdo do início da obra do bar no teatro, eu na época vice presidente do conselho da Escola Milanês encaminhei ofício ao sr proprietário o qual me recebeu muito mal. O mesmo utilizou do muro da referida escola para fazer a construção e não efetuou o reboco do local, além de colocar uma bica caindo para o lado da cantina da escola, além de colocar cerca elétrica sem a referida sinalização. Encaminhamos reclamação a curadoria mas na época o diretor do teatro que era o Dr. Júnior Terra nos procurou informando que ia tomar as providências, o tempo passou eu saí do conselho da escola e as coisas continuam na mesma. Tenho conhecimento que a atual direção já encaminhou ofício ao proprietário de nome Gilson, mas até o momento não sei de nenhuma providência. Enquanto isso o mesmo se locupleta da coisa pública, energia água espaço, enfim 700 reais não é ALUGUEL PARA TER ÁGUA E LUZ, PRINCIPALMENTE P Q O MESMO USA MUITA ENERGIA E MUITA ÁGUA.

Quarta-feira, 13 Janeiro, 2010

Em contato na manhã de hoje, terça-feira (1), com a assessoria do Secretário de Cultura do Estado, em João Pessoa, fomos informados que serão tomadas as providências cabíveis e, que caso tenha havido irregularidades no contrato de comodato (que ainda foi não encontrado) os responsáveis serão punidos. 

Da redação

Governador assina convênio e municípios receberão R$ 20,7 milhões para transporte escolar

O governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou na manhã terça-feira (1º), no auditório da Espep, em Mangabeira, convênio para liberação de recursos para todas as 223 prefeituras do Estado para locação do transporte escolar.  O documento também foi assinado pela secretária executiva de Educação, Márcia Lucena, e pelo vice-presidente da Famup e prefeito de Pedra Lavrada, Tota Guedes, representando os 95 prefeitos presentes à solenidade.

O convênio é de R$ 20, 7 milhões, sendo R$ 9,5 milhões do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE/FNDE) do Governo Federal e mais R$ 11,2 milhões de contra-partida do Governo do Estado a serem transferidos para os municípios que já assinaram convênio com a Secretaria Estadual de Educação. Até o momento 103 prefeitos já assinaram o convênio e vão receber a contrapartida do Estado.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) ressaltou que os recursos para o transporte escolar podem ser acessados por qualquer prefeito, independente da posição política, porque a prioridade do Estado é criar condições para que o aluno da zona rural vá à escola diariamente.  “Ao Governo interessa somar esforços com o Governo Federal e prefeitos para construirmos melhores indicadores sociais e uma educação de qualidade”, explicou. 

“Queremos, a partir do transporte escolar, construir parcerias com mão e contra-mão com as prefeituras.  Nosso desafio é acabar com o analfabetismo, melhorar a qualidade do ensino fundamental e médio e criarmos perspectivas profissionais para os jovens. Se esse barco navegar, não tenho dúvidas, todos saímos ganhando”, completou Ricardo.

A secretária executiva de Educação, Márcia Lucena, disse que o Estado pretende oferecer as condições financeiras para que os 223 municípios providenciem a locação de veículos de acordo com o Código Nacional de Transito assegurando um transporte de qualidade para os alunos da zona rural e urbana.  Ela informou que os prefeitos que ainda não assinaram o convênio com o governo do Estado devem procurar a Gerência de Transporte Escolar da secretaria no Bloco I, 6 andar, do Centro Administrativo do Estado.

Municípios
– O prefeito Tota Guedes (DEM), que falou em nome dos prefeitos, descatou que a Paraíba vive um momento ímpar pelo fato do governador olhar os municípios de forma linear, sejam geridos por prefeitos da situação ou oposição. “Algo bem diferente de outras épocas em que só tinha direito a convênios com o Estado quem estivesse do lado do governo. Ricardo Coutinho não olha o lado A ou B, mas prioriza uma política para todos”, destacou.

Polyana Feitosa (PT), prefeita de Pombal, ressaltou que com apenas dois meses de administração esse governo demonstra o carinho e atenção com os municípios e com os alunos da rede pública. Segundo a prefeita, Pombal tem áreas rurais em que os alunos precisam viajar 40 quilômetros para chegar à escola e, somente com os recursos federais, não seria possível bancar o transporte de mais de mil alunos que necessitam diariamente desse transporte nos municípios. Secom

TRF confirma que julgamento de Aguinaldo ocorrerá em março

A Apelação Civil impetrada pelo deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) deve ser julgada nos próximos dias, conforme informações da própria assessoria do Pleno, que revelou que pelo fato de já se encontrar concluso cabe ao relator incluir o mesmo em pauta com 15 dias de antecedência.

O deputado está recorrendo da decisão da juíza Cristina Garcez, da 3ª Vara Federal, que o condenou por crime de improbidade. Na decisão, Agnaldo foi condenado a perder seus direitos políticos por sete anos e ao pagamento de multa de R$ 5 mil e ao ressarcimento aos cofres públicos de R$ 94.903,20 devido a irregularidades em convênio firmado com o Ministério da Agricultura no período em que ocupou a secretaria de Agricultura da Paraíba.

O mais complicado é que em caso de condenação no TRF, Aguinaldo pode perder o seu mandato de deputado federal com base na lei do Ficha Limpa

Por Janildo Silva/ClickPb