quinta-feira, 16 de julho de 2020

Juazeiro do Norte (CE): PF cumpre mandados de busca e apreensão em operações que investigam fraudes na compra de livros didáticos


Investigações apontam que servidores municipais e empresas teriam participado de conluio para superfaturar preço de livros

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) investigam possíveis fraudes da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte na compra de mais de 127 mil livros didáticos e paradidáticos. As operações Quadro Negro e Fruto de Espinho apuram se houve conluio entre os servidores municipais e empresas nas licitações de compra dos materiais. Os desvios poderiam chegar a R$ 15,7 milhões.

De acordo com a Controladoria-Geral da União, as operações cumprem 20 mandados de busca e apreensão no município de Juazeiro do Norte e em Fortaleza. Entre as irregularidades identificadas estariam o favorecimento de licitações para empresas específicas, apresentação de documentos falsos e sobrepreços.

Os contratos investidos, de acordo com a CGU, são abastecidos pelos recursos do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) do ano de 2017. A Polícia Federal informou que as investigações identificaram, também, empresas de fachada e lavagem de dinheiro. Outros 11 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Belém e em São Paulo.