segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Profissionais de Educação Física celebram 23 anos de regulamentação da profissão, que foi reconhecida como essencial na pandemia

Os profissionais de Educação Física celebram, no próximo dia 1º/09, 23 anos de regulamentação da profissão, que, de acordo com vários estudos realizados durante a pandemia, foi reconhecida como essencial à saúde, tanto pelas contribuições para o aumento da imunidade quanto no combate às consequências da COVID – 19.

Entre as pesquisas realizadas está a da Kaiser Permanente, em publicação no British Journal of Sports Medicine. Segundo o estudo, quem pratica 150 minutos semanais de atividade física, moderada ou vigorosa, apresenta resultados significativos, com menor incidência de serem hospitalizados ou de morrerem devido à doença. “Pessoas fisicamente ativas tendem a apresentar casos mais leves de covid-19 em comparação aos inativos, e se recuperam mais rápido pós-infecção, especialmente quando se mantém ativas”, disse Pedro Hallal, profissional de Educação Física que coordenou o EPICOVID-19 no Brasil, um dos maiores estudos sobre a doença no mundo. 

O professor de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Iraquitan Caminha, corrobora com a celebração da data referente à categoria e destaca a importância da essencialidade da profissão. “A atividade física regular é imprescindível para ajudar a fortalecer o nosso sistema imunológico. Todavia, é indispensável que seja orientada por profissionais qualificados e devidamente registrados em seus conselhos profissionais”, afirmou.  

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da Paraíba (CREF10/PB), Francisco Martins da Silva, complementou: “A regulamentação da Educação Física contribuiu significativamente para consolidar a relevância da profissão na área da saúde, elevando o status da profissão e a importância dos seus profissionais, tanto para a prevenção de doenças quanto para o aumento da qualidade de vida e do bem-estar da população. E, nessa época de pandemia, comprovamos, ainda mais, essa essencialidade”. 


Assessoria de Comunicação do CREF10/PB