sábado, 1 de novembro de 2025

Todas as prefeituras da Paraíba têm site e quase 96% estão nas redes sociais, aponta IBGE

Por outro lado, apenas 11 prefeituras paraibanas (4,9%) utilizam o gov.br para autenticação de serviços online

Em 2024, todas as 223 prefeituras da Paraíba já possuíam site na internet, sendo 221 ativos e 2 em manutenção, segundo dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC) 2024, divulgadas nessa sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No cenário nacional, a presença digital das prefeituras se aproxima da universalização, com 98,6% (5 494) dos municípios brasileiros com páginas ativas, enquanto todos os governos estaduais e o Distrito Federal mantêm sites funcionando e ampliando seus serviços online.

Entre os serviços informativos oferecidos pelas prefeituras paraibanas, os mais comuns são: legislação municipal, disponibilizada por 215 municípios (96,4%); licitações, com 213 municípios (95,5%); Diário Oficial, presente em 201 municípios (90,1%); e informativos e notícias do município, oferecidos por 200 prefeituras (89,7%).

Já com relação aos serviços gerais oferecidos ao público pelas prefeituras paraibanas, os mais frequentes são: cópia (download) de documentos e formulários (78,5%), Ouvidoria e serviços de atendimento ao cidadão (77,6%), Emissão de nota fiscal eletrônica (62,8%), Emissão de guia de pagamento de tributos (36,8%), Consulta a processos/acompanhamento de protocolos (36,3%) e Emissão de certidões negativas de débito (34,5%).

Os dados mostram ainda que 95,7% dos municípios paraibanos (214) estavam presentes em plataformas online, como Instagram (94,6%)Facebook (65,9%)YouTube (37,2%) e WhatsApp (17%). Quase metade das prefeituras (48,9%) atualizavam seus perfis diariamente e outras 35,4% o faziam pelo menos uma vez por semana. Em âmbito nacional, 95,4% dos municípios brasileiros (5.315) possuíam perfil ou conta oficial em plataformas online, segundo dados da pesquisa MUNIC.

ESTADIC 2024 mostrou que os governos estaduais oferecem ampla gama de serviços informativos em suas páginas na internet. Todas as unidades da federação disponibilizam Ouvidoria e atendimento ao cidadão; 26 estados oferecem serviços informativos, notícias e legislação estadual; e 25 estados permitem emissão de documentos, como licenças, certidões e permissões, além de informações sobre licitaçõesA Paraíba se destaca por disponibilizar todos esses serviços em seu portal oficial.

A ESTADIC revelou ainda que, como em 2019, todas as unidades da federação informaram a existência de perfil ou conta dos governos estaduais em plataformas online, em 2024.  Entre as plataformas utilizadas, as mais frequentes foram Youtube e Instagram, por todas as 27 unidades da federação; Facebook, por 96,3% das unidades da federação (26). Entre 2019 e 2024, cresceu a utilização do aplicativo Whatsapp, com 74,1% (20) dos Estados em 2024, inclusive a Paraíba.

O levantamento também apontou que 34,1% das prefeituras paraibanas já tinham websites adaptados para celulares, acompanhando a tendência nacional de acesso prioritário à internet por meio de dispositivos móveis. Apesar disso, apenas 6,7% (15) dos municípios permitiam solicitação de serviços públicos por aplicativos e 4,9% (11) possibilitavam o acompanhamento pelo celular.

Além disso, 41,3% das prefeituras (92) já permitem a solicitação de serviços por meio das redes sociais, superando a média nacional de 37,6%, enquanto 30,9% (69) oferecem o acompanhamento dessas solicitações pelos mesmos canais. Em seguida, a opção de solicitar serviços diretamente pelo site da prefeitura estava disponível em 32,7% (72) dos municípios, com 31,4% (70) permitindo o acompanhamento online.

Em relação ao uso do gov.br, o estudo mostrou que apenas 11 prefeituras (4,9%) da Paraíba utilizavam a plataforma para autenticação de alguns serviços online, enquanto 2 prefeituras (0,9%) já adotavam o sistema para todos os serviços e 25,6% (56) usavam cadastro feito pela própria prefeitura. Por outro lado, 39% (87) dos municípios não responderam sobre a utilização de 
gov.br, pois em muitos deles (65) não existia autenticação para acessar os serviços pela Internet ou a prefeitura não sabia informar (22).

Fonte: IBGE

Justiça Federal lança pedra fundamental da nova sede em Patos

Na manhã desta sexta-feira (31), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, participou da solenidade de lançamento da pedra fundamental da futura sede da Justiça Federal no município de Patos. O evento contou com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Herman Benjamin, além de autoridades do Judiciário, representantes do Ministério Público, da advocacia, e dos Poderes Legislativo e Executivo locais.

