segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Resultado: PSOL Popular é o Modelo de PSOL Escolhido na Paraíba

Gratidão e parabéns para cada filiada e filiado do PSOL Paraíba que vem construindo a Tese PSOL Popular nesse que é maior congresso do PSOL no estado, foram 25 cidades envolvidas, 21 plenárias, 19 votações em urnas, 416 votantes. É nesse clima de crescimento e organização partidária que 317 pessoas (76,2%) votaram na Tese 02.

A Tese PSOL Popular esteve presente em todas as plenárias e votações da Paraíba, não escolhemos tamanho ou a comodidade da distância. Falamos da construção do PSOL pela base e assim fazemos, não é retórica da nossa parte. Vestimos a camisa do PSOL, ao contrário de alguns militantes que colocaram suas correntes na frente do Partido. Percebam quem veste camisa do partido e quem veste a camisa do PSOL, quem convida apenas para disputa ou para reunião de corrente e quem convida para o cotidiano partidário, quem se apresenta publicamente como PSOL e quem antes diz sua corrente. Sou da Primavera Socialista, colocamos o PSOL em primeiro lugar.

Três ex presidentes do PSOL (Davi Lobão, Fabiano Galdino e Nelson Junior), que presidiram o PSOL Paraíba por 4 mandatos (até 2015), assinam a Tese 01, assim como Márcio, Secretário de Formação do PSOL/PB (O que pensam que precisamos melhorar sobre formação interna?). 23,56% das filiadas e filiados ao partido votaram na Tese 01, acreditaram naquele modelo de PSOL que estava em poucas cidades e não priorizava o processo de organização interna, votaram em um modelo de partido de vanguarda, com alianças mais restritas na luta de classes.

Felizmente venceu outro modelo de PSOL, um PSOL Popular, amplo em suas articulações e interiorização, um PSOL com Setorias em pleno funcionamento, com paridade de gênero e quite com suas responsabilidades junto a Justiça Eleitoral, apto para participar do processo eleitoral e receber recursos do Fundo Partidário, algo que não existia na Paraíba até 2015.

Como tudo tem um lado triste, existe quem coloca o processo eleitoral burguês a frente da luta do povo e da construção de um partido socialista. Em nome da dita “viabilidade eleitoral” os companheiros da Tese 01 em Santa Rita disseram que: não vão assumir os cargos da direção do PSOL de Santa Rita, onde tiveram 32,79% dos votos; e que estão desembarcando do PSOL pensando na “viabilidade eleitoral”. Entendemos ser um erro gigante, tanto pelo que já vimos acontecer com quem fez esse movimento, mas principalmente pelo salto que o PSOL deu nas últimas eleições e a força que tem conquistado nos movimentos sociais.

Apenas Santa Rita e Bayeux optaram por realizar as eleições dos Diretórios Municipais no mesmo período do Congresso Estadual. Em João Pessoa nós da Tese 02 até tentemos que fosse reconhecida a mesma votação do Congresso para escolha da Direção Municipal, mas a outra tese não quis, talvez por imaginar que não mobilizaremos a mesma quantidade de pessoas para o próximo processo de votação, mas com sua força poderemos mostrar que estão errados.

Aqui já aproveito para pedir que em João Pessoa, quem votou na Tese 02 no último dia 28 de agosto (79 dos 107 votos – 73,83%), assim como quem faltou por questões pessoais, que participe da votação para o Diretório Municipal da Capital, um dos únicos que tem uma mulher Presidenta, Áurea Augusta, ao lado de Gilvânia Dias, que preside o Diretório de Alhandra, ambas da Tese PSOL Popular, da Tese 02. Sim, esse pedido de participação também vai para todas as demais cidades que ainda realizarão votações municipais, seja nos municípios onde não existe disputa interna ou em Campina Grande, onde as duas teses possuem uma percepção diferente sobre que PSOL queremos.

Antes das escolhas das direções municipais, ainda teremos o Congresso Estadual no dia 11 de setembro, formado por 30 delegadas e delegados escolhidas/os proporcionalmente pelas Teses, e dia 25 e 26 de setembro o Congresso Nacional.

Por fim, por mais que eu já tenha agradecido genericamente para todas e todos que construíram a vitória do PSOL Popular, quero destacar os agradecimentos ao companheiro Alisson, que dedicou todos os seus finais de semana de agosto para o processo eleitoral do PSOL na Paraíba. Gratidão, companheiro.

Sigamos fortalecendo a luta do povo, fortalecendo o nosso PSOL. Temos muitas primaveras por construir! Forte Abraço.

 

Por Tárcio Teixeira