segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Política é a arte do diálogo! Em ano pré-eleitoral todos os líderes partidários buscam contatos legítimos para o fortalecimento de suas siglas

Política, a arte do diálogo? Sim é! E assim deve continuar sendo, revela o cientista político Murilo Medeiros. A verdadeira política é arte que se vale do diálogo para encontrar as soluções mais adequadas ao bem comum, a partir da argumentação, de compreensões lúcidas sobre a realidade de cada situação. Em ano pré-eleitoral, portanto é natural no âmbito político que haja articulações e conversas entre os líderes de partidos, visando composições para as chapas majoritárias e proporcionais, isso ocorre a nível nacional, estadual e municipal. Vejamos o caso do ex-presidente e pré-candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que vem percorrendo o país, na busca de apoios, ou mesmo do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que conversa com partidos do Centrão como o PP, para uma eventual filiação e a adesão das demais siglas que compõem esse grupo ao seu projeto.

O exercício do poder exige qualificado debate sobre os diferentes anseios dos diversos segmentos representados pelo sistema eleitoral brasileiro, processo esse indispensável para a construção de entendimentos acertados. “É fundamental dialogar no contexto político, com a imprescindível capacidade para reconhecer os clamores de cada ente fortalecendo assim o sistema partidário no Brasil”, afirma Murilo. Do Norte ao Sul do Brasil, conversas e articulações entre líderes partidários vêm sendo realizadas e na Paraíba não é diferente.

Alianças entre os membros do PSDB e PSD, visando o apoio ao pré-candidato a governador Romero Rodrigues (PSD) é um exemplo. Bem como conversas entre o atual governador João Azevêdo (Cidadania) com a presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, que esteve reunida na última sexta-feira (27) com o governador reivindicando a presença na majoritária de João nas Eleições de 2022. Ou ainda os contatos legítimos entre o pré-candidato ao Senado o deputado federal Efraim Filho (DEM), com o senador Veneziano Vital (MDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Avante), que dialogam para o fortalecimento da chapa do primeiro.

Outro exemplo, são as conversações que o também pré-candidato ao Senado o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), também teve com o presidente da ALPB, sem sucesso, ou as conversas entre membros do PP com o grupo de Romero Rodrigues, vele ressaltar que o vice-prefeito de Campina é da base da atual gestão municipal na cidade. Aguinaldo também busca o apoio do governador João Azevêdo, sempre lembrando que o PP recebeu o apoio do Cidadania nas eleições municipais da capital em 2020. Ainda exemplificando, temos os contatos entre o ex-prefeito da capital Luciano Cartaxo (PV) com o ex-governador Ricardo Coutinho (ainda no PSB, mas em caminho ao PT).  Ou seja, política é a arte do diálogo!

 

Redação