O desembargador Fred Coutinho ressaltou que o TJPB está extremamente satisfeito em compartilhar com a região este momento histórico, que marca a instalação de uma sede que reflete a importância de Patos para o Estado. Ainda segundo o presidente, a nova estrutura vai oferecer um espaço mais moderno e adequado às necessidades da comunidade. “Quem ganha realmente a cidadania é o povo da região, que agora contará com uma instalação mais digna, moderna e, sem dúvida, pensada principalmente no cuidado com o meio ambiente”, disse.

-
Presidente do STJ, ministro Herman Benjamin

O ministro Herman Benjamin destacou que é necessário manter uma atenção constante, não apenas em Patos, mas em todo o Estado, quanto às instalações da Justiça Estadual e da Justiça Federal, pois ambas atendem diretamente à população. “Queremos que as pessoas que buscam, sobretudo os mais pobres, que buscam a Justiça Federal e Estadual, sejam bem recebidas, tenham um atendimento adequado, que as instalações propiciem qualidade de vida para as juízas e os juízes e os servidores”, falou.

Ele também lembrou que, especialmente no interior e no sertão, região da qual é originário, é essencial considerar as peculiaridades climáticas locais, como o calor intenso e quase permanente e a escassez de chuvas. “É preciso pensar não apenas na obra física, mas também nas questões ambientais e no bem-estar da população”, observou.

Também presente ao evento, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, afirmou que a construção do novo fórum fortalecerá ainda mais o papel da Justiça Federal em Patos, bem como destacou que a nova sede também contribuirá para o trabalho da Defensoria Pública da União, do Ministério Público Federal e dos advogados da região. “Os jurisdicionados e clientes desses profissionais terão, com essa nova estrutura, um acesso mais ágil e eficaz aos serviços da Justiça”, disse.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou a importância do fortalecimento do segmento da Justiça. “A instalação de uma sede da Justiça Federal capaz de atender plenamente à população da Região de Patos representa um avanço significativo”, enfatizou.

Já o diretor do Foro da Justiça Federal local, juiz Sérgio Murilo Queiroga, ressaltou que chegou o momento de Patos ter uma sede própria, planejada para oferecer melhores condições às perícias, às audiências e ao atendimento em geral. “Os jurisdicionados que buscam a Justiça Federal são pessoas simples, e é justamente pensando nesse cidadão, no jurisdicionado, que este novo prédio está sendo concebido, com cada detalhe voltado para garantir conforto, dignidade e eficiência no acesso à Justiça”, falou.

O terreno para construção do prédio foi doado pela Prefeitura de Patos em setembro deste ano, reforçando a parceria institucional entre o Poder Judiciário Federal e o município. Presente na cidade desde 2012, a Justiça Federal ganhará um espaço definitivo e moderno, pensado para atender às demandas da região com mais conforto, eficiência e acessibilidade.

Por Marcus Vinícius
Fotos: Ednaldo Araújo 

Oposição de Cachoeira dos Índios incluindo o presidente da Câmara (Djalma) fecha apoio à pré-candidatura de Dr. Jhony

O projeto político liderado por Dr. Jhony, em Cachoeira dos Índios, segue ganhando força e ampliando seu grupo de apoiadores. Nos últimos dias, importantes lideranças locais oficializaram adesão ao projeto.

O cenário político de Cachoeira dos Índios ganhou novos contornos com a declaração oficial de apoio da oposição local, incluindo o presidente da Câmara Municipal, à pré-candidatura de Dr. Jhony. O movimento representa uma das mais significativas adesões políticas recentes no município e reforça o crescimento do projeto liderado por Dr. Jhony em todo o Alto Sertão paraibano.

Entre as lideranças que agora integram o grupo estão Djalma( presidente da Câmara)  Valdez, ex-candidato a prefeito de Cachoeira dos Índios; Francisco Oliveira, suplente de vereador; Jayme Dantas, vereador atuante no município; e agora também o presidente da Câmara Municipal, que juntos simbolizam a união de forças políticas em torno de um projeto pautado em renovação, diálogo e compromisso com o desenvolvimento local.

As adesões em bloco da oposição consolidam Dr. Jhony como um nome forte e agregador, capaz de unir diferentes correntes políticas em torno de um objetivo comum: construir uma nova trajetória para Cachoeira dos Índios e para a região.

Durante o encontro que selou as adesões, Dr. Jhony agradeceu a confiança do grupo e reafirmou seu compromisso com uma política feita de forma participativa e transparente. “A chegada dessas lideranças demonstra que nosso projeto é feito de união e propósito. Estamos construindo juntos um novo tempo para Cachoeira dos Índios, com respeito ao povo e seriedade na gestão pública”, afirmou.

Com o apoio da oposição e de figuras expressivas do cenário político municipal, o grupo de Dr. Jhony se consolida como uma das principais forças políticas em ascensão no Sertão paraibano, mostrando que a pré-candidatura vem conquistando espaço e credibilidade em toda a região.


Assessoria